Dia do Nordestino: relembre 6 jogadores marcantes na Premier League

Neste domingo, 8 de outubro, é comemorado o Dia do Nordestino. Uma região brasileira rica culturalmente e que engloba nove estados do país já revelou diversos jogadores de alto nível para o futebol mundial, incluindo a Premier League.

Jogadores como Juninho Pernambucano e Rivaldo encantaram o futebol de outros países, como França e Espanha, respectivamente. Na Inglaterra, nomes antigos como Mirandinha e recentes como Roberto Firmino ajudaram a solidificar a história brasileira no país e no futebol local.

5 nordestinos que atuaram na Inglaterra

Mirandinha

O primeiro brasileiro que jogou por uma equipe britânica foi Francisco Ernandi Lima da Silva, mais conhecido com o Mirandinha. O atacante nasceu em Chaval, no Ceará, e já tinha passagens por Cruzeiro, Santos e Palmeiras antes de se transferir ao Newcastle.

Ele chegou ao clube alvinegro em 1987, aos 28 anos, e ficou por duas temporadas antes de voltar ao Palmeiras. Pelo time de Saint James Park, fez 54 jogos e marcou 19 gols.

Jardel

Ídolo da torcida do Grêmio, onde foi campeão da Libertadores em 1995, Jardel é mais um nordestino que atuou pelos gramados ingleses. O ex-atacante nasceu em Fortaleza, no Ceará, e na Inglaterra defendeu a camisa do Bolton em 2003, aos 30 anos.

Ele fez sucesso estrondoso em Portugal antes de chegar à Premier League: foram 168 gols em 175 jogos pelo Porto e 67 gols em 62 partidas pelo Sporting. No Bolton, no entanto, foram 12 jogos e três gols apenas.

Roberto Firmino

Revelado pelo Figueirense depois de passagem pela base do CRB e nascido em Maceió, Firmino deixou o Liverpool como possivelmente o maior brasileiro da história da Premier League.

Firmino comemora seu gol pelo Liverpool - Photo by Icon sport
Foto: Icon Sport

Foram oito anos em alto nível, com 362 partidas, 111 gols e 79 assistências, incluindo um período histórico formando trio de ataque com Mané e Salah. Firmino conquistou sete títulos com os Reds, incluindo uma Premier League e uma Champions League.

Ele também é o brasileiro com mais gols (82) e mais assistências (50) na história do campeonato inglês;

Diego Costa

Um dos principais responsáveis pelos gols do Chelsea de 2014 a 2017, Diego Costa é de Lagarto, município de Sergipe. O ex-camisa 19 dos Blues nasceu no Brasil, porém se naturalizou espanhol e defende a seleção espanhola. Inclusive, disputou as Copas do Mundo de 2014 no Brasil e 2018 na Rússia com La Roja.

Diego Costa em ação pelo Chelsea na Premier League de 2016
Foto: Icon Sport

Pelos Blues, ele fez 120 partidas, marcou 59 vezes e deu 23 assistências. Diego é bicampeão da Premier League e também ganhou a Copa da Liga Inglesa com os londrinos.

Mais recentemente, o sergipano teve passagem rápida e não tão produtiva pelo Wolverhampton. Foram 25 jogos e apenas um gol na última temporada.

Joelinton

Destaque no Sport em 2015, Joelinton chegou no Hoffenheim para substituir Roberto Firmino, que estava de partida para o Liverpool. Depois de boas temporadas pelo clube alemão, o brasileiro de Aliança, Pernambuco, se transferiu para o Newcastle em 2019.

Joelinton aplaude vitória do Newcastle - Foto: Icon Sports
Foto: Icon Sports

Depois de chegar como centroavante e oscilar no time de Steve Bruce, Joelinton passou a jogar como meio-campista sob o comando de Eddie Howe e “explodiu”, chegando, inclusive, a ser convocado para a seleção brasileira na nova função.

Até o momento, o pernambucano tem 163 jogos, 22 gols e 12 assistências com a camisa dos Magpies.

Matheus Cunha

Paraibano de João Pessoa, o atacante deixou o Brasil cedo depois de trocar o Coritiba pelo Sion, da Suíça. Fez sucesso na Alemanha por Leipzig e Hertha Berlin antes de ser contratado pelo Atlético de Madrid.

Matheus Cunha é um dos principais nomes do Wolverhampton
(Foto: Icon Sport)

Chegou ao Wolverhampton por empréstimo em janeiro deste ano e foi contratado em definitivo por 50 milhões de euros em julho, tornando-se a contratação mais cara da história do clube.

O atacante de 24 anos foi campeão olímpico com a seleção brasileira em 2021 e soma três gols e duas assistências em 28 partidas jogadas pelo clube da Premier League.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]