Manchester United e o plano de reduzir a influência de Ten Hag

4 minutos de leitura

O Manchester United ocupa atualmente a 6ª posição na Premier League, imediatamente atrás da zona de classificação para competições europeias. O trabalho de Erik Ten Hag, que tem sido colocado sob dúvidas durante toda a temporada, deve sofrer mudanças para além do campo.

Isso porque com a chegada do novo dono do clube, o empresário britânico Sir Jim Ratcliffe, o treinador terá menos poder de influência sobre as decisões do clube no mercado, segundo o jornal inglês “Metro”.

A posição de Ten Hag no Manchester United

De acordo com o Metro, ten Hag terá um impacto reduzido na estratégia de transferências do Manchester United se permanecer no clube para a próxima temporada.

É acrescentado que atualmente o holandês tem poder de veto sobre os alvos de transferência do clube e recruta principalmente seus ex-comandados ou jogadores da liga holandesa.

ten hag manchester united
(Foto: Icon Sport)

Por exemplo, Lisandro Martínez, Christian Eriksen, Andre Onana e Antony jogaram sob o comando de ten Hag antes de se juntarem ao clube, enquanto Mason Mount, Tyrell Malacia, Wout Weghorst e Sofyan Amrabat atuaram na liga holandesa.

Além disso, a empresa que agencia a carreira do treinador, a SEG, também tem tido influência sobre o mercado do clube. Amrabat e Hojlund, contratações recentes, também são clientes da empresa.

Zidane Iqbal, que sequer foi aproveitado, também foi contratado pouco tempo depois de trocar de agentes e ir à SEG. Em anos anteriores, clientes notáveis da empresa como Dailey Blind e Robin van Persie também foram ao United.

Ratcliffe vai demitir Ten Hag?

Segundo o Metro, o Manchester United atualmente não pretende demitir seu treinador, mas decidiu que, a partir do verão europeu, o holandês terá menos influência na política do clube.

No futuro, os novos chefes dos Red Devils planejam reduzir a influência de ten Hag nas transferências e mudar para um “modelo baseado em dados”. Já são conhecidos os dois primeiros alvos de transferência: Jarrad Branthwaite, do Everton, e Michael Olise, do Crystal Palace.

Ten Hag tem contrato com o United até junho de 2025 — ou seja, caso siga no clube, a próxima temporada (2024/25) será a sua última no contrato atual.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]