Neymar atuou em menos de 70% dos jogos do PSG no mata-mata da Champions; veja números

2 minutos de leitura

Neymar desfalcará, mais uma vez, o Paris Saint-Germain em uma fase decisiva da Champions League. O camisa 10 será baixa no jogo de volta das oitavas de final, contra o Bayern, na próxima quarta-feira (8), por conta de lesão no tornozelo direito. Com mais uma ausência, o atacante terá ficado de fora de 31% dos jogos eliminatórios da maior competição de clubes do mundo desde que chegou ao clube francês. Nesta segunda-feira, o PSG anunciou que a lesão vai tirar o jogador dos campos por toda a temporada.

Em entrevista coletiva na manhã de sexta-feira (3), o técnico do time, Christophe Galtier, havia descartado a presença de Neymar no duelo contra os bávaros, e lamentou a baixa. O atleta sofreu com uma entorse. Na Copa do Mundo, ele sofreu com uma lesão ligamentar no tornozelo direito e desfalcou o Brasil no último jogo da fase de grupos.

Neymar não estará disponível nos próximos dois jogos. Ele é um dos artilheiros e garçons da Ligue 1. Então, é uma grande perda, avaliou Galtier.

Os franceses precisam vencer o Bayern para seguirem na Champions League. Na ida, os bávaros ganharam por 1 a 0, em pleno Parque dos Príncipes.

Rotina amarga

Neymar chegou ao PSG em 2017 com a missão de fazer o time ser campeão europeu de forma inédita. O brasileiro ainda não conseguiu realizar o feito e parece cada vez mais distante de cumprir a meta. Ao longo dos anos, o camisa 10 sofreu com lesões e desfalcou a equipe em jogos decisivos pela Champions League.

Desde que chegou à França e já contabilizando o duelo de volta contra o Bayern, o PSG terá disputado 19 jogos eliminatórios da competições. Desses, Neymar participou de apenas 13, sendo um começando no banco de reservas. Em seis ocasiões, o craque ficou fora por lesão, e viu o clube ser eliminado da arquibancada.

Números de Neymar pelo PSG em mata-mata da Liga dos Campeões desde 2017:

  • 19* jogos do clube
  • 13 jogos em campo
  • 6 fora por lesão
  • 2 gols marcados
  • 6 assistências concedidas

Dos 13 jogos que Neymar atuou

  • 8 derrotas
  • 5 vitórias

* Já considerando o jogo de volta da atual temporada contra o Bayern, na próxima quarta-feira (7).

A melhor edição de Champions League que Neymar teve pelo PSG foi na temporada 2019/20. Na ocasião, o brasileiro jogou todos os jogos de mata-mata, marcou dois gols e deu duas assistências. O ex-Barcelona ajudou o clube a chegar à final do torneio de forma inédita. A equipe parisiense ficou com o vice, após perder para o Bayern.

Apesar do número alto de desfalques, Neymar fará falta ao PSG, como afirmou Galtier. Na atual temporada, o jogador entrou em campo pelo clube 29 vezes, fez 18 gols e deu 16 assistências.

Sem Neymar, tudo voltado a Mbappé e Messi

A dupla Mbappé e Messi terá de tomar ainda mais o protagonismo do PSG. Os dois jogadores são as grandes esperanças do Paris para evitar mais uma eliminação precoce na Liga dos Campeões. Esperança não falta. Na última rodada da Ligue 1, o time passou por cima do Olympique Marselha, por 3 a 0, com dois gols do francês e um do argentino.

Antes de visitar o Bayern na Allianz Arena, às 17h (de Brasília) da próxima quarta-feira (8), o PSG enfrenta o Nantes neste sábado (4), às 17h, pelo campeonato francês.

Compare as temporadas de Neymar

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.