Não é mais novidade que o Manchester United deve passar por uma reestruturação completa com a nova diretoria de futebol, liderada por Sir Jim Ratcliffe e pela empresa INEOS. Nas contratações, a equipe deve modificar totalmente seu modo de agir a fim de reformular a estrutura do elenco.
Os Red Devils devem apresentar uma postura “científica” na hora de contratar, e dois atletas da Premier League já surgem como os favoritos a receberem propostas no mercado do verão europeu, em junho. Recentemente, o Manchester United tirou Omar Berrada, homem forte das transferências do City. Ele será o CEO em Old Trafford.
A nova estratégia do Manchester United para contratar
Segundo o site “INews”, a análise de dados deverá ganhar muito protagonismo dentro do United na hora de decidir as próximas contratações. A decisão se deu após uma reunião “impactante” entre a direção do clube e uma equipe de analistas de desempenho. Espera-se que Jim Ratcliffe reformule também os quadros administrativos e executivos da equipe.
Desde a saída de Alex Ferguson, em 2013, o Manchester United confia a montagem do elenco em treinadores que, na maior parte das vezes, não conseguem imprimir suas ideias e deixam o clube sem atingir a maturidade esperada no trabalho. Na atual temporada, por exemplo, o time inglês gastou cerca de 283 milhões (R$ 1,5 bilhão) em contratações, mas o desempenho dentro das quatro linhas passa longe de justificar o investimento.
A INEOS, empresa de Ratcliffe, controla o Nice, clube da França. Lá, os dados “guiam” importantes decisões. O técnico do clube, Francesco Farioli, de apenas 34 anos, foi contratado do futebol turco depois de uma detalhada análise de desempenho acerca de sua carreira.
Manchester United tem duas prioridades no mercado da bola
Nesse novo contexto que deve ser aplicado a partir do meio do ano, o Manchester United já tem dois nomes que surgem como alvos importantes para o clube no mercado da bola. Os jogadores se encaixam no novo perfil buscado pelos Red Devils: jovens, experientes em Premier League e com desempenho comprovado por números.
Um deles é Jarrad Branthwaite, do Everton. O zagueiro de 21 anos faz boa temporada apesar da situação ruim dos Toffees na Premier League, e é muito bem quisto pelo Manchester United. O outro nome é o de Michael Olise, que foi apontado como primeiro grande desejo de Jim Ratcliffe à frente do clube. O ponta-direita do Crystal Palace é considerado uma evolução para a função em relação ao brasileiro Antony.