Rafa Benítez está no comando do Newcastle desde março de 2016. Durante esse período, o treinador viveu diferentes momentos: não conseguiu salvar a equipe do rebaixamento na primeira temporada; conquistou o título da Championship posteriormente e surpreendeu a todos com sua equipe terminando na décima posição no retorno à elite na temporada passada.
No entanto, durante boa parte de sua passagem por St. James’ Park, o técnico espanhol teve à sua disposição um elenco de baixa qualidade, convivendo com contratações baratas e atletas de nível técnico discutível.
Acompanhe a PL Brasil no Youtube
Dezin Pergunta #01 – Recordes da Premier League
Leia mais: Newcastle x Sunderland, o clássico que vai muito além do futebol
É de conhecimento público as divergências entre o treinador e o dono do clube, Mike Ashley.
O maior impasse ficou por conta do condicionamento por parte de Ashley de apenas realizar a contratação de jogadores após Benítez renovar seu contrato. Essa condição é inversa a do técnico, que somente renovará seu contrato caso bons jogadores cheguem a Newcastle.
Outro ponto que gera conflitos é a possível venda do clube, caso que já vem se arrastando há algum tempo.
Enquanto nenhuma das hipóteses acontece, os torcedores continuam sofrendo ao ver os Magpies em campo. A equipe segue figurando na parte de baixo da tabela, lutando contra o rebaixamento, uma das marcas do clube sob a gestão de Ashley.
Essa teimosia por parte do mandachuva alvinegro pode custar a permanência do treinador no comando da equipe.
Leia mais: Listamos os melhores livros sobre futebol inglês
Rafa Benítez foi um dos poucos treinadores de renome que o Newcastle conseguiu trazer nos últimos anos. A chance de viver dias melhores poderia vir das mãos do técnico, que por onde passou, conquistou títulos.
No entanto, a reticência do proprietário do clube em abrir os cofres e trazer atletas de qualidade o elenco e fazer uma campanha decente mina qualquer possibilidade de sucesso.
Assim, nos atuais moldes, Rafa Benítez está apenas perdendo seu tempo e prestígio dirigindo uma equipe como o atual Newcastle, ainda que demonstrando carinho e respeito pelo clube e seus torcedores.
Um elenco fraco e limitado como é o de hoje pode muito bem ser comandado por um treinador com um perfil voltado para dirigir equipes da parte de baixo de tabela.
Leia mais: Atrasos e espera: a demora do novo estádio e o baixo público do Tottenham em Wembley
Da mesma forma, o Newcastle e seu proprietário estão apenas desperdiçando boa parte do dinheiro não investido em contratações ao manter o salário de um técnico de equipe de ponta como é caso de Benítez.
Caso o cenário não apresente mudanças, o ideal é o espanhol se desligar do clube e buscar uma equipe onde terá à sua disposição uma direção com um pensamento vencedor e disposta em investir na equipe.
Permanecer em St. James’ Park, infelizmente servirá somente para desgastar ainda mais sua imagem com uma eventual nova queda dos Magpies.