Noruega surpreende na escalação e conquista placar inédito com Suíça na Copa do Mundo Feminina

6 minutos de leitura

Suíça e Noruega empataram em 0 a 0, nesta terça-feira (25), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2023. As equipes fizeram um jogo bem equilibrado e graças à pouca eficiência nos ataques suíços e ao bom desempenho da goleira Gaelle Thalmann, o placar acabou zerado para os dois lados no FMG Stadium Waikato, em Hamilton, na Nova Zelândia.

Suíça (F)
25/07/23 - 05:00

Finalizado

0

-

0

Noruega (F)

Suíça (F) - Noruega (F)

Women's Copa do Mundo - FMG Stadium Waikato

2° Turno

Craque da Noruega surpreende e “vai embora”

Quem ligou na transmissão sem assistir o pré-jogo pode ter estranhado a ausência de uma importante jogadora que estava entre as escaladas na Noruega. A atacante Ada Hegerberg, do Lyon, estava prevista para ser uma das titulares na partida.

A ganhadora da Bola de Ouro em 2018 até cantou o hino junto a suas companheiras, mas surpreendeu todo mundo ao se encaminhar para o túnel antes do apito inicial. A equipe de transmissão da “Cazé TV” e os torcedores nas redes sociais estranharam e acharam que ela poderia ter esquecido algo no vestiário, mas a atacante não retornou.

Ainda durante o primeiro tempo, a equipe médica da Noruega informou aos jornalistas que cobriam a partida no estádio que a atacante sentiu um incômodo na virilha durante o aquecimento final. Por isso, ela começou o jogo oficialmente no banco e Sophie Roman Haug, da Roma, entrou em seu lugar.

Goleira da Suíça brilha

Sem Ada Hegerberg em campo, a Suíça começou melhor a partida, impondo o ritmo do jogo e aproveitando os espaços deixados pelas norueguesas. Porém, faltou capricho na hora de finalizar. A atacante Ana Maria Crnogorcevic, camisa 9 da seleção e atleta do Barcelona, também foi pouco acionada. Com isso, a Noruega passou a chegar mais vezes na área, mas não conseguiu deixar o seu.

No segundo tempo, a Suíça seguiu tendo um controle maior do jogo quando tinha a posse de bola, mas ainda sem um ataque efetivo. A Noruega passou a arriscar mais, mas todas as finalizações pararam na goleira Gaelle Thalmann, do Real Betis. Uma das grandes chances das norueguesas veio dos pés de Roman Haug, aos 11 minutos do segundo tempo, mas a arqueira usou seus reflexos para espalmar.

Suíça e Noruega fazem placar inédito

O resultado desta terça foi o primeiro 0 a 0 entre as duas seleções na história do futebol feminino. Antes, elas já haviam se enfrentado quatro vezes, sendo duas vitórias para a Suíça, uma para a Noruega e um empate. Em todas essas partidas, houve pelo menos um gol de cada lado.

Próximos jogos do Grupo A na Copa do Mundo

A partida entre Suíça e Noruega fechou a segunda rodada da fase inicial da Copa do Mundo para o Grupo A. A Nova Zelândia perdeu para as Filipinas mais cedo, por 1 a 0.

A última rodada da fase de grupos tem os dois jogos simultâneos. No dia próximo domingo (30), às 4h, teremos: Noruega x Filipinas e Suíça x Nova Zelândia.

Tabela do Grupo A

Com a vitória das Filipinas e o empate entre as europeias, a Suíça ainda não está classificada para as oitavas de final. Para garantir o acesso à próxima fase, precisa pelo menos empatar com a Nova Zelândia. Já as jogadoras da Noruega precisam vencer as asiáticas e ainda dependem do resultado da outra partida para não fazerem as malas mais cedo.

Veja como está a tabela de classificação do Grupo A:

  1. Suíça – 4 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (2)
  2.  Nova Zelândia – 3 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (0)
  3. Filipinas – 3 pontos – 2 partidas – Saldo de gol (-1)
  4. Noruega – 1 ponto – 2 partidas – Saldo de gol (-1)
Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.