‘Novo dono’ do Manchester United define prioridade do mercado e tem 2 jogadores na mira

5 minutos de leitura

O Manchester United de Sir Jim Ratcliffe começa a ganhar força antes mesmo da execução final da compra de 25% do clube. Enquanto as últimas burocracias entre as partes são resolvidas, o empresário já define os primeiros planos para quando tiver o controle do futebol dos Red Devils.

Além de mudanças estruturais na direção do clube, Ratcliffe deve promover trocas efetivas no elenco do clube a partir das próximas janelas de transferências. Uma delas deve ser a montagem de um plantel mais “doméstico” que o atual.

Jim Ratcliffe quer Manchester United mais caseiro

De acordo com informações do “Mail”, Jim Ratcliffe deseja que o Manchester United volte a ter times mais ingleses. Isso é, na prática, investir nas contratações de atletas nascidos no país e com certa experiência na Premier League.

O futuro acionista do clube se inspira nos áureos tempos de Alex Ferguson à frente do Manchester United. O lendário treinador sempre teve uma base forte de atletas ingleses e britânicos que eram parte de uma forte espinha dorsal. Na final da Champions League de 2008, por exemplo, os Red Devils bateram o Chelsea com seis jogadores da seleção inglesa entre os titulares: Wes Brown, Rio Ferdinand, Owen Hargreaves, Michael Carrick, Paul Scholes e Wayne Rooney.

Manchester United
Manchester United no título da Champions League de 2008 (Foto: ICon Sport)

Contudo, não será fácil para o Manchester United contratar destaques da Premier League. O mercado interno do futebol inglês é considerado inflacionado. Recentemente, o Arsenal precisou pagar 105 milhões de libras (R$ 660 milhões) para tirar Declan Rice do West Ham depois de uma desgastante negociação.

Alguns jogadores ingleses já vêm sendo ligados ao United de Ratcliffe. O primeiro deles é Marc Guehi, zagueiro do Crystal Palace e que costuma frequentar a seleção. Ele pode ser negociado na próxima temporada, por até 60 milhões. O gigante de Old Trafford também está entre o grupo que monitora Ivan Toney, atacante do Brentford e que interessa ao Arsenal.

ivan toney brentford
Ivan Toney, atacante do Brentford suspenso por se envolver com apostas (Foto: Icon sport)

A presença inglesa no Manchester United

Atualmente, o elenco de Erik Ten Hag conta 31 jogadores. Destes, apenas 9 são ingleses.

  • Heaton
  • Maguire
  • Shoretire
  • Mainoo
  • Rashford
  • Sancho*
  • Shaw
  • Wan Bissaka
  • Mount

*Está afastado.

Outros dois são do Reino Unido:

  • McTominay – Escócia
  • Evans – Irlanda do Norte)

É um número pequeno considerando a tradição do Manchester United em ter jogadores britânicos ao longo de sua história. Em 2012/13, na última temporada de Alex Ferguson à frente do comando técnico, o plantel da equipe tinha 17 jogadores nascidos no Reino Unido. Desde que o treinador se aposentou, o clube mergulhou em uma intensa crise de identidade que tem sido primordial para os resultados decepcionantes em campo.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.