Newcastle na PL 2019/2020: a sensação é de alívio

Torcedores dos Magpies vivem a expectativa da venda do clube

0
343
newcastle 2019 2020
Richard Heathcote/Getty Images

Depois de muitas dúvidas sobre o trabalho de Steve Bruce, o Newcastle United conseguiu garantir a sua permanência na elite, após realizar uma campanha sem sustos na Premier League 2019/2020. Neste texto, iremos analisar a temporada dos Magpies e destacar quem foi o principal nome da campanha do clube.

Quais eram as expectativas para o Newcastle na temporada 2019/2020?

newcastle 2019 2020
Mike Egerton/Pool via Getty Images

Após a saída do técnico espanhol Rafa Benítez no fim da temporada 2018/2019, o futuro do clube ficou nas mãos de Steve Bruce, que estava no Sheffield Wednesday. Por conta de trabalhos questionáveis do treinador ao longo das últimas temporadas e pelo Newcastle ser conhecido por não gastar muito, a campanha do clube na temporada 2019/2020 era motivo de preocupação.

O começo do clube na competição foi complicado, mas as vitórias foram surgindo aos poucos. Quase sempre na base do desespero e nos minutos finais, quando os padrões táticos são totalmente ignorados. No entanto, o torcedor do Newcastle pode concordar que Steve Bruce cumpriu a sua missão.

Leia mais: Jonás Gutiérrez: como o ex-Newcastle superou o câncer e marcou gol decisivo

No retorno após a pandemia da covid-19, o clube conseguiu bons resultados e chegou a somar sete pontos nos três primeiros jogos. Apesar disso, as contusões no elenco e o cansaço com a sequência de jogos colocaram um fim a qualquer sonho de classificar para a Liga Europa.

Agora, o torcedor dos Magpies só quer uma resposta da Premier League em relação à compra do clube pelo fundo de investimento saudita. Após quatro meses, ainda não houve posição oficial da entidade sobre a possível venda do Newcastle.

Destaque

Um dos reforços do Newcastle para a temporada 2019/2020, o meia-atacante francês Allan Saint-Maximin foi certamente um grande acerto do clube. Contratado por 16,5 milhões de libras junto ao Nice, da França, Saint-Maximin foi certamente uma peça fundamental de Steve Bruce na temporada.

Apesar de possuir apenas três gols e quatro assistências em 25 jogos, a qualidade do jogador dá uma nova dinâmica para o Newcastle. O francês tem facilidade para abrir espaços com os seus dribles e velocidade para puxar os contra-ataques, que são fundamentais para uma equipe defensiva como os Magpies.

Com cinco anos de contrato restantes, Saint-Maximin deve permanecer no clube pelo menos para a próxima temporada, mas se o francês continuar se destacando e o Newcastle não almejar grandes objetivos, ele não permanecerá no clube por bastante tempo.

Leia mais: Os 10 maiores ídolos da história do Newcastle

Surpresa

Maior contratação da história do clube, o brasileiro Joelinton chegou ao Newcastle para ser a solução do ataque do clube, que sofre constantemente com a falta de gols. No entanto, o jovem talento revelado pelo Sport teve dificuldades de adaptação na sua primeira temporada na Premier League e acabou sendo a surpresa negativa da equipe.

Pelo Hoffenheim, Joelinton costumava exercer uma função diferente da que desempenhou no Newcastle durante a temporada. Com isso, o brasileiro teve que adaptar à nova função. Além de sofrer por conta do estilo de jogo pragmático implementado por Steve Bruce, que dificulta a vida dos seus jogadores de ataque.

Na reta final da temporada, o brasileiro viu o seu companheiro de ataque Dwight Gayle anotar alguns gols, o que fez Joelinton perder espaço entre os 11 iniciais.

Temos que levar em consideração que ainda é a primeira temporada dele em solo inglês, portanto, ele tem tempo para demonstrar uma evolução. Com um time reforçado e bem treinado, Joelinton ainda pode brilhar com a camisa do Newcastle.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • DEZIN PERGUNTA #05 | LEO ZACARIN SABE TUDO SOBRE O NEWCASTLE?