Bill Belichick é uma lenda da NFL e ajudou a transformar o New England Patriots em uma das maiores franquias do futebol americano. Mas o lendário treinador também ajudou — mesmo que indiretamente — um tradicional time do futebol inglês.
Belichick conseguiu uma parceria histórica com Tom Brady. Juntos, eles conquistaram seis Super Bowls, todos pelos Patriots.
Tom Brady aposentou do futebol americano e deixou a bola oval para entrar em outro esporte. Em agosto de 2023, ele se tornou um dos proprietários do Birmingham. Desde então, o lendário quarterback assumiu a posição de presidente do Conselho Consultivo do clube.
A piada de Belichick, lenda da NFL, sobre rebaixamento do Birmingham
O primeiro ano de Brady como dono do Birmingham foi péssimo. O time ficou apenas na 22ª colocação da Championship com 50 pontos. Foram 13 vitórias, 11 empates e 22 derrotas, consequentemente trouxe o rebaixamento dos Blues para a terceira divisão.
Poucos dias após o rebaixamento do Birmingham, em maio de 2024, Tom Brady participou do “Greatest Roast of All Time”, um programa apresentado por Will Farrell na Netflix onde convidados são alvos de piadas de outras celebridades.
No episódio com Brady, um dos convidados foi Belichick. Um dos assuntos abordados pelo treinador foi o rebaixamento do Brimingham.
— Vejo que seu time de futebol, o Birmingham City, foi rebaixado para outro nível na Liga Inglesa de Futebol. Para aqueles que não estão familiarizados com o futebol inglês… deixe-me colocar em inglês para vocês: eles são péssimos. Não é tão fácil comandar um time, não é Tom?
Bill Belichick taking the piss out of Birmingham City for being relegated at the Brady Roast #BCFC pic.twitter.com/rlHtcnj7YQ
— Paul Claydon (@Mr_Claydon) May 6, 2024
Como Tom Brady mudou a filosofia do Birmingham
Mesmo que indiretamente, Belichick provocou uma reação no Birmingham. Menos de um ano depois de se tornar proprietário minoritário, Brady revolucionou o clube.
O clube não poupou esforços e abriu os cofres na janela de transferências do verão europeu. Entre os destaques está a chegada de Jay Stansfield, do Fulham, que custou 15 milhões de libras (aproximadamente R$ 107,2 milhões na cotação da época), a contratação mais cara da League One.
Junto com as contratações, o envolvimento de Brady trouxe outra cultura ao clube. Enquanto jogador, o ex-quarterback era conhecido pela busca incansável pela excelência. Isso influenciou os jogadores dos Blues, que caminham para o título da League One.

O Birmingham lidera a terceira divisão com 92 pontos, 11 a mais que o segundo colocado Wrexham, mas com dois jogos a menos. São impressionantes 28 vitórias, oito empates e somente três derrotas, além de 71 gols marcados e 28 sofridos, sendo o melhor ataque e a melhor defesa da competição.
Stansfield também tem justificado os valores gastos em sua contratação. O atacante marcou 18 gols na League One, sendo o principal artilheiro da competição, empatado com Richard Kone, do Wycombe Wanderes.
Essa ascensão meteórica e envolvimento de Brady criou um novo clássico no futebol inglês. O Wrexham, de Ryan Reynolds e Rob McElhenney, é outro queridinho dos fãs do esporte. As partidas entre os dois times foram apelidadas de “Hollywood Derby”.
You really 𝐂𝐀𝐍𝐍𝐎𝐓 beat a late winner. 😍 pic.twitter.com/Mw55uMHueb
— Birmingham City FC (@BCFC) April 1, 2025
O Birmingham caminha para retornar à Championship e não apenas com o título da League One. O time pode conseguir a melhor campanha da competição, superando os 103 pontos do Wolverhampton, restando sete partidas para os Blues. Eles também podem ficar com a taça da Football League Trophy se superarem o Peterborough United na final.
A temporada 2024/25 do Birmingham permite os torcedores do clube sonharem com o acesso à Premier League, principalmente com o envolvimento de Tom Brady. Enquanto isso, provam que Belichick estava errado.