Neste sábado (29), o Newcastle venceu o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, por 2 x 1, em partida amistosa. A saber, o clube aproveita folga na Premier League para realizar período de treinos no país de seus novos donos. Em resumo, os gols do jogo foram marcados por Hamdallah, para o time da casa. Enquanto isso, Saint-Maximin e Fraser marcaram para os Magpies.
Vale ressaltar que, a viagem se trata da primeira visita oficial da equipe a Arábia Saudita. Afinal, o time recentemente foi comprado por um bilionário fundo de investimentos, que tem estreita ligação com a família real do país.
⏱ Full-time and it's a win for #NUFC in our training game against @ittihad.
⚫️⚪️ pic.twitter.com/3Q4cY9HZMH
— Newcastle United FC (@NUFC) January 28, 2022
Polêmicas
Inegavelmente, toda relação gera bastante polêmica. Isto porque, a coroa saudita sofre duras críticas da imprensa internacional devido a graves acusações de violações dos direitos humanos. Principalmente, em relação ao assassinato do jornalista Jammal Khashoggi.
Desta forma, muitas vozes da opinião pública consideram a visita ao país uma jogada de Sportswashing. Termo utilizado para descrever situações onde governos autoritários usam o esporte para melhorar sua imagem externa. Contudo, antes do embarque, o treinador da equipe, Eddie Howe, fez questão de não entrar em maiores detalhes. Em sequência, ressaltou que o motivo da viagem é exclusivamente futebolístico.
Newscatle: A situação
Certamente, o Newcastle vive uma temporada complicada. Recentemente comprado por um fundo árabe, o clube vive a expectativa de se tornar uma potência. Todavia, dentro de campo o desempenho tem sido decepcionante. Afinal, os Magpies estão apenas na 18ª posição da Premier League, com apenas 15 pontos. Ou seja, dentro da zona de rebaixamento.
Enquanto isso, o clube segue buscando soluções no mercado. Aliás, apenas detalhes separam o anúncio oficial do volante Bruno Guimarães, de 24 anos. Assim sendo, o brasileiro deve se juntar a Trippier e Chris Wood, na lista de nomes contratados pela nova diretoria do clube.