Nottingham Forest tem apelação negada após dedução de pontos na Premier League

6 minutos de leitura

O Nottingham Forest teve seu recurso negado e terá que lidar com a dedução de quatro pontos por violar as Regras de Lucratividade e Sustentabilidade (PSR) da Premier League. A punição foi dada em março, após o clube admitir ter ultrapassado o limite de gastos imposto pela liga.

O time de Danilo, Murillo e companhia esteve 34,5 milhões de libras (R$ 219,6 milhões) acima do teto de gastos durante o período dos últimos três anos. A Premier League emitiu um comunicado sobre o processo.

Premier League mantém punição ao Nottingham Forest

Embora as diretrizes permitissem uma punição com dedução de até seis pontos, a comissão independente optou por uma sanção menos severa. Isso ocorreu devido à excelente cooperação do Forest, segundo a liga.

Em 24 de abril, um mês depois do anúncio da punição, o clube apresentou sua defesa. O argumento era de que a venda de Brennan Johnson para o Tottenham no final do período de avaliação, em setembro de 2023, deveria ter sido considerada.

Premier League
Bandeira com a logo da Premier League (Foto: Icon Sport)

Alegaram também que a Premier League não levou em consideração as “circunstâncias únicas” do clube. No entanto, a comissão independente rejeitou ambas as argumentações, afirmando que a venda de Johnson não se encaixava nos critérios e que a punição imediata era justificada.

Com a decisão mantida, o Forest permanece na 17ª posição da tabela, três pontos à frente da zona de rebaixamento a duas rodadas do fim da temporada. Com 29 pontos, briga contra Luton Town (26) e Burnley (24), 17º e 18º, respectivamente,

Como a situação do Forest chegou a esse ponto?

Desde o acesso à Premier League em maio de 2022, o Forest contratou mais de 40 jogadores. O investimento total beira os 250 milhões de libras (R$ 1,7 bilhão). O objetivo do proprietário Evangelos Marinakis era consolidar a equipe na elite do futebol inglês.

O clube acreditava estar cumprindo as regras de fair play financeiro e planejou a venda de Johnson para o Tottenham para ser feita depois propositalmente. O atacante galês saiu por 47,5 milhões de libras em setembro, após o fim do ano fiscal.

Brennan Johnson Nottinfham Forest Premier League
Brennan Johnson antes de ser vendido pelo Nottingham Forest (Foto: Icon sport)

O argumento do Forest apresentado à Premier League era de que o clube poderia ter vendido Johnson no início da janela, mas isso significaria aceitar um preço consideravelmente mais baixo. A liga não aceitou esse argumento.

Além disso, A Premier League decidiu impor novas diretrizes para acelerar o processos sobre punições relacionadas ao PSR. A ideia é que sejam evitados atrasos na aplicação de sanções, e agora os clubes devem apresentar seus balanços até 31 de dezembro. Qualquer violação e punição subsequente serão confirmadas em 14 dias.

O Forest volta a campo no sábado (11), contra o Chelsea no City Ground, antes de encerrar a temporada contra o Burnley, em confronto direto.

O comunicado da Premier League

Um Conselho de Recursos independente manteve a decisão de uma Comissão de deduzir quatro pontos do Nottingham Forest após o clube admitir uma violação das Regras de Lucratividade e Sustentabilidade da Premier League (PSR).

A punição do PSR aplicada ao período de avaliação encerrado na temporada 2022/23 foi apelada pelo clube por dois motivos. O clube argumentou que a Comissão independente cometeu um erro ao não considerar a venda de um jogador importante logo após o período de avaliação como um fator atenuante.

Alegaram ainda que a Comissão cometeu outro erro ao optar por não suspender total ou parcialmente a dedução de pontos aplicada. Cada um desses argumentos foi rejeitado pelo Conselho de Recursos, que considerou que a Comissão independente tinha o direito de aplicar imediatamente a sanção que o fez. A dedução de quatro pontos, portanto, será mantida.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]