Norwich na PL 2019/2020: lanterna e de volta à Championship

Após recordes negativos alcançados, Canários não conseguiram, pela terceira vez, se manter na elite do futebol inglês e retornam à segunda divisão

0
295
DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP via Getty Images

Com apenas cinco vitórias nas 38 rodadas da Premier League, a equipe comandada por Daniel Farke falhou em seu principal objetivo de se manter na Premier League e foi rebaixado à Championship ainda na 35ª rodada da competição. Nesse texto, trazemos um pouco da campanha do Norwich City na PL 2019/2020.

Quais eram as expectativas para o Norwich na temporada 2019/2020?

Desde a primeira edição da Premier League em 1992/1993, essa foi a terceira vez em que o time passou apenas uma temporada entre os 20 principais clubes da Inglaterra. Campeão da segunda divisão com apenas seis derrotas em 46 rodadas – sua melhor campanha na história do campeonato – os Canários chegaram à Premier League com expectativa de, ao menos, conseguir realizar uma campanha mediana, de modo a se manter na elite do futebol inglês.

Porém, a realidade foi cruel com o time verde e amarelo e recordes negativos foram batidos. Fora de casa, apenas sete gols marcados: o menor número da história. Ao somar 27* derrotas, o Norwich alcançou seu maior número de perdas em uma só temporada. A média de 0,7 gol por partida foi a pior dentre as nove aparições do time na era Premier League. Tudo isso somado à sequência de dez derrotas na competição.

Leia mais: O que deu errado com o Norwich, primeiro rebaixado da Premier League 2019/2020?

Apesar da campanha ruim, o início havia sido animador. Mesmo derrotado na estreia por 4 a 1 pelo Liverpool fora de casa, a equipe venceu o Newcastle por 3 a 1 logo em seguida. Além disso, na quinta rodada, derrotou o então campeão da competição, Manchester City, por 3 a 2, dentro de casa. A vitória contou com o brilho do trio de jogadores formado por Emiliano Buendía, Teemu Pukki e Todd Cantwell.

A melhor posição ocupada pelos Canários foi a 13ª, conseguida após a vitória sobre o City. A partir daí, o time iniciou a queda no torneio. Ao fim da 20ª rodada já se encontravam na última posição do campeonato, de onde nunca mais saíram. A sequência de derrotas teve início na 29ª rodada e perdurou até o final do campeonato. A última vitória de Farke e sua equipe foi no dia 28 de fevereiro com o placar de 1 a 0 sobre o Leicester.

Destaque

Com 11 gols em 35 jogos na temporada, Teemu Pukki foi o grande destaque do elenco do Norwich. Em um bom início de temporada, Pukki fez um hat trick na segunda rodada contra o Newcastle. Somado a isso, participou de dois, dos três gols marcados contra o Manchester City, sendo uma assistência e um gol. Em Agosto, ele recebeu o título de “Jogador do Mês” da Premier League.

Pukki Norwich
Adrian Dennis/AFP via Getty Images

Leia mais: Conheça Teemu Pukki, o “GOAT” finlandês e artilheiro do Norwich

Acompanhe a PL Brasil no YouTube

  • HARRY POTTER E O FUTEBOL INGLÊS