Newcastle x Sunderland, o clássico que vai muito além do futebol

Tyne-Wear Derby é uma das maiores rivalidades da Inglaterra

1
381
Newcastle x Sunderland
Getty Images

Trata-se de uma das maiores rivalidades do futebol inglês, mas muitos brasileiros sequer conhecem. Por isso, a PL Brasil conta agora a história do clássico entre Newcastle x Sunderland.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube
Dezin Pergunta #01 – Recordes da Premier League

O nordeste da Inglaterra sofre constantemente com problemas diários de desemprego e pobreza. Com isso, o futebol mais do que nunca é fundamental para o crescimento da comunidade como um todo.

Um dos maiores e mais tradicionais clássicos do país. Está localizado na região e é chamado de “Tyne-Wear Derby”, que tem como protagonistas o Newcastle United, clube localizado na região de Tyneside, e o Sunderland AFC, que fica na região de Wearside.

O último Newcastle x Sunderland ocorreu em 2016, pelo fato de os times sofrerem com rebaixamentos nos últimos anos.

Hoje, o Newcastle encontra-se na Premier League, enquanto o Sunderland busca se reconstruir na terceira divisão.

A rivalidade abrange tanto o campo do futebol quanto a área política.

Leia mais: Listamos os melhores livros sobre futebol inglês

Contexto político e histórico

(Foto: British Museum)

Tudo começou por volta da época de 1600, bem antes de os clubes de futebol terem sido fundados. A Inglaterra ainda estava sob o comando do Rei Charles I.

Ele havia concedido os direitos de comércio de carvão para a cidade de Newcastle, que era mais rica na época. Além disso, não demonstrou interesse em negócios com a região de Wearside.

Com a chegada da Guerra Cívil Inglesa em 1642, a região de Newcastle obviamente declarou apoio à coroa, enquanto Sunderland por conta das desigualdades comerciais se juntou aos parlamentares de Cromwell, iniciando-se assim, uma divisão histórica.

Leia mais Veja quanto cada clube cobra para crianças entrarem em campo com os jogadores

Ao contrário das rivalidades entre outros clubes, as diferenças de Newcastle e Sunderland remontam à luta baseada na necessidade de viver e alimentar os seus habitantes para o desenvolvimento próspero das cidades.

As diferenças políticas entre ambos acabou culminando na chamada “Batalha de Boldon Hill”. O exército legalista de Newcastle e do condado de Durham se reuniu para combater o exército antimonárquico de Sunderland e da Escócia, que foram os vencedores do embate.

Assim, Newcastle acabou sendo colonizado pelos escoceses e foi posteriormente usado como uma base militar republicana pelo resto da guerra.

Leia mais: Como era o mundo no último título do Newcastle?

Confrontos históricos entre Newcastle x Sunderland

Newcastle 1×9 Sunderland (1908)

A maior goleada da história entre Newcastle x Sunderland aconteceu no ano de 1908. O Newcastle recebeu o Sunderland no St James’ Park e acabou sendo humilhado pelo rival.

Os grandes destaques na ocasião foram os atacantes Billy Hogg e George Holley. Eles acabaram fazendo três gols cada e antes dos 30 minutos de jogo.

O Newcastle tinha mantido a base da equipe que havia goleado o Nottingham Forest na semana anterior, mas ainda assim acabou sendo surpreendido pela equipe dos Black Cats.

Ainda mais tarde naquela temporada, os Magpies viriam a se tornar campeões ingleses após vencerem as dez partidas seguintes. Além disso, também quase conquistaram a Copa da Inglaterra, mas acabaram sendo derrotados para o Manchester United na semifinal.

Sunderland 1×6 Newcastle (1955)

A torcida dos Black Cats não teve um Natal de boas recordações na temporada de 1955/56. No dia do Boxing Day, os donos da casa receberam o Newcastle em seu antigo estádio, o Roker Park, e acabaram sendo humilhados pelos Magpies.

O grande destaque do jogo acabou sendo o artilheiro Jackie Milburn. Em 14 anos de clube, ele marcou 200 gols pela liga inglesa e atualmente é o segundo maior artilheiro da história do clube, atrás apenas de Alan Shearer, que o ultrapassou nos anos 2000.

O grande destaque da partida foi Jackie Milburn, um lendário atacante do Newcastle (Foto: Divulgação/ Newcastle United)

A derrota acabou sendo crucial na temporada do Sunderland, que até então estava a apenas 2 pontos do líder Manchester United, mas uma sequência de resultados ruins fizeram com que a equipe terminasse o campeonato na 9ª colocação.

Apesar disso, o Sunderland eliminou o Newcastle nas quartas de final da Copa da Inglaterra naquela mesma temporada após uma vitória por 2 a 0, mas foi derrotado pelo Birmingham na partida seguinte.

Newcastle 1×2 Sunderland (1999)

Com um gol lendário, Kevin Phillips, que viria a ser o artilheiro daquela Premier League com 30 gols, ajudou o Sunderland a vencer em St James' Park. (Foto: Chronicle)

No ano de 1999, o Newcastle era treinado pelo lendário jogador holandês Ruud Gullit, que tinha a missão de tornar a equipe do Newcastle mais competitiva após os Magpies terminarem a temporada anterior na 13ª colocação.

No confronto contra o Sunderland, Gullit optou por uma curiosa decisão e deixou os atacantes Alan Shearer e Duncan Ferguson no banco de reservas, o que causou a revolta dos torcedores e estranhamento por parte da imprensa na ocasião.

Do banco, o atacante Alan Shearer acompanhou a derrota do Newcastle para o Sunderland (Foto: Four Four Two)

Apesar de o Newcastle abrir o marcador com Kieron Dyer, a equipe de Ruud Gullit não segurou o poderoso ataque do Sunderland que era formado por Niall Quinn e Kevin Phillips.

As duas lendas do Sunderland marcaram um gol cada e viraram o jogo para os Black Cats. O tento de Phillips é considerado um dos mais antológicos da história do confronto, após ele encobrir o goleiro Shay Given.

Shearer e Ferguson até entraram na partida, mas nada puderam fazer. O resultado acabou ocasionando na demissão de Gullit três dias depois.

Sunderland 1×4 Newcastle (2006)

Alan Shearer comemora o último de seus 260 gols pela Premier League (Foto: Getty)

Em 2006, o Newcastle goleou o Sunderland em pleno Stadium of Light pelo placar de 4 a 1. O jogo ficou marcado pelo último gol de Premier League de Alan Shearer em sua carreira.

Os Black Cats, que estavam na parte de baixo da tabela, até abriram o placar com um gol de cabeça de Justin Hoyte.

Os Magpies, no entanto, tinham outros planos. Com uma atuação fatal no segundo tempo, os comandados de Glenn Roeder viraram com gols de Chopra, Shearer, N’Zogbia e Luque, garantindo os três pontos.

O gol de Luque, que é considerado uma das piores contratações da história do clube, gerou cânticos por parte da torcida do Newcastle, que cantava a plenos pulmões “até o Luque fez gol em vocês”.

Mais tarde naquela temporada, o Sunderland seria rebaixado na Premier League após terminar em último lugar com 15 pontos somados. Já o Newcastle terminou na 7ª colocação e garantiu vaga na extinta Copa Intertoto da Uefa.

Newcastle 5×1 Sunderland (2010)

Kevin Nolan foi o grande destaque do 5 a 1 sobre o Sunderland com um hat-trick (Foto: Getty)

Com um hat-trick de Kevin Nolan e dois gols de Shola Ameobi, os Magpies atropelaram os Black Cats por 5 a 1 na goleada mais recente entre Newcastle x Sunderland.

Na ocasião, os Black Cats estavam estava a um ponto do seu grande rival, que vivia momentos de pressão após vencer após um dos quatro jogos anteriores e o até então técnico Chris Hughton corria riscos de ser demitido em caso de derrota.

Os Black Cats iniciaram a partida com um ataque considerado forte. Era formado por Darren Bent, autor do único tento do Sunderland, e com Danny Welbeck, que estava emprestado pelo Manchester United.

No entanto, o Newcastle abriu 3 a 0 logo no primeiro tempo e atuou com um jogador a mais após a expulsão do zagueiro Titus Bramble ainda na etapa inicial.

Apesar da goleada, Hughton acabaria sendo demitido no meio da temporada, sendo substituído por Alan Pardew.

Histórias de hooliganismo e a grande rivalidade

A rivalidade entre Newcastle e Sunderland supera as barreiras do esporte. Há relatos de alimentos que não são consumidos por torcedores dos dois clubes por conta de relações com os respectivos rivais.

Há quem diga que tem torcedores do Newcastle que não consumem bacon por ser das cores do rival (vermelho e branco).

Também há relatos de que torcedores do Sunderland não consomem o cereal Shredded Wheat, por conta de o lendário treinador do Newcastle nos anos 1990, Kevin Keegan, ter sido um garoto-propaganda para a marca.

O clássico como todo clássico inglês, também tem sido alvo de diversos ataques de hooligans. Felizmente os episódios vêm diminuindo ao longo dos anos por conta das diversas punições severas que a Federação Inglesa está adotando.

Leia mais Listamos os melhores livros sobre futebol inglês

O primeiro episódio ocorreu em 1990. O Sunderland derrotou o Newcastle por 2 a 0 e alguns torcedores dos Magpies invadiram o gramado na esperança de que o jogo fosse abandonado, o que não ocorreu.

Em 2001, após um empate por 1 a 1, hooligans de ambos os lados em um confronto que acabou com a prisão de 160 pessoas.

Leia mais: Técnicos estrangeiros da Championship dominam acessos nas últimas temporadas

Em 2008, após o Sunderland vencer o Newcastle pela primeira vez em 28 anos dentro de casa, uma pequena parte da torcida invadiu o campo para comemorar e soltou foguetes em direção ao meia do Newcastle, Joey Barton.

Já no ano de 2011, um garoto de 17 anos, torcedor do Sunderland, invadiu o campo do Stadium of Light para agredir o então goleiro do Newcastle Stephen Harper.

O último incidente acabou chamando a atenção de toda a mídia internacional. Após a derrota de 3 a 0 para o Sunderland em pleno St James' Park, torcedores do Newcastle se revoltaram e um deles acabou acertando um soco em um cavalo, sendo imediatamente detido pela polícia.

Hooligan da torcida do Newcastle acerta soco em cavalo após uma derrota para o Sunderland (Montagem: The Telegraph)

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bacana! Não conhecia muito sobre o Sunderland e após assistir a série do time na Netflix passei a pesquisar sobre. Sugestão: revisar antes de publicar, tem bastante erros de português.

Comments are closed.