Até onde é viável a permanência de Rafa Benítez no Newcastle?

Elenco fraco e nenhuma contratação em vista pode gerar a saída do treinador

rafa benítez

Rafa Benítez está no comando do Newcastle desde março de 2016. Durante esse período, o treinador viveu diferentes momentos: não conseguiu salvar a equipe do rebaixamento na primeira temporada; conquistou o título da Championship posteriormente e surpreendeu a todos com sua equipe terminando na décima posição no retorno à elite na temporada passada.

No entanto, durante boa parte de sua passagem por St. James’ Park, o técnico espanhol teve à sua disposição um elenco de baixa qualidade, convivendo com contratações baratas e atletas de nível técnico discutível.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

Dezin Pergunta #01 – Recordes da Premier League

Leia mais: Newcastle x Sunderland, o clássico que vai muito além do futebol

É de conhecimento público as divergências entre o treinador e o dono do clube, Mike Ashley.

O maior impasse ficou por conta do condicionamento por parte de Ashley de apenas realizar a contratação de jogadores após Benítez renovar seu contrato. Essa condição é inversa a do técnico, que somente renovará seu contrato caso bons jogadores cheguem a Newcastle.

Outro ponto que gera conflitos é a possível venda do clube, caso que já vem se arrastando há algum tempo.

Mike Ashley pouco investiu no clube nas últimas janelas de transferências. (Crédito: Zona Cero)

Enquanto nenhuma das hipóteses acontece, os torcedores continuam sofrendo ao ver os Magpies em campo. A equipe segue figurando na parte de baixo da tabela, lutando contra o rebaixamento, uma das marcas do clube sob a gestão de Ashley.

Essa teimosia por parte do mandachuva alvinegro pode custar a permanência do treinador no comando da equipe.

Leia mais: Listamos os melhores livros sobre futebol inglês

Rafa Benítez foi um dos poucos treinadores de renome que o Newcastle conseguiu trazer nos últimos anos. A chance de viver dias melhores poderia vir das mãos do técnico, que por onde passou, conquistou títulos.

No entanto, a reticência do proprietário do clube em abrir os cofres e trazer atletas de qualidade o elenco e fazer uma campanha decente mina qualquer possibilidade de sucesso.

Assim, nos atuais moldes, Rafa Benítez está apenas perdendo seu tempo e prestígio dirigindo uma equipe como o atual Newcastle, ainda que demonstrando carinho e respeito pelo clube e seus torcedores.

A saída de Rafa Benítez se mostra cada vez mais provável ante a falta de interesse e investimentos por parte do proprietário da equipe. (Créditos: Chronicle Live)

Um elenco fraco e limitado como é o de hoje pode muito bem ser comandado por um treinador com um perfil voltado para dirigir equipes da parte de baixo de tabela.

Leia mais: Atrasos e espera: a demora do novo estádio e o baixo público do Tottenham em Wembley

Da mesma forma, o Newcastle e seu proprietário estão apenas desperdiçando boa parte do dinheiro não investido em contratações ao manter o salário de um técnico de equipe de ponta como é caso de Benítez.

Caso o cenário não apresente mudanças, o ideal é o espanhol se desligar do clube e buscar uma equipe onde terá à sua disposição uma direção com um pensamento vencedor e disposta em investir na equipe.

Permanecer em St. James’ Park, infelizmente servirá somente para desgastar ainda mais sua imagem com uma eventual nova queda dos Magpies.