A saída (ou permanência) do ídolo Harry Kane no Tottenham é uma das novelas que mais tem se arrastado durante a janela de transferências do mercado europeu.
Em meio a ofertas recusadas do Bayern de Munique e uma proposta de renovação dos Spurs, a imprensa inglesa trouxe uma atualização em relação à situação do maior artilheiro da história da seleção inglesa.
O jornal britânico “Telegraph” divulgou que o presidente do clube, Daniel Levy, foi avisado pelo acionista majoritário dos Spurs, o empresário Joe Lewis, que Kane deve ser vendido nesta janela caso não aceite renovar o seu contrato.
Como Kane entrará na última temporada do seu vínculo, não sair agora abre a possibilidade do atacante deixar o clube de forma gratuita no meio de 2024. É isso que o Tottenham quer evitar com o ultimato: ou renova, ou será vendido.
Levy e Lewis estariam dispostos a pagar até 460 mil euros por semana para que Kane fique, emendando inclusive com um plano de aposentadoria para o ídolo. Às vésperas de completar 30 anos, ele é o capitão, maior artilheiro da história do clube e, obviamente, maior referência do elenco atual.
Do outro lado, o Bayern acredita que o atacante não deseja renovar seu contrato e, por isso, deve fazer uma terceira oferta pelo atacante. As duas anteriores foram recusadas — a segunda de 80 milhões de euros. A ideia é que a próxima seja de 100 milhões de euros.
O Tottenham entende que, caso tenha que vender seu ídolo, não deve fazê-lo por menos de 115 milhões de euros.
Na entrevista coletiva dada nesta semana, o treinador do Tottenham, Ange Postecoglu, foi provocado por um jornalista alemão que compareceu com uma camisa do Bayern com o nome de Kane. Postecoglu admitiu não estar relaxado com a situação e pediu ao clube que o negócio seja resolvido rapidamente.
Hoje Pedro foi apontado pelo “The Independent” como um jogador no radar do Tottenham para ser um possível substituto caso Kane saia…
Quais os pontos em que os atacantes são parecidos (e diferentes) ➡️➡️➡️segundo as estatísticashttps://t.co/0NXNxTImiJ
— PL Brasil (@plbrasil1) July 19, 2023
O destino de Kane entre Tottenham, United, Bayern e PSG
A situação reanimou inclusive outros interessados no artilheiro, como o Manchester United. O que se fala em Old Trafford é que a contratação de Harry Kane seria “um sonho” para o planejamento de Erik Ten Hag. O clube vê no centroavante a solução ideal para resolver seus problemas no ataque.
Atrás de um camisa 9, os Red Devils também demonstraram interesse em Rasmus Hojlund, da Atalanta, e Kolo Muani, do Eintracht Frankfurt. Mas ambos seriam um ‘plano B' à uma suposta recusa de Kane.
O “The Guardian” também divulgou que o preço exigido pelos Spurs não seriam um obstáculo para o United. A maior preocupação financeira do clube de Manchester diz respeito ao salário do jogador, que poderia chegar a 35 milhões de euros por temporada.
O que enfraquece as chances do United (e fortalece as do Bayern) é que o Tottenham está menos disposto a negociar seu ídolo com um rival da Premier League. Além disso, o inglês, que não tem títulos em sua carreira profissional, estaria ansioso em ir para um time com mais possibilidades de ser campeão — critério em que os bávaros têm vantagem pelo domínio na Alemanha. Thomas Tuchel teria dito a Kane que o atacante poderia ganhar até a Champions League se escolher Munique.
Por outro lado, ficar na Inglaterra é atrativo a partir do momento em que Kane está apenas a 47 gols de chegar no recorde de Alan Shearer, o maior artilheiro da história da Premier League com 260 gols.
Com vantagens parecidas com as do Bayern, o PSG também acompanha a situação de Harry Kane. O clube francês teria avisado que está disposto a igualar qualquer proposta que os alemães façam pelo atacante.
O desejo por um centroavante não tem relação com a possível saída de Kylian Mbappé. A contratação de um camisa 9 é inclusive pedido do craque francês para a próxima temporada.