Nolberto Solano, o peruano pioneiro na Premier League

Jogador é ídolo do Newcastle e hoje atua como auxiliar técnico da seleção peruana

Nolberto Solano, o peruano pioneiro na Premier League
(Foto: Glenn Campbell/AFP via Getty Images)

Em abril de 2020, o Manchester City anunciou a contratação da jovem promessa Kluiverth Aguilar, de apenas 16 anos. Além da pouca idade, o jogador se destaca por ser peruano. A nacionalidade é ainda pouco comum na competição e contou com o pioneirismo de Nolberto Solano

Ele foi o primeiro jogador nascido no Peru a atuar na Premier League. Tornou-se ídolo do Newcastle, e é classificado por muitos como o “primeiro e o melhor” peruano da história da liga inglesa.

Início do sonho de Nolberto Solano

Nolberto Solano nasceu em 12 de dezembro de 1974, em El Callao no Peru. Começou sua carreira nas categorias de base do Alianza Lima, atuando como meio-campo e lateral-direito. Se destacava dos demais jogadores por ter um chute forte e preciso. Além da habilidade para bater faltas, que também era outro diferencial do jogador.

Nolberto Solano, o peruano pioneiro na Premier League
(Foto: Andy Lyons/Allsport)

No ano de 1992, Solano foi contratado pelo Sporting Cristal. Entretanto, o primeiro ano no clube não foi tão satisfatório. Dessa forma, ele acabou sendo emprestado para o Deportivo Municipal. Ele retornou do empréstimo em 1994 e foi decisivo para a ascensão do time.

Leia mais: Como e por que Margaret Thatcher prejudicou o futebol inglês?

A partir do retorno de Solano, até 1997, o Sporting Cristal viveu o seus anos mais vitoriosos, conquistando por três vezes consecutivas o título do Campeonato Peruano. Em 1997, ao lado do brasileiro Julinho, chegaram à final da Copa Libertadores.

O título não veio, mas a campanha foi decisiva para ele. Segundo o próprio jogador, ter enfrentado e vencido grandes equipes, além de ter sido treinado pelo uruguaio Sergio Markarián, foram essenciais para ele chegar onde chegou. 

Pioneiro na Premier League e ídolo do Newcastle

Depois do sucesso alcançando no Sporting Cristal, Solano jogou por uma temporada no Boca Juniors. Desse modo, ele se tornou o único jogador peruano a atuar ao lado de Diego Maradona no clube. Ele chamou a atenção da Europa e, em 1998, ele foi vendido ao Newcastle por 2,4 milhões de euros.

No dia 22 de agosto de 1998, Nolberto Solano fez história ao se tornar o primeiro jogador de futebol peruano a jogar na Premier League.

A partida de estreia foi entre Chelsea e Newcastle e terminou em 1 a 1. Desde então, Solano encantou a torcida inglesa com sua habilidade. Seus belíssimos gols de falta, por cobertura e de fora da área, levaram a uma identificação absurda com a torcida.

Leia mais: Os 10 maiores ídolos da história do Newcastle United

Tanto que os torcedores do Toon apelidaram o jogador carinhosamente de Nobby e Ñol. Ademais, os mais íntimos com a língua espanhola também arriscavam em chamá-lo de Maestrito.

Nolberto Solano, o peruano pioneiro na Premier League
(Foto: Glenn Campbell/AFP via Getty Images)

Apesar do sucesso e idolatria, Nolberto Solano não conseguiu conquistar nenhum título pelo clube. Mas mesmo assim, gravou seu nome na história do Newcastle. O jogador já afirmou que o clube sempre estará em seu coração. 

Outros clubes da Premier League e fim de carreira

Além do Newcastle, Solano também jogou no Aston Villa (2005/2006) e no West Ham (2008/2009). Ao todo, Nobby participou de 302 jogos na Premier League e marcou 49 gols.

Quando já estava prestes a se aposentar, Solano ainda atuou por mais três times do futebol inglês, sendo eles: Leicester (2010/2011), Hull City (2011/2012) e Hartlepool United (2012/2013), onde encerrou sua carreira.  

Nolberto Solano e o futuro como técnico

Quando chegou na Inglaterra, Nolberto Solano se deparou com a realidade de um futebol diferente do seu país, com mais recursos e um estilo de jogo mais tático. Assim, conhecendo realidades distintas, o jogador se atentou sobre a necessidade de estudar e se profissionalizar para continuar no futebol. Entretanto, agora como técnico. 

Desse modo, Solano se tornou treinador da seleção olímpica do Peru e atualmente é auxiliar de Ricardo Gareca na seleção principal do país. Mas ele não esconde de ninguém o sonho de treinar uma equipe inglesa.

Nolberto Solano, o peruano pioneiro na Premier League
(Foto: Stu Forster/Getty Images)

Quem sabe não veremos novamente Nolberto Solano na Premier League? Caso isso aconteça, ele seria o primeiro treinador peruano na história da competição.