Neymar – Mercado da Bola, transferências, rumores e estatísticas

4 minutos de leitura

Neymar da Silva Santos Júnior é um dos melhores jogadores do futebol. O atacante nasceu no dia cinco de fevereiro de 1992, na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo. Com passagem por Santos, Barcelona e atualmente no PSG, o brasileiro também marcou história no mercado da bola. Afinal, é a contratação mais cara da história do futebol.

Neymar – Início de carreira

Neymar chegou nas categorias de base dos Santos em 2003, aos 11 anos de idade. Dessa forma, o jovem atacante passou por todas as categorias do Peixe. Então, em 2009, o atleta subiu para o profissional do time.

O jogador chegou no início de 2009. Assim, iniciou a trajetória pelo Santos no Campeonato Paulista daquele ano. Além disso, foi eleito a maior revelação da competição. Todavia, na final, o Peixe perdeu para o Corinthians, que venceu de forma invicta.

No Campeonato Brasileiro de 2009, Neymar iniciou a competição como titular. Em resumo, foram 33 jogos, marcou dez gols e deu sete assistências. Ou seja, com apenas 17 anos, o atacante participou de 17 tentos na competição brasileira.

Em 2010, surgiu os Meninos da Vila, que marcou história do Santos com os jovens revelados na categoria de base. Os atletas fizeram placares históricos naquele ano e ganharam o Paulistão.

Neymar já tinha grande habilidade de driblar, chutar e de criar as jogadas. Dessa maneira, surgiram rumores de times europeus interessados no brasileiro no mercado de transferência. Porém, o Santos conseguiu manter o atacante para 2011.

A conquista da Libertadores 

O ano de 2011 foi especial para o Santos e também para Neymar. O atacante fez dupla com Ganso, que ajudaram o time a vencer a Libertadores. O jovem ponta-esquerda fez 13 jogos, balançou as redes em seis oportunidades e deu três assistências.

Na grande final diante do Peñarol, Neymar marcou um gol. Assim, conquistou o titulo da Libertadores. Além disso, o brasileiro também ganhou o Prêmio Puskás de Gol do Ano por conta do tento diante do Flamengo, no histórico 4 x 3, na Vila Belmiro.

No fim do ano, no Mundial de Clubes, o Santos enfrentou o Barcelona na final. Entretanto, a equipe da Catalunha venceu pelo placar de 4 x 0. Logo após, em 2012, o Barça começou a ter interesse em Neymar no mercado da bola. Contudo, eram apenas rumores. Nenhuma proposta oficial chegou naquele ano.

O fim da trajetória no Santos 

O ponta-esquerda já estava na mira de diversos times da Europa. Então, a saída era questão de tempo. Todavia, no mercado de transferência do início de 2013, Neymar permaneceu no Santos.

Neymar participou do Campeonato Paulista de 2013. Além disso, jogou um jogo no Brasileirão. Na partida diante do Flamengo, o atacante fez a sua despedida com a camisa do Santos. Após quatro anos, 230 confrontos, 136 gols e seis títulos, o jogador assinou com o Barcelona.

Naquela ocasião, o Barcelona pagou 88 milhões de euros no mercado da bola para contar com o brasileiro. Existem rumores de que o Real Madrid teria feito uma proposta maior pelo jogador. Todavia, já existia um acordo entre Neymar e a equipe da Catalunha.

Trajetória, conquistas e highlights de Neymar

O atleta brasileiro chegou na Espanha em julho de 2013. A estreia, em jogo oficial, foi diante do Levante. Assim, com facilidade, o ponta-esquerda se tornou titular do time. Neymar também ganhava destaque pelas assistências. No início do Campeonato Espanhol, o jogador deu cinco passes para gol em cinco partidas.

Neymar marcou o 1º gol na partida diante da Real Sociedad, em jogo válido pela 6ª rodada da La Liga 2013/14. O brasileiro também se tornou um grande amigo de Messi. Essa amizade era mostrada em campo com bom o entrosamento entre os jogadores.

Na temporada 2013/14, Neymar participou de 41 jogos, marcou 15 gols e deu 15 assistências. Além disso, levantou o troféu da Supertaça da Espanha. Em 2014, Luis Suárez chegou ao Barcelona. Assim, começou um dos maiores trios da história do futebol, o trio MSN nasceu na época 2014/15.

Os três jogadores fizeram história logo na 1ª época. Afinal, a equipe venceu a La Liga, a Copa do Rey e também a UEFA Champions League. Neymar, foi artilheiro da Liga dos Campeões com dez gols e artilheiro da Copa do Rey com sete tentos.

Um dos melhores do mundo no Barcelona 

Após o grande ano de 2015, Neymar foi eleito o 3º melhor do mundo e esteve no time ideal da FIFA. Além dos gols e assistências, o trio MSN parecia que jogava há dez anos juntos por conta da facilidade em criar as jogadas.

Lionel Messi na ponta-esquerda, Suárez de centroavante e Neymar na ponta-esquerda, fizeram partidas históricas, jogadas emblemáticas e conquistaram títulos com o Barcelona.

Na temporada 2015/16, Messi sofreu uma lesão e perdeu alguns jogos. Dessa maneira, Neymar se tornou o protagonista do Barça em certo momento da época. Na vitória por 4 x 0 contra o Real Madrid, o brasileiro fez um gol e deu uma assistência. Ou seja, um dos melhores em campo ao lado do Iniesta.

Em resumo, foram 49 jogos, 31 gols e 25 assistências. Todavia, também ficou de fora de alguns confrontos por lesões. A temporada 2016/17, foi a última de Neymar com a camisa do Barcelona.

O grande destaque foi na remontada contra o PSG. Após perder pelo placar de 4 x 0, Neymar fez um grande jogo na vitória por 6 x 1. O brasileiro fez dois tentos e deu duas assistências. O passe para o gol de Sergi Roberto foi de Neymar.

O ponta-esquerda marcou história no Barcelona. O jogador tinha renovado o contrato com o time. Porém, no mercado de transferência 2017/18, O PSG pagou 222 milhões de euros. Ou seja, a compra mais cara da história do futebol.

Pelo Barça, Neymar fez 186 jogos, marcou 105 gols e deu 76 assistências. O brasileiro conquistou nove títulos com a equipe da Catalunha.

Transferência e mercado da bola de Neymar 

O PSG fez um grande movimento no mercado da bola. Neymar chegou na equipe francesa para se tornar o principal jogador do novo projeto. A estreia esperada pelos torcedores aconteceu contra o Guingamp. Assim, o brasileiro fez um gol e deu uma assistência.

Neymar começou a sofrer mais com lesão logo na 1ª temporada pelo PSG. O ponta-esquerda teve Fratura do Metatarso e ficou de fora de 16 jogos. Em resumo, participou de 30 partidas, marcou 28 gols e deu 16 assistência. Ou seja, números positivos.

O projeto do PSG com Neymar é de ganhar a UEFA Champions League. Porém, a equipe francesa não conseguiu levantar a taça nas temporadas recentes. Além disso, o brasileiro ficou de fora de jogos importantes por conta de lesões.

Assim, os torcedores começaram a criticar o atleta brasileiro. Em 2019, o Barcelona quase contratou de volta Neymar. Mas, a negociação não deu certo. Em contrapartida, o brasileiro mostrava vontade em voltar para o Barça. Então, o clima não era agradável.

Com a camisa do PSG, Neymar tem 146 partidas, balançou as redes em 103 oportunidades e deu 63 passes para gol. Na temporada 2019/20, o time francês chegou a final da Liga dos Campeões. A partida foi contra o Bayern de Munique. Porém, o clube alemão venceu e levantou a orelhuda.

Com contrato até junho de 2025, o atual valor de mercado do Neymar é de 75 milhões de euros. O brasileiro possui 11 títulos com o PSG.

Seleção Brasileira 

A trajetória na Seleção começou em 2010, após a Copa do Mundo na África do Sul. No amistoso contra os Estados Unidos, Neymar marcou um gol. O jogador fez boa campanha na Copa das Confederações de 2013, fazendo um tento na final diante da Espanha e conquistando o titulo.

Na Copa de 2014, o atleta sofreu uma grave lesão nas costas e não entrou em campo no jogo contra a Alemanha. Em 2018, Neymar fez cinco jogos, fez dois gols e deu quatro assistências. O jogador estava se recuperando da lesão na Fratura do Metatarso e chegou abaixo do esperado.

Pela Seleção Brasileira, Neymar possui 118 jogos, marcou 74 gols e deu 51 assistências. O jogador tem um lugar reservado para a Copa do Mundo de 2022.

Foto/ reprodução: PSG

PLBrasil
PLBrasil

Criado em 2010, o Premier League Brasil é o maior veículo brasileiro especializado na cobertura do futebol inglês. Fale com a equipe ou envie sua sugestão: [email protected]