N’Golo Kanté – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
368
Créditos: Divulgação/Chelsea

Antes de mais nada, o volante do Chelsea e da Seleção Francesa, N'Golo Kanté, de 30 anos, vem escrevendo seu nome na história do futebol. Sem dúvidas, o seu desempenho individual e sua história e vida de superação o levou a ser um dos principais jogadores da atualidade.

N'Golo Kanté – Início de carreira

Na Copa do Mundo de 1998, realizada na França, N'Golo Kanté trabalhou recolhendo latas, garrafas e papéis. Naquela época, sua humilde família procurava por atividades rentáveis para adquirir mantimentos básicos de sobrevivência.

Profissionalmente, em 2010, o jogador assinou um contrato amador para atuar pela equipe B do Boulogne, dando início à sua carreira no mercado da bola. Dessa forma, após a despromoção da equipe principal em 2012, o jovem atleta acabou sendo promovido e logo garantiu uma vaga como titular absoluto no meio-campo da equipe francesa. Assim, durante a temporada de 2012/13, Kanté jogou na terceira divisão da França e só perdeu apenas um jogo na temporada pelo Bolougne.

Logo, em 2013, o jogador se transferiu para o Caen, assinando um vínculo de contrato de três anos, para a disputa da Ligue 2. Em pouco tempo, Kanté virou peça chave do time francês, participando da campanha que levou o clube a conquistar o acesso para a Ligue 1. Com isso, em outubro de 2014, o clube movimentou o mercado de transferências e prolongou seu contrato até 2018. Entretanto, com todo esse destaque e em pouco tempo um time da Inglaterra chegou para comprar o jogador, movimentando o mercado da bola.

Trajetória, conquistas e highlights de N'Golo Kanté

Depois de brigar por um espaço no minúsculo Suresnes, N'Golo movimentou o mercado da bola e foi para o também Boulogne e Cae. A princípio, Kanté sempre soube que o futebol poderia mesmo abrir portas para uma mudança na vida e aproveitou a oportunidade logo cedo para estudar e se formar em contabilidade.

Com espaço conquistado logo na primeira temporada, Kanté, no ano seguinte, foi destaque na volta do time à primeira divisão francesa. Assim, criou-se inúmeros rumores de onde vestiria a camisa. De lá para ser campeão em outro pequeno que se tornou gigante, o Leicester. E de lá para vencer de novo, no Chelsea.

Leicester

Logo em sua primeira temporada na Terra da Rainha, N'Golo Kanté mostrou a que veio, conquistando seis títulos de primeira grandeza, todos como titular absoluto e um dos melhores jogadores de sua equipe. Além disso, naquela mesma temporada, o francês foi o principal destaque do surpreendente Leicester na conquista da Premier League. Com isso, novos rumores surgiram sobre qual equipe contrataria o astro em ascensão. O mercado de transferências ficou ainda mais agitado.

Chelsea

Assim, por 32 milhões de libras (aproximadamente R$ 237 milhões), Kanté foi vendido para o Chelsea. Logo em sua primeira temporada, mostrou a que veio. Comandados por Antonio Conte, os Blues também surpreenderam o público, visto que os times de Manchester, comandados por Guardiola e Mourinho, eram considerados favoritos.

Além do bicampeonato do Campeonato Inglês, Kanté conquistou a Copa da Inglaterra e outros três títulos além-fronteiras. Dois foram com a camisa do Chelsea: a Liga Europa, na temporada 2018-19, e a Liga dos Campeões, em 2020-21. O outro foi com a seleção francesa: a Copa do Mundo de 2018.

Seleção Francesa

N'Golo Kanté estreou pela Seleção Francesa diante da Romênia na Eurocopa 2016. Assim, foi o jogador com maior número de passes, maior número de interceptações e o que mais percorreu o campo durante o jogo. Além disso, deu o passe no último minuto para Dimitri Payet marcar o gol da vitória por 2 x 1. Em 2018, Kanté foi convocado para a Copa do Mundo e participou do bicampeonato conquistado pela França. 

Transferências e Mercado da Bola de N'Golo Kanté

A saber, o francês campeão mundial de 2018 fez mais uma temporada brilhante pelos Blues em 2020/21 e segue como um dos melhores do mundo na função de primeiro volante. Além disso, é um dos principais nomes do mercado da bola. Por esse motivo, os rumores crescem e o jogador acabou sendo sondado por grandes clubes europeus, como a Inter de Milão.

Em suma,  o jornal italiano ‘Gazzetta dello Sport' informou que Kanté foi um dos pedidos pelo técnico Antonio Conte para formarem um meio-campo de respeito ao lado do jovem Barella.

No entanto, para contratá-lo, a Inter teria de se desfazer de Brozovic ou Skriniar, grandes ativos do clube, para ter maior liquidez na hora de negociar com os Blues, o que pode movimentar ainda mais o mercado de transferências.