O Newcastle se sagrou campeão da Copa da Liga Inglesa ao superar o Liverpool por 2 a 1 neste domingo (16) no Estádio de Wembley. A inédita conquista acabou com o jejum de títulos nacionais do clube que já durava 70 anos.
Mais do que isso, o troféu é a consagração de ótimo trabalho desenvolvido por Eddie Howe desde que assumiu o time, em novembro de 2021. O técnico sequer pôde conter a euforia ao ver a bola cabeçada por Burn ir caprichosamente para a rede defendida por Kelleher aos 45 minutos do primeiro tempo.
Torcedores do Newcastle presentes em Wembley, que àquela altura viam um jogo dominado pelos Magpies, também foram tomados pela emoção. Há pouco mais de dois anos, no mesmo lugar, o time já estava perdendo por 2 a 0 para o Manchester United na decisão da Copa da Liga antes da marca de 40 minutos.
“Agora, temos mais confiança e somos jogadores diferentes”, disse o capitão Bruno Guimarães ao projetar o duelo contra o Liverpool. “Estamos em um momento melhor do que da última vez que enfrentamos o Manchester United”, complementou ele.
O brasileiro está correto. Howe tem méritos para além da partida deste domingo. O treinador é o responsável por alavancar o nível de Joelinton, por exemplo, e ajudar Alexander Isak a se estabelecer como um dos principais artilheiros da Europa.
Dessa forma, soltou enorme sorriso quando o camisa 14 ampliou o marcador aos sete minutos da segunda etapa. O gol obrigou Arne Slot a fazer mudanças. O holandês tirou o zagueiro Konaté e o atacante Diogo Jota para colocar Curtis Jones e Darwin Núñez, respectivamente.

Os minutos seguintes foram tensos para o Newcastle, com o Liverpool na pressão para buscar o resultado. Houve uma boa finalização de Jones defendida por Pope e, nos acréscimos, Chiesa diminuiu.
Faltavam cerca de cinco minutos para o árbitro apitar o fim de jogo, e a tensão tomou conta de Wembley. Liverpool foi para o tudo ou nada, enquanto o Newcastle tentava esfriar o ímpeto dos adversários.
No entanto, pela Inglaterra só se falava uma coisa: “Está acontecendo”. O histórico título do Newcastle, pelo qual torcedores esperaram por 70 anos, chegou a St James' Park e coroou a evolução do time, além de conceder a Howe sua segunda honraria como técnico.
Conquista do Newcastle também expõe fragilidade do Liverpool
Como disse Alan Kennedy, que já defendeu tanto Newcastle quanto Liverpool, “já era hora” de a taça reencontrar os Magpies, e o troféu tem um significado ainda maior ao considerar o contexto. Os Reds dominam a Premier League, porém, foram recém-eliminados da Champions League e tinham a chance de mostrar reabilitação para garantir o primeiro título de Slot no comando do time.
A exemplo do duelo contra o PSG, meio-campistas do Liverpool não conseguiram ter muito espaço para comandar as jogadas da equipe. Como esse é um dos pontos fortes do clube de Merseyside, as ofensivas ficaram limitadas.
Por outro lado, mais um mérito para a conta de Howe. O inglês conseguiu realizar o sonho de Bruno Guimarães, Joelinton e companhia, e todos agora estão marcados na história do Newcastle.
𝓞 𝓢𝓞𝓝𝓗𝓞 𝓢𝓔 𝓣𝓞𝓡𝓝𝓞𝓤 𝓡𝓔𝓐𝓛𝓘𝓓𝓐𝓓𝓔 🏆
Após 70 ANOS, o Newcastle volta a ser campeão ⚫⚪ pic.twitter.com/VtH5FGkwwD
— PL Brasil (@plbrasil1) March 16, 2025