Newcastle United – História, Mercado da Bola e Rumores

0
188
Newcastle United Football Club - Os corvos preto e branco
Newcastle United Football Club - Os corvos preto e branco

Newcastle United Football Club

Antes de mais nada, o Newcastle United Football Club ou Newcastle, foi fundado no ano de 1892. Assim, pela fusão de duas equipes locais Newcastle East End e West End Newcastle. Anteriormente eram rivais na Liga do Norte, mas depois o West End entrou em dificuldades financeiras, e decidiram fundir-se.

Desse modo, é considerado um dos maiores clubes do futebol inglês. Além disso, desde a fundação o clube manda seus jogos no St. James' Park. Os rivais são o Sunderland e Middlesbrough.

Trajetória do Newcastle, fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Newcastle iniciou o século XX logo com a maioria das suas conquistas no futebol. Assim, o clube faturou o Campeonato Inglês três vezes seguidas (1904–05, 1906–07 e 1908–09) e conseguiu chegar a final da Copa da Inglaterra em cinco chances e foi campeão em 1910. Seguindo, ganhou na década de 1920 a última Premier League do time e mais uma Copa.

Os anos de glória aconteceram na década de 1950. Assim, conquistou três vezes a Copa da Inglaterra. Ademais, na temporada de 1968-69 o time estava em um torneio europeu pela primeira vez e surpreendeu ao vencer a Taça das Cidades com Feiras, (que foi o precursor da Copa da UEFA), batendo o Sporting, Feyenoord, Real Zaragoza e Rangers no caminho, antes de triunfar contra o Újpest, da Hungria, na final. Contudo, nos anos seguintes mesmo com jogadores brilhantes, chegavam nas finais mas não levavam os troféus

Declínio

Antes de mais nada, a equipe sempre estava entre os maiores e na década de 1980 houve um grande declínio dos Magpies. Desse modo, foi perdendo força até chegar a 2ª divisão e com mudanças na direção do clube. Contudo, contou com jogadores que como Paul Gascoigne, Peter Beardsley, Chris Waddle e o ex-capitão da Inglaterra, Kevin Keegan para se erguer, mas caiu mais uma vez no ano de 1989.

Mercado de Transferências do Newcastle

Em suma, a equipe sempre contou com atletas da base, jogadores do Reino Unido e alguns estrangeiros que marcaram época no clube. Dessa maneira, o time é vitorioso e muito querido por muitos ao redor do mundo.

Hughie Gallacher do Airdrieonians em 1925

O baixinho atacante Hughie Gallacher atuou pelo Newcastle de 1925 até 1930. Assim, teve uma média impressionante de 0,82 gols por jogo, marcou 143 gols em 178 jogos pelo clube do nordeste inglês. Além disso, foi essencial na conquista do último titulo Campeonato Inglês dos The Magpies. Sendo assim, anotou 36 tentos no torneio, recorde de um atleta até hoje pelo time.

Peter Beardsley do Whitecaps, por 168 mil em 1983

O meia Peter Beardsley teve duas passagens pelo Newcastle e conseguiu sucesso em ambas. Assim, pelo clube foram 117 gols em 321 partidas, bons números para a posição. Contudo, fez parte de uma excelente geração, mas não levou nenhum titulo. Desse modo, teve dois vice da Premier League, perdendo para o Manchester United nas ocasiões.

A saber, marcou o nome na história do clube e até trabalhou na comissão técnica por alguns anos. Todavia, em 2019 foi acusado de racismo vinda de atletas e foi punido pela Federação Inglesa.

Shay Given do Blackburn Rovers, por £ 2,25 milhões em 1997

O goleiro irlandês Shay Given chegou no ano de 1997. Assim, já foi colocando no banco Steve Harper e Pavel Srnicek. Pelo clube atuou em 489 partidas e é considerado um dos maiores ídolos do time.

No entanto, mesmo baixo, ficou marcado por defesas marcantes. Além disso, foi selecionado duas vezes para a seleção da Premier League, em 2001/2002 e 2005/2006. Seguiu no time até o ano de 2009, depois teve passagens por outros clubes e se aposentou no ano de 2017.

Nolberto Solano do Boca Juniors, por £ 2,5 milhões em 1998

O atacante peruano foi um dos grandes nomes do elenco no final dos anos 1990 e início de 2000. Assim, sempre o clube disputava vaga para Champions League nesse tempo. Ele era pilar do clube com seus chutes fortes, potentes e velocidade. Ademais, Solano realizou 296 jogos e marcou 48 gols antes de se transferir para o West Ham.

Alan Shearer do Blackburn Rovers, por 21 milhões em 1996

O jogador é considerado um dos maiores ídolo do clube, mesmo sem conquistar nenhum título. E também o maior atacante da Premier League. O centroavante é o maior artilheiro da história do time com 206 gols marcados. Seu estilo era marcado por ser clássico e um completo camisa 9. Era forte, bom nas bolas aéreas e não perdoava dentro da área.

Alan Shearer atuou 10 anos pelo clube, de 1996 até 2006 quando se aposentou. Contudo, fica incomodado por não ter conquistado nenhuma taça pelo time, mas foi vice do campeonato Inglês em duas ocasiões. Todavia, seus gols e presença marcaram época na torcida e na história, para muitos ele é o maior ídolo da história dos The Magpies.

Não há posts para exibir