Newcastle: Retrospectiva 2021

Newcastle: Retrospectiva 2021
Foto Destaque: Reprodução/Newcastle

Provavelmente, 2021 ficará marcado como um ano ímpar na história do Newcastle. Por um lado, o time teve um péssimo desempenho esportivo ao longo dos últimos 12 meses. Por outro, o clube foi adquirido por um bilionário fundo de investimentos saudita, que promete tornar a equipe uma potência do futebol europeu. Dessa forma, este período pode marcar o início de uma nova era em St. James Park. Contudo, só o tempo irá dizer o destino dos Magpies.

Newcastle 2021: Início do ano

Antes de mais nada, o Newcastle abriu o ano de 2021 com mais uma campanha bem discreta na Premier League. A saber, na temporada passada, o time terminou a competição na 12ª posição. Mesmo sem correr riscos de rebaixamento, o desempenho não agradou aos torcedores, que cada vez mais insistiam pela saída do treinador, Steve Bruce.

Além disso, a relação entre torcida e diretoria, que nunca foi boa, parecia estar chegando ao seu limite. Assim, já nesse contexto, começaram a surgir muitas especulações sobre uma possível venda do clube.

Começo desastroso

Já na atual temporada, o time apresentou um desempenho bem irregular desde os primeiros jogos. De tal forma que, foi apenas na 15ª rodada que a equipe conseguiu sua primeira vitória na Premier League. Aliás, com apenas 11 pontos marcados até o momento, o Newcastle faz sua pior campanha na história da competição.

Ademais, na Carabao Cup, a situação também não foi boa. Visto que, os Magpies foram eliminados pelo Burnley, ainda na segunda fase do torneio. Contudo, em meio a todas essas turbulências, o Newcastle chegou a um feito histórico nesse ano. A saber, o clube atingiu a marca de 1000 jogos pela Premier League. Aliás, o time de St. James Park foi apenas a oitava equipe a conseguir este feito.

A Venda do Clube

Inegavelmente, as aproximações do fundo de investimentos saudita , PCP Capital Partners and RB Sports & Media, já eram de conhecimento público desde a primeira metade do ano. Nutrindo ligações diretas com a coroa do país árabe, principalmente com o príncipe Mohammad bin Salman, a empresa teve suas primeiras tentativas de comprar o clube barradas pela federação inglesa.

Todavia, após a resolução de entraves legais, referentes a transmissão pirata da Premier League na Arábia Saudita, a equipe finalmente teve o aval para ser negociada. Desse modo, no dia sete de outubro, o Newcastle foi vendido ao fundo de investimentos, por 300 milhões de libras.

Assim sendo, a nova diretoria promete tornar o clube em uma nova potência do futebol europeu. Só para ilustrar, levando em consideração a fortuna de seus donos, o Newcastle pode vir a se tornar o time mais rico do mundo.

Controversas

Entretanto, a aquisição do clube por membros da coroa saudita despertou opiniões negativas de certa parte da opinião pública. Afinal, o governo do país sofre duras críticas em relação a violações dos direitos humanos e crimes de guerra. Desse modo, muitos especialistas classificam este ato como uma manobra de Sportswashing, termo utilizado para descrever uma situação em que um país usa de grandes investimentos no esporte para limpar sua imagem perante ao mundo.

Por outro lado, a compra contou com a aprovação da maioria dos torcedores dos Magpies. Afinal, a relação com o antigo dono, Mike Ashley, era bem conturbada. No comando do clube desde 2007, o empresário britânico nunca conseguiu elevar o patamar do time. Aliás, nesse meio tempo, o Newcastle sofreu com dois rebaixamentos na Premier League.

A queda de Steve Bruce

Apenas alguns dias depois de mudar sua diretoria, o Newcastle anunciou a demissão de  Steve Bruce. Desse modo, o treinador encerrou sua passagem pelo clube com a marca de 97 partidas na área técnica da equipe. Nesse período, o técnico somou 29 vitórias, 25 empates e 43 derrotas. Ademais, vale ressaltar que o comandante deixou o time sem vencer nenhuma partida na atual edição da Premier League.

Eddie Howe assume o clube

Certamente, as manchetes esportivas ficaram em polvorosa para saber qual seria o primeiro movimento da nova diretoria do Newcastle. Assim sendo, muitas especulações surgiram para o cargo de treinador do clube. Todavia, após conversas frustrados com técnicos como, Paulo Fonseca e Unai Emery, o clube fechou acordo com o britânico , Eddie Howe, de 44 anos.

Conhecido pelo ótimo trabalho no Bournemouth, Howe foi visto com bons olhos pela diretoria do Newcastle. Assim, o treinador foi escolhido para liderar o início de uma nova era do clube. Ademais, sob o comando do novo técnico, o time conseguiu sua primeira vitória na Premier League.

Entretanto, mesmo mostrando boas ideias de jogo, o treinador, até o momento, não conseguiu grandes resultados no campeonato. Só para ilustrar, Howe soma apenas uma vitória, dois empates e quatro derrotas pelo clube.

Foto Destaque: Reprodução/Newcastle

O Destaque

Apesar do desempenho ruim, o Newcastle ao menos teve um destaque individual neste período. De acordo com o Sofascore, o atacante francês, Allan Saint-Maximin, 24 anos, é o jogador com melhor rendimento nesta temporada. No clube desde 2019, o atleta vem atuando em grande nível. Com muita velocidade e poder de drible, o ponta marcou quatro gols e deu três assistências nessa edição da Premier League.

Foto Destaque: Reprodução/Newcastle

Newcastle 2021: Situação

O Newcastle atualmente é o penúltimo colocado do Campeonato Inglês, com apenas 11 pontos. Isto é, dois pontos atrás do Watford, primeiro time fora do Z3. Dessa maneira, o clube deve encerrar 2021 dentro da zona de rebaixamento.

Expectativas para futuro

Certamente, a janela de transferência reserva muitas especulações para os torcedores do Newcastle. Afinal, com o aporte da nova diretoria, o clube elevou seu potencial financeiro. Desse modo, os jornais esportivos voltam seus olhos para as movimentações do clube no mercado.

Todavia, a situação dos Magpies na Premier League é bem delicada. Por isso, reforços são mais que necessários para o time se livrar da ameaça de rebaixamento. No entanto, a diretoria deve presar por contratações certeiras, que cheguem para elevar o nível do elenco de maneira imediata.