Neymar no Santos? Em 2010, negociação frustrada quase o levou a 2 times da Premier League

5 minutos de leitura

Os rumores de uma volta de Neymar ao Santos voltaram a aparecer neste domingo (17). O jornalista argentino César Luis Merlo informou que o craque fechou um acordo para retornar ao Peixe. O camisa 10 da seleção brasileira negocia sua rescisão com o Al Hilal, da Arábia Saudita, e deve ser anunciado no clube que o revelou ao fim da Série B.

Por muito tempo, Neymar foi especulado na Premier League, mas deve encerrar sua carreira sem atuar na principal liga do mundo.

Neymar quase deixou o Santos para jogar na Premier League

A chance mais próxima do craque jogar na Premier League foi ainda no seu início de carreira. Era julho de 2010, Neymar fazia uma temporada incrível no Santos com apenas 18 anos. Naquela janela de transferências, o West Ham fez a proposta mais concreta e que balançou o jogador e seu staff.

É uma proposta muito boa. Ele se adaptaria por um tempo lá e depois alcançaria um time grande em um curto espaço de tempo. Na verdade, é o sonho de qualquer jogador o que foi oferecido. Jogar em um clube grande da Europa e disputar os principais títulos –, disse na época Neymar pai, ao site “GE”.

De acordo com informações da época, Neymar estava cotado para se transferir para o West Ham e, em seguida, para o Chelsea. O modelo do negócio seria similar ao que levou Carlitos Tévez e Javier Mascherano para os Hammers. Ambos acabaram se transferindo posteriormente a Manchester United e Liverpool, respectivamente.

A proposta inicial foi de 15 milhões de euros (cerca de R$ 33 milhões na época). No entanto, o Santos recusou, estipulando que só negociaria o jogador pelo valor da multa rescisória, fixada em 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 75 milhões). Havia uma expectativa do pai e empresário do atleta por uma nova proposta, que acabou não acontecendo.

No fim, Neymar permaneceu no Santos, onde conquistou uma Libertadores, três Campeonatos Paulistas e uma Recopa Sul-Americana até sair em 2013 para o Barcelona.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]