Newcastle planeja tirar xodó da torcida do Arsenal na próxima janela

6 minutos de leitura

Newcastle e Arsenal vivem uma fase parecida. Ambos retomaram protagonismo na Premier League e voltaram a disputar a Champions League como candidatos reais ao título. No mercado da bola não é diferente. Gunners e Magpies estão frequentemente entre os principais interessados nos jogadores valorizados na Europa. Mas agora um quer tirar o “queridinho” da torcida do outro.

De acordo com o site “The Northern Echo”, os diretores Amanda Staveley e Mehrdad Ghodoussi devem se reunir com o presidente do Newcastle e chefe do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, Yasir al-Rummayan, antes do final da data Fifa para discutir suas opções para a janela de janeiro. O técnico Eddie Howe também estará envolvido nas discussões, o que ajudará a finalizar um orçamento para quando a janela de transferências for reaberta na virada do ano.

O grupo de proprietários de Newcastle se reunirá para acertar os planos de transferência para janeiro nas próximas duas semanas. Emile Smith Rowe, do Arsenal, emerge como um dos primeiros potenciais alvos para a virada do ano.

O Newcastle gastou cerca de 120 milhões de libras (R$ 738 milhões) em Sandro Tonali, Harvey Barnes e Tino Livramento na última janela. O clube ainda se comprometeu em pagar mais de 30 milhões de libras (R$ 184,5 milhões) na compra de Lewis Hall quando seu empréstimo acabar no final da temporada. Portanto, é improvável que haverá espaço para grandes contratações em janeiro.

Ao mesmo tempo, o Newcastle está envolvido em quatro competições nesta temporada e espera, no mínimo, se classificar para a Champions League novamente. Portanto, algumas contratações pontuais devem ser feitas para aumentar as opções para Eddie Howe.

Arteta
Arteta é o técnico do Arsenal (Foto: Icon Sport)

O plano do Newcastle para levar joia do Arsenal

Assim, Smith Rowe surge como opção. O meia de 23 anos, revelado nas categorias de base do Arsenal, tem tido poucas chances com o técnico Mikel Arteta. Nesta temporada, ele foi titular apenas contra o Brentford, pela Copa da Liga Inglesa. Banco na Premier League, a revelação soma um total de 10 minutos em campo na principal liga do mundo.

Smith Rowe surgiu no time principal do Arsenal junto com Bukayo Saka, mas acabou tendo problemas com lesões, mas segue sendo muito querido pela torcida. Chegou a ser convocado três vezes para a seleção inglesa, mas o fato de não ter sido chamado na última convocação do técnico Gareth Southgate coloca um ponto de estagnação na carreira do jogador.

Ainda segundo o site inglês, Smith Rowe também atrai interesse do West Ham, embora Arteta esteja relutante em perder alguém em janeiro, com sua equipe também disputando quatro competições na temporada. O veiculo publicou que o meia é avaliado em cerca de 50 milhões de libras, mas as regras do fair play financeiro não permitiram o Newcastle a investir tanto dinheiro.

O Newcastle, portanto, prefere um acordo por empréstimo, com opção de compra, assim como fez com Lewis Hall, que pertence ao Chelsea. Arteta pode estar mais flexível com essa alternativa, tendo em vista que emprestou Kieran Tierney para a Real Sociedad e Albert Sambi Lokonga para o Luton Town.

Quem sai do Newcastle

O Newcastle ainda tentará vender mais dois ou três jogadores em janeiro, segundo o “The Northern Echo”. Allan Saint-Maximin e Karl Darlow já saíram na última janela e outros oito atletas estão emprestados.

Emil Krafth e Javier Manquillo caíram na hierarquia de preferência de Eddie Howe nas últimas temporadas e nenhum deles jogou um minuto sequer no time principal. O lateral-direito sofreu com problemas de lesão no ano passado e, com a chegada de Tino Livramento, ficou mais difícil ainda para o sueco ter oportunidades. Da mesma forma, o espanhol vê Lewis Hall despontar no conceito do treinador inglês.

Ao mesmo tempo, Jamaal Lascelles permanecerá na equipe, apesar das especulações em torno de seu nome. O zagueiro impressionou nas vitórias sobre Manchester City e Paris Saint-Germain, e no empate com o West Ham na última rodada da Premier League.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.