Newcastle chega ao 1000º jogo de Premier League neste sábado

0
173
Newcastle
Foto Destaque: Reprodução/Newcastle

Certamente, todos os holofotes da partida entre Manchester United x Newcastle, estarão voltados para possível reestreia de Cristiano Ronaldo pelos Red Devils. Entretanto, a data também vai ser especial para os Magpies. A saber, o confronto marca a milésima partida do time de St. James Park pela Premier League. Com toda certeza, uma marca impressionante! Confira alguns fatos e números dessa era.

Newcastle na Premier League

Decerto, o Newcastle é um dos times mais tradicionais da Inglaterra.  Só para exemplificar, os Magpies são apenas o  8º clube à atingir a marca de 1000 jogos pela competição. Assim sendo, a equipe possui nesse histórico, 369 vitórias, 255 empates e 375 derrotas. Ademais, o time de St. James Park só não participou da Premier League em duas temporadas, 2009/2010 e 2016/2017.

Em contrapartida, suas melhores participações no torneio foram nas temporadas 96/97 e 97/98, quando o clube bateu na trave e acabou com o vice-campeonato destas respectivas edições.

Maior artilheiro do Newcastle

Mesmo que não tenha conquistado a liga até o momento, o Newcastle pode se orgulhar de ser a casa do maior artilheiro da história da Premier League. De fato, Alan Shearer é uma lenda do St. James Park. Só para ilustrar, o atacante mantém o recorde de 260 gols na competição, sendo 148 com a camisa dos Magpies.

Foto: Reprodução/Alan Shearer

Maior goleador estrangeiro

Enquanto isso, o jogador estrangeiro com mais gols pelo clube na Premier League é o nigeriano Shola Ameobi. Em resumo, o centroavante africano marcou 43 gols em 295 partidas pelo campeonato. Ao passo que sua passagem pelo clube Newcastle durou de 2000 até 2008, com um breve retorno em 2014.

Newcastle
Foto: Reprodução/Newcastle

Jogador que mais vezes entrou em campo

Definitivamente, o goleiro irlandês Shay Given detêm o recorde de jogador que mais vezes vestiu a camisa do Newcastle na Premier League. Posto que o atleta acumula 354 partidas na liga, distribuídas ao longo de 12 temporadas pelo clube. Em suma, sua passagem durou de 1997 até 2009.

Foto: Reprodução/Transfermarkt

Maior goleada

Decerto, a vitória por 8 x 0, contra o Sheffield Wednesday está marcada na memória dos torcedores do clube. Assim sendo, a goleada no St. James Park é até hoje o placar mais elástico do Newcastle na era Premier League. Em síntese, os gols da partida foram marcados por Alan Shearer (cinco vezes), Kieron Dyer, Aaron Hughes e Gary Speed.

Newcastle
Foto Destaque: Reprodução/Newcastle

Brasileiros no St. James Park

Acima de tudo, o Newcastle foi o primeiro time inglês que abriu as suas portas para jogadores brasileiros. Nesse sentido, a passagem de Mirandinha, ainda na era pré-Premier League, foi um marco no mercado da bola.  Desse modo, o atleta marcou 19 gols em 45 partidas pelos Magpies.

Já na fase atual do campeonato, o clube contou com outros brazucas em seu elenco. Dentre eles, Fumaça, Cláudio Caçapa e Kenedy. Atualmente, o atacante Joelinton é o único brasileiro na equipe do Newcastle. No clube desde 2019, o jovem tem 10 gols em 84 jogos pelo time.

Foto: Reprodução/ Globo Esporte

Newcastle e o futuro

Por fim, qualquer fã do futebol inglês deve ter um apreço pelos Magpies. Seja pela atmosfera do St. James Park, pela linda camisa, ou pelos craques que já passaram pela equipe.  Sobretudo, é inegável a importância deste time para o crescimento e fortalecimento da Premier League.

Entretanto, o clube vem ficando longe protagonismo ao longo das últimas décadas. Ademais, a torcida vive em constante batalha contra os atuais donos do clube. Neste cenário a equipe sofre com grande instabilidade em suas campanhas. Todavia, se depender da tradição e paixão de seus torcedores, o Newcastle sempre vai estar entre os grandes da clubes da Inglaterra.