Apesar de ter ficado uma temporada inteira num clube inglês sem jogar uma partida da Premier League, um brasileiro promete rivalizar Newcastle e Aston Villa no mercado da janela de transferências.
De acordo com o que foi divulgado pelo jornal espanhol “As”, o volante Arthur Melo, de 26 anos, pode pintar tanto no time de Unai Emery quanto no de Eddie Howe.
Com contrato com a Juventus até o meio de 2025, é improvável que Arthur volte a jogar pelo clube italiano — ao menos se o treinador continuar sendo Massimiliano Allegri. O entorno do jogador entende que o estilo do técnico não bate com o brasileiro e que sua continuidade representa o fim da passagem de Arthur por Turim.
A PL Brasil apurou que o entorno do jogador vai conversar com os representantes da Juve para entender se a melhor opção será um empréstimo ou uma transferência permanente. A confirmação é que, além dos ingleses, também há o interesse de clubes espanhóis, italianos e turcos.
O volume de times que gostariam de contar com Arthur na Europa também significa que o jogador não voltará para o Brasil neste ano. De acordo com o seu entorno, o volante quer continuar jogando em alto nível e a Premier League é uma opção que interessa muito ao atleta.
Contratação deixou olheiros do Liverpool “envergonhados”
Até por isso, Arthur foi emprestado para o Liverpool em 2022/23. O problema é que o brasileiro tampouco teve sequência na Inglaterra. Foram apenas 76 minutos em campo, distribuídos em um jogo da Champions League e outro da Copa da Liga Inglesa. Com problemas físicos, ele não conseguiu jogar nem com a equipe sub-21 do Liverpool — foram apenas duas partidas, em setembro e em fevereiro.
Tanto que, segundo o site “Football Insider”, a equipe de olheiros dos Reds “ficou envergonhada” ao recomendar a contratação do Arthur. Ele chegou a Anfield no último dia da janela de transferências por uma taxa de 4 milhões de libras, num negócio motivado pela sequência de lesões entre os meio-campistas do elenco. Uma temporada depois, o negócio virou exemplo do que não fazer em Liverpool, ainda mais numa janela onde o clube precisará ser muito mais assertivo por não ter se classificado para a Champions League.
Arthur Melo voltou de lesão e um Ben Doak inspirado ajudou muito numa vitória por 7 a 1 do #LFCU21s sobre o Leicester City esta tarde ⤵️ pic.twitter.com/3hV1hI16Pq
— Liverpool FC Brasil (@LFCBrasil) February 25, 2023
Por isso, é surpreendente que Aston Villa e Newcastle disputem o brasileiro já que, em uma temporada de Inglaterra, Arthur não disputou um minuto sequer de Premier League. O Newcastle ainda jogará a Champions, enquanto o Villa tem pela frente a Conference League.
Voltar à Inglaterra seria uma chance de Arthur retomar o potencial que tinha no começo de carreira. O volante surgiu muito bem no Grêmio, onde foi campeão da Libertadores e saiu direto para o Barcelona. Depois de duas temporadas decepcionantes, virou moeda de troca para os catalães fecharam com Pjanic, então jogador da Juve. E tampouco encontrou muito espaço na Itália.
Também seria uma oportunidade do jogador voltar ao radar da seleção brasileira, que não frequenta desde a Copa América de 2019.
Disputa com brasileiros no Newcastle e no Aston Villa
É curioso que, tanto nos Magpies quanto no Villa, Arthur chegaria para disputar posição com outros volantes brasileiros. E, ao que tudo indica, não seria titular em nenhuma das duas equipes.
No Newcastle, o dono da posição é Bruno Guimarães, cada vez mais consolidado na Europa. O setor de meio-campo ainda tem Joelinton e Longstaff, e o clube, impulsionado pela classificação europeia e pelo dinheiro da Arábia Saudita, estuda as contratações de Barella, da Inter de Milão, e Maddison, do Leicester.
Já no Villa, Douglas Luiz é quem ganhou destaque pela temporada que fez. O brasileiro foi um dos jogadores que mais evoluiu na Inglaterra e fechou 2022/23 como segundo artilheiro e vice-líder de assistências da equipe.