Duelo com Barcelona e Inter de Milão: a campanha do Newcastle na última vez na fase de grupos da Champions League

5 minutos de leitura

O Newcastle viverá um dia histórico, nesta terça-feira (19). Contra o Milan, no San Siro, a partir das 13h45 (de Brasília), a equipe voltará a uma partida de fase de grupos da Champions League depois de 20 anos. A geração de Bruno Guimarães repetiu o feito de Alan Shearer e companhia e agora quer sonhar mais alto.

Os Magpies jogaram a Champions League duas vezes seguidas no início do atual século, em 2002/03 e 2003/04. A primeira participação deixou saudades no torcedor, mas a segunda ida à Europa foi traumática para o torcedor. Essa será a quarta vez em todos os tempos do time alvinegro na competição de clubes mais desejada do continente.

Eliminação precoce em 2003/04 com erro de Alan Shearer

Presente no G4 da Premier League anterior, o Newcastle teve de disputar a fase eliminatória da Champions League, antes de chegar aos grupos. No entanto, o time não conseguiu provar a força do Campeonato Inglês e foi eliminado precocemente.

O adversário na “pré-Champions” foi o gigante sérvio Partizan. As equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado. O Newcastle venceu por 1 a 0 em Belgrado, mas acabou derrotado em casa no jogo de volta pelo mesmo placar. Nas penalidades máximas, o Toon foi eliminado, com direito à lenda Alan Shearer desperdiçando uma das cobranças.

A equipe acabou indo jogar a Copa da Uefa, atual Europa League. Lá, os ingleses bateram na trave e caíram nas semifinais, para Olympique de Marselha.

2002/03: quando o Newcastle fez bonito na Champions League

Um ano antes, o Newcastle havia orgulhado sua torcida na Champions. A trajetória foi longa e contou com vitórias contra gigantes, classificações seguidas e presença na terceira fase. À época, o regulamento da competição era diferente, com a disputa de uma segunda fase de grupos após a primeira fase.

O elenco do Newcastle era dotado de qualidade e comandado por Sir Bobby Robson. Na capitania, Alan Shearer e Gary Speed eram as lideranças. Shay Given era sinônimo de segurança. Outros nomes importantes, como a lenda peruana Nolberto Solano, e os importantes valores Craig Bellamy, Jermaine Jenas e Hugo Viana eram peças de um plantel de peso.

A força desse time se viu na Champions League. Ao todo, foram 14 jogos, sete vitórias, seis derrotas e um empate. Na fase eliminatória, o time passou o carro diante do modesto Željezničar, da Bósnia. Depois, o Newcastle mediu forças com Feyenoord, Dinamo de Kiev e Juventus na fase de grupos.

Uma das principais vitórias na inesquecível campanha foi diante da Vecchia Signora, em casa. O gol do triunfo foi de Andy Griffin, já na etapa final.

Classificado, o clube foi para uma chave com Barcelona, Inter de Milão e Bayer Leverkusen. Apesar de duas vitórias sobre os alemães e um empate diante dos italianos, os Magpies não conseguiram se classificar e deram adeus à Champions League. Mesmo assim, o time caiu de pé e deixou na boca da torcida o gostinho de quero mais, que pode ser saciado agora, 20 anos depois.

“Vilão” em 2003/04, Alan Shearer foi o grande artilheiro do time na competição, com seis gols em dez jogos. O maior goleador da competição foi Ruud van Nistelrooy, com 12 gols pelo Manchester United.

Os compromissos do Newcastle na Champions League

  • Milan x Newcastle – 19/09 (13h45)
  • Newcastle x PSG – 04/10 (16h)
  • Newcastle x Borussia Dortmund – 25/10 (16h)
  • Borussia Dortmund x Newcastle – 07/11 (14h45)
  • PSG x Newcastle – 28/11 (17h)
  • Newcastle x Milan – 13/12 (17h)
Bruno Guimarães Newcastle Premier League
Bruno Guimarães comemorando um gol pelo Newcaslte | Foto: Icon Sport
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.