Nova Zelândia x Noruega: artilheira garante primeira vitória neozelandesa em Copas

5 minutos de leitura

Na abertura da Copa do Mundo Feminina 2023, Nova Zelândia e Noruega se enfrentaram nesta quinta-feira (20), a partir das 4h (horário de Brasília), no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia. No primeiro jogo da fase de grupos, a seleção da casa venceu por 1 a 0, com um gol de Hannah Wilkinson.

Chegando como favorita, a Noruega entrou em campo desorganizada e não mostrou a que veio. Sofrendo pressão das neozelandesas desde o início do jogo, era questão de tempo até o time da casa marcar o primeiro gol. Wilkinson procurou muito o caminho desde os primeiros cinco minutos, quando teve sua primeira oportunidade.

Aos quatro minutos do segundo tempo, a atacante do Melborne City (AUS) entrou livre na área, recebeu o passe de Jacqui Hand e mandou a bola para o fundo das redes. Com a finalização, ela se torna a artilheira isolada da seleção neozelandesa, com três gols.

A melhor chance da Noruega veio aos 37 do segundo tempo, quando Tuva Hansen, zagueira do Bayern de Munique, acertou um chute forte no travessão. A bola ainda contou com uma ajuda da goleira Victoria Esson para não entrar.

Aos 42 minutos, a Nova Zelândia perdeu uma oportunidade de ampliar o placar. A bola encostou no braço de Tuva Hansen dentro da área e a árbitra marcou pênalti. Percival cobrou, mas a bola bateu na trave. Ainda assim, a seleção neozelandesa conseguiu sua primeira vitória da história no seu 16º jogo em cinco participações em Copas.

Jogo começou com homenagem a vítimas de atentado

O início da Copa do Mundo acabou ficando manchado por um triste episódio. Na manhã de quinta-feira na Nova Zelândia, quando ainda era tarde de quarta (19) no Brasil, aconteceu um tiroteio no centro de Auckland. Um atirador matou duas pessoas e deixou pelo menos dez feridas horas antes da abertura do torneio.

 O atirador era um homem de 24 anos que cumpria prisão domiciliar por violência doméstica. Ele abriu fogo com uma espingarda num canteiro de obras e foi morto depois pela polícia, que investiga o caso para descobrir a motivação do ataque.

Com a partida mantida, o estádio fez um minuto de silêncio antes do apito inicial. Na saída de campo, as jogadoras que conversaram com a imprensa prestaram suas condolências às vítimas do atentado.

Próximos jogos

Na segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo, a Nova Zelândia recebe a seleção das Filipinas, na terça-feira (25), às 2h30. Já a Noruega vai correr atrás do prejuízo na estreia contra a Suíça, na terça, a partir das 5h. Todos os horários são de Brasília.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.