Nova posição? O que mais um jogo decepcionante do United indica sobre o futuro de Casemiro

5 minutos de leitura

O Manchester United venceu, mas não convenceu mais uma vez ao fazer 4 a 2 no pior time da Premier League, o Sheffield United, nesta quarta-feira (24), no Old Trafford. Bogle e Brereton Díaz colocaram os visitantes duas vezes na frente, mas Maguire, Bruno Fernandes (duas vezes) e Hojlund viraram o jogo no fim do segundo tempo.

Assim como no frustrante empate em 3 a 3 com o Coventry, pela semifinal da FA Cup — partida que foi definida a favor dos Red Devils nos pênaltis, mas o resultado mal foi comemorado –, Casemiro iniciou o jogo como titular da zaga, ao lado de Maguire. Mainoo e Eriksen foram escalados como volantes.

Casemiro foi colocado na defesa por uma necessidade do treinador Erik Ten Hag. Isso porque, fora Maguire, todos as outras opções estão lesionadas — Lisandro Martinez, Varane, Lindelof, Evans e Shaw (que é lateral-esquerdo de origem, mas já atuou improvisado na posição).

O brasileiro teve um bom desempenho como improvisado e foi elogiado por alguns torcedores do United nas redes sociais, a ponto de cogitarem uma adaptação permanente de Casemiro como zagueiro. Aos 32 anos, ele não seria o primeiro volante defensivo a migrar para a zaga nos anos finais da carreira.

“Casemiro jogou muito na defesa hoje. Deveríamos mantê-lo ali”

“Eles vão elogiar Bruno, mas os heróis hoje foram Casemiro e Dalot. Fantásticos”

“Precisamos mostrar esse nível de comprometimento por 90 minutos, todos os jogos. Não foi uma performance perfeita, mas uma evolução. Casemiro jogou fora de posição e performou muito bem”

No entanto, a PL Brasil ouviu do entorno do jogador que ainda não chegou a hora de Casemiro virar definitivamente um zagueiro. O jogador ainda não externou essa vontade e se sente “super bem” como volante, apesar de não descartar a mudança a longo prazo.

Isso, é claro, não significa que Casemiro não esteja à disposição para cumprir a função diferente. Afinal, ela tampouco é uma novidade — o volante jogou como zagueiro nas categorias de base e em todos os clubes profissionais que defendeu.

Ao mesmo tempo, a PL Brasil também apurou que a saída do Casemiro do United ainda não foi discutida. Não houve conversas entre o staff do atleta e os novos administradores do United, encabeçados pelo dono Jim Ratcliffe — embora vários veículos britânicos tenham indicado que o brasileiro estaria numa “lista de dispensa” em Old Trafford.

Manchester United v Sheffield United – Premier League – Old Trafford
Bruno Fernandes comemora gol do United (Foto: Icon sport)

Bruno Fernandes salva o United de Casemiro em meio à epidemia de lesões

O resultado só não foi pior para o United porque Bruno Fernandes, indiscutivelmente o melhor jogador do time, estava em campo. O português converteu o pênalti de empate, marcou o gol da virada e deu a assistência para o quarto gol.

Fernandes é um dos poucos que não foi afetado pela epidemia de lesões que tomou conta de Old Trafford. O time chegou na reta decisiva da temporada com nove desfalques no time titular, alguns titulares indiscutíveis. Amrabat e McTominay, que começaram a partida no banco, também não estavam 100% fisicamente.

Para além dos desempenhos decepcionantes, a quantidade de lesões também aumenta o questionamento em cima de Ten Hag. O treinador convive com uma pressão depois de não ter evoluído o clube em sua segunda temporada, depois de vencer a Copa da Liga e terminar em 3º lugar na temporada 2022/23.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]