#DiaDoNordestino: relembre 5 nordestinos que jogaram na Inglaterra

Lembra de todos?

0
382
firmino Inglaterra nordestino
Julian Finney/Getty Images

Hoje, oito de outubro, é comemorado o Dia do Nordestino. E essa riquíssima região do Brasil já contribuiu bastante para o futebol mundial gerando craques como Juninho Pernambucano, Rivaldo e Daniel Alves. Na Terra da Rainha não foi diferente. A PL Brasil lista cinco atletas nordestinos que já atuaram ou continuam atuando nos gramados da Inglaterra.

5 nordestinos que atuaram na Inglaterra

Mirandinha

O primeiro brasileiro que jogou por uma equipe britânica foi Francisco Ernandi Lima da Silva, mais conhecido com o Mirandinha. O atacante, natural de Chaval-CE, já tinha passagens por Cruzeiro, Santos e Palmeiras antes de parar no Newcastle. Pelo time de Saint James Park, fez 54 jogos e marcou 19 gols.

Depois dele uma legião de brasileiros de todos os cantos do país desembarcou na Inglaterra e fizeram história na Terra da Rainha.

Mirandinha Newcastle
Rusty Cheyne/Allsport/Getty Images

Leia mais: Mirandinha: o primeiro jogador brasileiro a jogar na Inglaterra

Jardel

Ídolo da torcida do Grêmio e dono frase célebres, Jardel é mais um nordestino que atuou pelos gramados ingleses. Mário Jardel Almeida Ribeiro, nasceu em Fortaleza, no Ceará e na Inglaterra defendeu a camisa do Bolton em 2004.

jardel Inglaterra
Michael Steele/Getty Images

Roberto Firmino

Centroavante titular do Liverpool e da Seleção Brasileira, Roberto Firmino dispensa apresentações. Revelado pelo CRB, Firmino é nascido em Maceió, capital de Alagoas. Peça fundamental na revolução dos Reds promovida por Jürgen Klopp, Bobby chegou ao clube em 2015 e empilha bons números e conquistas.

Leia mais: Firmino: ‘Com Klopp, penso o jogo de outra forma’

Diego Costa

Um dos principais responsáveis pelos gols do Chelsea de 2014 a 2017, Diego Costa é de Lagarto, município de Sergipe. O ex-camisa 19 dos Blues nasceu no Brasil, porém se naturalizou espanhol e defende a seleção espanhola. Inclusive, disputou as Copas do Mundo de 2014 no Brasil e 2018 na Rússia.

Pelos Blues, ele fez 120 partidas, marcou 58 vezes e deu 24 assistências. Diego é bicampeão da Premier League e também ganhou a Copa da Liga Inglesa.

Leia mais: Montamos a seleção do Chelsea no século XXI; confira

Joelinton

Destaque no Sport em 2015, Joelinton chegou no Hoffenheim para substituir Roberto Firmino, que estava de partida para o Liverpool. Depois de boas temporadas pelo clube alemão, o brasileiro de Aliança, em Pernambuco, se transferiu para o Newcastle em 2019 e é uma das boas opções de ataque para Steve Bruce.

joelinton newcastle
Alex Livesey/Getty Images

Leia mais: Joelinton: ‘Firmino é, sem dúvidas, uma grande inspiração’

Eles representaram o Nordeste, fizeram e seguem fazendo história nos gramados ingleses como nos casos de Joelinton e Firmino. O tempo dirá se teremos outros para brilhar por lá, mas o caminho já está muito bem traçado.

Acompanhe a PL Brasil no YouTube!

  • 5 MAIORES BRASILEIROS DA HISTÓRIA DA PREMIER LEAGUE