Notts County: história e curiosidades de um dos clubes mais antigos do mundo

Clube foi recentemente rebaixado e vai disputar a quinta divisão

notts county

O ano era 1862. O mundo vivia uma nova era pós-revolução industrial, porém ainda em grande parte sob governos monarquistas e imperialistas. Os Estados Unidos acabara de abolir a escravatura ao mesmo tempo que enfrentava uma Guerra Civil. No Brasil, Dom Pedro II havia declarado a independência e estava no auge de seu governo.

Já na Inglaterra, a monarquia se mantinha forte sob a Dinastia da Família Hanôver, com a icônica Rainha Vitória, que instaurava a tão conhecida Era Vitoriana, período de expansão do Império Britânico.

E é neste contexto que era fundado em Nottingham, uma cidade a aproximadamente 176km de Londres, o Notts County Football Club, o primeiro clube de futebol profissional que completará em novembro 157 anos de história.

Apesar de conhecido por muitos como o mais antigo, na verdade o primeiro clube de futebol da história é o Sheffield FC, fundado em 1857.

Leia mais: Estádios de Londres: 12 lugares que todo torcedor precisa visitar
(Escudo Sheffield FC)

Nesta temporada 18-19, os Magpies foram rebaixados da EFL League Two (quarta divisão) para a National League, 5ª divisão da Inglaterra, depois da derrota de virada para o Swindon Town por 3 a 1. A Liga Nacional é a última competição na pirâmide de divisões do país, que mistura times de futebol profissional e futebol amador.

O Notts County foi fundado em 28 de novembro por dois amigos, W. Arkwright e Chas. Deakin, que resolveram jogar chutando uma bola um contra o outro no Cremorne Gardens, e, a partir desta brincadeira, decidiram por fundar o time que tinha como primeiro nome Notts Foot Ball Club.

(Desenho primeiras partidas do Notts County)

E por que “Magpies”? Bom, magpie é uma ave conhecida como “pega” em português, pertencente à família dos corvos. O corpo, asas e bico do animal são da cor preta, e a região da barriga é branca, cores encontradas no brasão e no uniforme do Notts County.

(Pássaro Magpie)
Leia mais: Os 10 maiores espanhóis da era Premier League

Em 1888, juntamente com 11 clubes de futebol já existentes da época, os Magpies criaram a Football League, a liga do futebol inglês que posteriormente virou a EFL (English Football League Championship).

Nesta liga estavam presentes Notts County, Accrington, Aston Villa, Blackburn, Bolton Wanderers, Burnley, Derby County, Everton, Preston North End, Stoke (atualmente conhecido como Stoke City), West Bromwich e Wolverhampton. Na época, o Notts ficou em 11º lugar, acima do Stoke City.

O primeiro campeonato oficial disputado foi a FA CUP, a Copa da Inglaterra, em 1877. Já o primeiro título desta competição veio no dia 31 de março de 1894, num vitória por 4 a 1 em cima do Bolton Wanderers com um público de 37 mil pessoas.

O primeiro gol foi de Arthur Watson, e James “Jimmy” Logan fez um hat-trick. O gol da equipe adversária foi de Jim Cassidy. Tom Harris era o técnico da época.

(Notts County de 1894, equipe campeã da FA CUP)

O Notts County mandava seus jogos em Trent Bridge, atualmente estádio de críquete do Nottingham County Cricket Club. Mas em 1910 com a construção e inauguração do Meadow Lane, o clube ganhou um estádio próprio que continua sendo de sua propriedade até hoje.

Foi também a casa do Notts County Ladies FC de 2014 até 2017, quando a equipe feminina foi dissolvida. O estádio tem capacidade pra 21 mil torcedores, mas atualmente só libera até 17 mil por questões de segurança.

(Estádio Meadow Lane, casa do Notts County)

Personalidades importantes e marcantes

Jogadores marcantes:  Ernest Greenhalgh e Tommy Lawton.

Ernest Greenhalgh era lateral e jogou pela primeira vez pela seleção da Inglaterra em novembro de 1872, em um confronto contra a Escócia, e se tornou o primeiro jogador internacional do clube.

Tommy Lawton deixou o Chelsea para jogar no Notts County de 1947 até 1951, e depois veio a virar técnico da equipe entre 1957 e 1958, e foi o primeiro clube onde ele foi apenas treinador, antes era jogador e treinador do Brentford e do Kettering Town. Ele era considerado como um grande craque da época, capaz de jogar igualmente bem com os dois pés.

(Tommy Lawton, ex-jogador do Notts County)

Treinadores marcantes: Jack Wheeler e Jimmy Sirrel.

Jack Wheeler foi treinador interino da equipe em 1968-1969, já Sirrel foi treinador em 1969-1975, 1977-1982 e 1985-1987. Os dois juntos viraram grandes lendas do clube por trazerem de novo o Notts County para a primeira e segunda divisão do futebol inglês, e os tirando de uma quase ruína da década de 1960, onde o time já estava na quarta divisão e vinha em um grande jejum de vitórias.

Jimmy Sirrel conseguiu em pouco tempo fazer o time vencedor da quarta divisão de 1970-71 invicto dentro do Meadow Lane. As suas passagens foram tão boas que ganharam até uma homenagem em estátua no próprio interior do estádio.

Escudo

O escudo do clube passou por muitas mudanças de design ao longo tempo, mas, em quase todas elas, o Magpie está presente, símbolo principal e alcunha do time. A partir de 1986 que foi implementado o desenho de duas aves desta espécie empoleiradas em cima de uma bola de futebol.

(Evolução dos escudos do Notts County)

Mas um escuto em particular é bacana de observar mais atentamente, o de 1962. Inspirado no Brasão da cidade de Nottingham, podemos observar um escudo com o herói do folclore inglês, Robin Hood. Segundo diz a lenda, o personagem era da cidade do clube.

Em cima, podemos observar um castelo com três torres: uma tem uma meia lua prateada e a outra uma estrela dourada, que representam as Cruzadas de Ricardo I, onde Robin Hood realizou suas boas ações.

Uniforme

Os uniformes do Notts County também já tiveram muitas alterações de cores e design. No começo, as cores do time eram preta e âmbar (tom próximo ao laranja), depois foi modificado para azul com marrom chocolate e, por fim, foi definida as cores que vemos até hoje, o preto e branco.

Ainda assim, nem sempre foi listrado, da maneira como conhecemos atualmente, e de como começou.

Leia mais: Os 10 maiores espanhóis da era Premier League
(Notts County em 1873 com uniforme preto e âmbar)

Houve época em que o uniforme era todo branco com apenas um faixa preta; com finos riscos pretos; em gola “V”; e no desenho parecido com um código de barras. Por fim, o amarelo e mais recentemente o dourado foram implementados no design.

Uma curiosidade muito importante de ressaltar é que o uniforme dos Magpies inspirou muitos clubes que vieram posteriormente, o principal deles foi a Juventus.

O tão renomado clube importava suas vestimentas da Inglaterra e usava as cores preto e rosa, mas como esta última desbotava muito facilmente, decidiram pedir uma opinião a John Savage, jogador inglês do clube na época.

John sugeriu o design do Notts, que prontamente foi aceito e implementado de 1903 até os dias de hoje como marca registrada e símbolo de força e poder da equipe italiana.

(Uniforme da Juventus em 1904-1905)

E não parou por aí, porque o uniforme da Juve consequentemente virou inspiração para o Botafogo. Itamar Tavares, um dos fundadores do clube, sugeriu em 1904 que a equipe utilizasse uma camisa parecida com a da Juventus, time para qual era torcedor. A sugestão também foi acatada e segue até os dias atuais.

(Botafogo de Futebol e Regatas em 1904)

Vamos falar um pouco sobre os números do Notts County, começando pelos títulos do clube

Copa da Inglaterra: Campeões em 1894; vices em 1891.

Segunda divisão: Campeões em 1896-97, 1913–14, 1922–23; Vices em 1894–95, 1980–81.

Terceira divisão: Vices em 1972–73.

Terceira divisão Sul: Campeões em 1930–31 e 1949–50.

Quarta divisão: Campeões em 1970–71, 1997–98, 2009–10; Vices em 1959–60

Alguns números marcantes

Maior goleada marcada: Notts County 15 a 0 Rottherham Town, FA Cup, 1° jogo, 24 de Outubro de 1885.

Maiores goleadas sofridas: Notts County 1 x 9 Blackburn Rovers, 1ª divisão, 16 de Novembro de 1889; Notts County 1 x 9 Aston Villa, 1ª divisão, 29 de Setembro de 1888; e  09/04/1927 – Notts County 1 x 9 Portsmouth, 2ª divisão, 9 de Abril de 1927.

Jogador com mais jogos pela camisa do clube: Albert Iremonger, 564 jogos entre 1904-1926.

Maior público da história: 47.310, FA CUP, Sexta rodada, Notts County x York City, 12 de Março de 1955.

Um clube com tantos anos de história, altos e baixos de rebaixamentos e promoções, títulos e também derrotas, deixa nos torcedores e apaixonados pelo futebol um sentimento de tristeza e de fim de uma era com o recente rebaixamento.

Deixa também a esperança de que um dia volte aos seus tempos de glória e mantenha viva esta tradição.