Ivan Toney voltou aos gramados em grande estilo, no último sábado (20), após oito meses de suspensão por envolvimento com apostas esportivas. O atacante marcou um belo gol de falta na vitória do Brentford contra o Nottingham Forest, por 3 a 2. Contudo, a equipe derrotada saiu furiosa com uma ação do centroavante e direcionou reclamações oficiais à arbitragem.
O Forest saiu na frente com o brasileiro Danilo, mas Toney empatou logo em seguida. De acordo com as reclamações dos Reds, o inglês usou de malandragem para ficar em uma situação mais favorável na hora de cobrar a falta. O clube bicampeão europeu enviou uma carta de reclamação a Howard Webb, chefe da PGMOL, organização da arbitragem da Premier League.
A ‘malandragem’ de Toney em Brentford x Nottingham Forest pela Premier League
Segundo o documento do Forest, Toney levou vantagem sobre o goleiro Matt Turner pouco antes de de cobrar a falta. O clube o acusa de, enquanto se preparava para a batida, ajoelhar no gramado e remover a espuma do spray aplicado pelo árbitro. Dessa maneira, Toney teria conseguido colocar a bola em uma posição mais favorável para si.
Quando o árbitro deu as costas para a bola, Toney posicionou a bola mais à sua direita, abrindo uma brecha na barreira. Na hora de cobrar, o atacante teve facilidade para apenas tirar da parede humana. O goleiro do Forest ficou vendido no lance e não conseguiu impedir o gol.
🎬 ESPERTO OU TRAPACEIRO?
No retorno de Ivan Toney ao futebol, ele marcou um belo gol de falta.
Mas o que passou batido foi que antes da cobrança, Toney colocou a bola mais pro lado e fez o mesmo com a espuma/spray do gramado 👇pic.twitter.com/MFdwayExQ0
— Euro Fut (@EuroFute) January 21, 2024
Após a partida pela Premier League, o técnico Nuno Espírito Santo aproveitou a entrevista coletiva para reclamar. O português apontou que o gol deveria ter sido conferido pela equipe de arbitragem.
–A barreira não se mexeu porque os nossos jogadores não perceberam isso. Essa é a nossa responsabilidade: ficar na frente da bola, conversar com o árbitro. Mas o VAR deve ter visto isso. Talvez eles devessem ajudar o árbitro com isso.
O Nottingham Forest cobrou uma resposta oficial da PGMOL. A equipe deseja saber se os jogadores podem mudar a bola de lugar na hora de cobrar uma falta. Caso isso seja proibido, o time questionou o motivo de o VAR não ter interferido na marcação.
Os outros gols do Brentford na partida pela Premier League foram marcados por Ben Mee e Neal Maupay, enquanto, além de Danilo, Chris Wood balançou as redes para o Nottingham Forest.