Nick Pope, o leiteiro que conquistou a Inglaterra

Das entregas de leite aos gramados do Turf Moor. Conheça a epopeia do goleiro revelação!

0
455
nick pope

Chegou a hora de dar início ao especial Road to Russia, uma série de matérias exclusivas sobre os 23 convocados de Gareth Southgate para a Copa do Mundo! Vamos produzir aqui no blog, todos os dias, um conteúdo diferenciado para cada atleta. Curiosidades, histórias, estatísticas, retrospectos e muito mais. Hoje é sobre Nick Pope, um dos novatos da Inglaterra.

Já se imaginou entregando leite aos 16 anos de idade e convocado para uma Copa do Mundo 10 anos depois? Uma ascensão meteórica, não acha? Há quem realmente diga que o mundo dá voltas. E disso Nick Pope sabe muito bem.

O atual arqueiro do Burnley é um daqueles caras que batalhou na vida para chegar onde está. Dispensado das categorias de base do clube de coração, o Ipswich Town, em 2008, o até então adolescente precisou conciliar estudos e trabalhos informais para sobreviver.

Reprodução/Getty

É claro que o sonho de jogar profissionalmente não seria deixado de lado. Enquanto ajudava a família com uma renda extra, metia a cara em livros de marketing e atuava em diversas ligas amadoras do país.

O rapaz nascido em Soham, pequena cidade localizada no condado de Cambridge, conseguiu se firmar algum tempo depois no modesto Bury Town, àquela época pertencente à sétima divisão inglesa. Foram 150 partidas em três temporadas.

Ascensão surpreendente

De grão em grão Nick Pope enchia o papo. O goleiro se transferiu para o Charlton Athletic e logo atraiu a atenção do Burnley, que havia conquistado o acesso à Premier League em 2016. Os Clarets desembolsaram cerca de £1.3m pelo jogador.

O inglês foi contratado como terceiro goleiro do elenco, que já contava com Tom Heaton –titular incontestável sob o comando de Sean Dyche – e o experiente Paul Robinson, reserva imediato. Frente à concorrência, Pope atuou apenas quatro vezes na temporada de estreia.

A vida ainda iria recompensar o entregador de leite. E a oportunidade chegou em 2017/18, quando os ventos finalmente sopraram a favor do rapaz de 26 anos. Heaton se machucou, Robinson se aposentou e Nick Pope ganhou a chance de ser titular da equipe.

Reprodução/Getty

O arqueiro foi uma das grandes surpresas da temporada que se encerrou no último fim de semana. Junto com James Tarkowski, Steven Defour e Chris Wood, Pope foi um dos grandes destaques do excelente Burnley treinado por Dyche.

Os Clarets terminaram a campanha em sétimo lugar e conseguiram vaga para a Europa League, a segunda classificação para torneios europeus em 136 anos de história! A primeira e única participação havia sido em 1960/61, na UCL daquele ano.

Pope foi o terceiro goleiro com mais clean sheets junto com Petr Cech (11) e o sexto com o maior número de defesas difíceis (114), uma a menos que o melhor arqueiro do campeonato, David de Gea.

Briga pelo número 1

Entre os três arqueiros convocados por Southgate, Nick Pope foi o selecionado que menos sofreu gols na elite inglesa: apenas 31 tentos concedidos contra 58 de Jordan Pickford (Everton) e 61 de Jack Butland (Stoke).

Reprodução/StadiumAstro

Há de se destacar que o goleirão do Burnley, entretanto, encontrou um time muito mais encaixadinho em relação aos Toffees e aos Potters, este último, rebaixado para a Championship. Além disso, começou a ser convocado apenas este ano.

A muralha dos Clarets sai atrás na briga pela titularidade, mas tem um espaço especial reservado no coração de cada torcedor inglês. Das entregas de leite aos gramados do melhor futebol do mundo, da desconfiança na juventude ao torneio mais importante do mundo esportivo, Nick Pope tem motivo de sobra para comemorar.

Ficha técnica

  • Nome: Nicholas David Pope;
  • Posição: goleiro;
  • Time: Burnley;
  • Idade: 26 anos;
  • Altura: 1,91m.

Leia mais: PL Brasil entrevista: Fred Caldeira

Nick Pope (Burnley)