O Nottingham Forest de Danilo venceu o Sheffield United por 3 a 1 neste sábado (4), e ganhou um respiro na luta contra o rebaixamento na Premier League 2023/24.
A partida válida pela 36ª rodada foi disputada na casa do Sheffield, que fez um jogo protocolar, já que os Piratas não têm mais chances de permanecer na primeira divisão.
Nottingham Forest enfim volta a vencer
Depois de sofrer uma dedução de quatro pontos por infringir as regras do PSR — o fair play financeiro da Premier League –, o Nottingham Forest passou a brigar mais de perto contra a zona de rebaixamento. Os Reds chegaram à 36ª rodada com uma sequência de quatro jogos sem vencer e, por isso, sair do Bramall Lane com os três pontos era essencial para ganhar uma sobrevida.
As coisas não começaram da melhor forma, já que aos 17 minutos um pênalti foi marcado para o Sheffield e convertido por Brereton Díaz. Mas com um jogo intenso dos dois lados, o Forest conseguiu marcar dez minutos depois. Danilo deu assistência para Callum Hudson-Odoi estufar as redes.
A virada veio no segundo tempo. Depois de uma cobrança de falta, a bola circulou pela área do Sheffield até parar nos pés de Yates, que bateu de primeira para o gol aos seis minutos. E, aos 20 minutos, o meio-campo do Forest trabalhou bem roubando a bola adversária e levando-a até Callum Hudson-Odoi em um contra-ataque que terminou no terceiro gol para selar a vitória.
O Forest seguem em 17º lugar, mas agora está a três pontos de distância do Luton Town, primeiro time na zona de rebaixamento.
Danilo também ganha respiro em reta final do Forest
O brasileiro Danilo tem sido um dos responsáveis por dar alguma esperança aos torcedores do Forest. Depois de uma temporada de altos e baixos sem ter a titularidade garantida, o brasileiro parece ter conquistado uma cadeira cativa no time de Nuno Espirito Santo.
O camisa 28 fez apenas dois gols e não deu nenhuma assistência nos 27 jogos em que entrou em campo nas 30 primeiras rodadas do torneio, variando bastante entre titularidade, banco e algumas semanas fora por lesão.
Agora, sendo titular nas últimas seis rodadas, Danilo já tem a marca de um gol e duas assistências, além de acumular boas performances. Na partida de hoje, por pouco ele não estufou as redes de novo, já que aos 28 minutos protagonizou um belo lance, cortando a defesa do Sheffield desde o meio-campo, mas faltou capricho na hora de finalizar.
Danilo na temporada 2023/24
- 2 gols e 0 assistências nos primeiros 27 jogos (titular em 17 deles)
- 1 gol e 2 assistências nos últimos 6 jogos (titular em todos)
De acordo com o site de estatísticas “Sofascore”, Danilo fez quatro passes decisivos, venceu 8 de 10 duelos e fez três desarmes, duas interceptações e dois cortes. Nota: 7,0
Ainda que o Forest não permaneça na primeira divisão, a reta final do volante mostra que ele ainda tem espaço no time. Ele ainda conta com ajuda de Nuno Espirito Santo, que fala a mesma língua e é adepto de um jogo mais agradável que o treinador anterior (Steve Cooper).
A first @premierleague goal for one of our own ❤️ pic.twitter.com/YFqdojXODq
— Nottingham Forest (@NFFC) May 4, 2024
Como foram os outros brasileiros de Sheffield United x Nottingham Forest
Murillo – 7,0
Falar das boas atuações de Murillo já é “chover no molhado”. O zagueiro do Forest mais uma vez se saiu bem e teve destaque na defesa, ajudando a parar as chegadas do Sheffield. Foram cinco cortes, quatro interceptações, dois desarmes e 83% de passes certos, segundo o “Sofascore”.
Gustavo Hamer – 6,0
Se o Sheffield não estendeu o placar, não foi por falta de tentativas do brasileiro-holandês Gustavo Hamer. O meio-campista teve diversas boas oportunidades de marcar, mas acabaram parando na defesa ou na falta de pontaria. Seu ritmo diminuiu junto com o da equipe no segundo tempo, conforme o Forest foi crescendo no jogo.
Vini Souza – 5,5
Vinícius Souza saiu do banco aos 19 minutos quando o jogo já estava em 3 a 1 e não conseguiu fazer muito para reverter o placar. O brasileiro só teve 14 ações com a bola, mas ainda tentou uma finalização — sem sucesso.