Newcastle mira brasileiro que é o ‘melhor lateral de LaLiga’

4 minutos de leitura

O Newcastle voltou a engrenar na Premier League depois de um início ruim e tem esperanças de classificação na Champions League. Visando fortalecer o elenco, os Magpies buscam reforçar a lateral-esquerda e têm um brasileiro na mira.

Trata-se do jovem Samuel Lino, do Atlético de Madrid. O site espanhol “Todo Fichajes” relata que há “grande interesse” no jogador e que o clube inglês tem monitorado o brasileiro de perto.

Newcastle quer “o melhor lateral de LaLiga”

Embora Samuel Lino não tenha necessariamente garantido um lugar como titular sob o comando de Diego Simeone nesta temporada, o brasileiro impressionou quando entrou em campo.

Uma das revelações da LaLiga nesta temporada, Lino tem jogado principalmente como ala-esquerdo pelo Atletico Madrid, sendo sua capacidade ofensiva e sua velocidade algumas das razões pelas quais o técnico do Newcastle, Eddie Howe, ficou interessado.

Newcastle
(Foto: Icon Sport)

De acordo com especialistas em análise de dados da empresa SciSports, ele é o melhor lateral do campeonato espanhol na média de recuperações de bola, deixando grandes nomes como Carvajal e João Cancelo para trás.

Além do destaque em números defensivos, seu bom desempenho cruzamentos, dribles e finalizações também chama a atenção. Ele também contribuiu com dois gols e duas assistências em nove rodadas.

Quem é Samuel Lino?

O jogador nunca participou de uma edição do Campeonato Brasileiro na carreira: começou no São Bernardo, do interior paulista, em 2018, e um ano depois se transferiu para o Gil Vicente, de Portugal.

No início da carreira, Lino atuava mais como ponta e, na primeira temporada em Portugal, jogou no lado direito. Ele foi ganhando mais liberdade e, na temporada 2021/22, já caindo pela esquerda, marcou 12 gols e deu cinco assistências na Primeira Liga.

Ele foi contratado em junho de 2022 pelo Atlético de Madrid por 6,5 milhões de euros e imediatamente emprestado para o Valencia, onde teve destaque como titular absoluto: seis gols e uma assistência, jogando as 38 rodadas.

O brasileiro tem contrato com o Atlético até junho de 2027, e o Newcastle poderia usar um lateral ofensivo no elenco. Atualmente, as opções são Dan Burn, um zagueiro durante quase toda a carreira, o jovem Lewis Hall, que é mais um criador pelo meio, e Tino Livramento, destro que atuou pela esquerda em alguns momentos.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]