O Newcastle foi derrotado por 4 a 2 pelo Liverpool na última segunda-feira (2) e segue vivendo momento de baixa na temporada. A equipe de Eddie Howe teve um desempenho muito ruim e esteve inferior aos Reds durante quase toda partida. A arbitragem concedeu dois pênaltis aos comandados de Jürgen Klopp, o que revoltou o técnico dos Magpies.
A vantagem do Liverpool poderia ter sido maior. Os vermelhos tiveram uma média de 7.27 de gols esperados (xG) na partida, recorde histórico na Premier League. O goleiro Dubravka teve uma grande atuação e impediu que os vencedores marcassem mais gols. Os tentos do placar foram anotados por Mohamed Salah (2), Curtis Jones e Coady Gakpo. O Newcastle descontou com Alexander Isak e Sven Botman.
Liverpool were at their attacking best against Newcastle, breaking the record for the highest xG in a Premier League match!
See how that scintillating match compares to previous records ➡️ https://t.co/xLqzbIHenG pic.twitter.com/4zrvffblFJ
— Premier League (@premierleague) January 2, 2024
Os pênaltis marcados em Liverpool e Newcastle
Uma das defesas de Dubravka foi em um pênalti cobrado por Salah no primeiro tempo. Por outro lado, o egípicio teve outra chance na etapa final e não desperdiçou. O técnico Eddie Howe reclamou das duas marcações e destacou que o Newcastle foi prejudicado na partida.
Segundo o comandante, a segunda penalidade não deveria ser assinalada. Diogo Jota sofreu leve impacto do goleiro e caiu no gramado. O juiz apontou a marca da cal.
—Para mim, isso não deveria ser dado. Acho que Martin Dubravka recolheu as mãos, deu dois passos antes de cair, então para mim não é pênalti–, comentou.
Sobre a primeira penalidade, Eddie Howe reconheceu que houve o contato de Longstaff em Luis Díaz, mas ainda assim viu com maus olhos a decisão e colocou o Newcastle em posição de time prejudicado pela arbitragem na partida.
—Mesmo no primeiro, posso ver por que foi dado, mas o contato foi tão mínimo que nos sentimos prejudicados nessas decisões–, ponderou.
Apesar de reclamar da arbitragem, Howe admitiu que o Liverpool jogou melhor que o Newcastle. O técnico inglês avaliou que a equipe precisa superar possíveis erros dos homens do apito.
—Você tem que ter a mentalidade de que você mesmo precisa criar sua sorte. Sentir-se prejudicado, sentir emoções negativas ou pena de si mesmo nunca traz resultados positivos. Então, olharemos para nós mesmos também e o que podemos melhorar. Não foi um desempenho perfeito para nós–, argumentou.
Newcastle vive fase desastrosa na temporada
Os Magpies têm convivido com inúmeras lesões no momento de maior número de jogos do calendário do futebol inglês. Nas últimas oito partidas, o time de Eddie Howe venceu apenas uma partida e foi derrotado sete vezes. O Newcastle também foi eliminado da Copa da Liga Inglesa e Champions League nesse período.
Em queda livre na temporada, a equipe agora ocupa a nona posição da Premier League, com 29 pontos. O próximo jogo dos alvinegros será no sábado (6), contra o Sunderland, pela FA Cup.