Newcastle vence o Tottenham e Joelinton mostra que precisa voltar à Seleção

5 minutos de leitura

Na primeira rodada da Premier League, um gol de pé esquerdo, de chapa, no cantinho, para dar a vitória ao Newcastle sobre o Southampton, por 1 a 0 Neste domingo (01), um drible no campo de defesa para sair da pressão do adversário e um passe 50 metros, que rasgou a defesa do Tottenham e terminou no gol de Isak, valendo a vitória por 2 a 1 no St. James’ Park, pela terceira rodada da Premier League.

É assim que Joelinton, em três rodadas de Campeonato Inglês, mostra suas credenciais. Depois de sofrer com lesões na última temporada, o brasileiro larga a nova como um dos melhores meio-campistas da Premier League.

O momento rendeu grandes elogios de Alan Shearer, lenda do Newcastle e maior artilheiro da história da Premier League:

— Ele é simplesmente uma torre e força no meio-campo. A reviravolta desse jogador é incrível. Ele é um poço de classe, é um dos melhores meio-campistas da Premier League, é um gigante de meio-campista. Ele nunca se esconde do jogo, mesmo em regiões realmente difíceis do campo.

Em comentário sobre as declarações de Shearer, o técnico Eddie Howe fez coro:

— Eu concordo com ele. Quando ele está no seu melhor, eu odiaria jogar contra ele. Ele é fisicamente incrível e está no seu melhor fisicamente.

Por que Joelinton tem lugar na seleção brasileira?

O argumento se baseia principalmente no fato de que a as últimas convocações brasileiras não dispunham das qualidades de Joelinton.

Para o setor de meio-campo em que o camisa 7 do Newcastle atua, Dorival Júnior convocou André, Bruno Guimarães, Gérson e João Gomes.

Os três primeiros tem características similares: são volantes armadores, com grande capacidade de organizar o jogo de uma região baixa do campo.

João Gomes, por sua vez, é um pouco mais parecido com Joelinton. Utiliza suas capacidades físicas para cobrir uma grande região do campo, contribuindo para o jogo com intensidade e valências mais defensivas.

Joelinton, por sua vez, alia a fisicalidade, a intensidade e a capacidade de ir e vir de uma área a outra com melhores capacidades ofensivas — afinal, o pernambucano é centroavante de origem. É por isso que quando está perto da área adversária, o brasileiro é um perigo para oponente por sua capacidade de finalizar e resolver situações no espaço curto.

Mas, quando está perto da própria área, Joelinton também é um perigo para o adversário. Com seu 1,86 e mais de 80 kg de pura musculatura, o brasileiro marca quase tão bem como ataca. Além disso, como mostrou neste domingo, é capaz de tirar o próprio time da pressão e também servir como armador.

Por essas e outras, é um meio-campista mais completo do que os outros que dispõe Dorival.

Newcastle 2 x 1 Tottenham

O Newcastle deve dificuldades, sofreu pressão, mas conseguiu vencer o Tottenham por 2 a 1. Harvey Barnes abriu o placar, Dan Burn marcou contra após a jogada de Pedro Porro, mas Isak fez o 2 a 1.

Com o resultado, o Newcastle vai à quarta colocação da Premier League, com sete pontos conquistados em duas vitórias e um empate na competição. O Tottenham, por sua vez, com uma vitória, um empate e uma derrota, é o 10º, com quatro pontos.

João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador da PL Brasil. Cobriu futebol internacional, carioca e esportes olímpicos pelo Lance! e foi editor de conteúdo do Esporte do Grupo Globo - lá fez parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.