Newcastle: A estreia de Howe no comando do clube

Newcastle: A estreia de Howe no comando do clube
Foto Destaque: Reprodução/Newcastle

Eddie Howe certamente possui muitos holofotes apontados para seu trabalho. Afinal, o treinador inglês é o primeiro profissional escolhido pela nova diretoria do Newcastle para comandar o clube. Contudo, antes de todas as promessas de contrações estelares, o técnico tem a ingrata missão de conseguir livrar o time do rebaixamento com o atual elenco.

A saber, em sua estreia, o time de St. James Park empatou, em 3 x 3, com o Brentford. Desse modo, os Magpies seguem sem vencer na Premier League, mesmo após 12 rodadas disputadas. Todavia, o que os números desta partida podem indicar para o futuro do clube e do treinador?

A Formação

Primeiramente, a disposição do time foi uma novidade. A saber, Howe montou o time em um  esquema de 3-4-3. Divergindo das formações tradicionalmente usados pelo antigo treinador, Steve Bruce, que geralmente optava por um 4-4-2 ou 4-5-1. Em resumo, o novo treinador optou por uma linha defensiva formada por três zagueiros, um meio campo mais sólido, com a ausência de Almirón, e um tridente ofensivo.

Além disso, algumas mudanças na escalação inicial foram feitas. Dentre elas, destaque para volta de Joelinton para o time titular. Desse modo, o brasileiro teve boa atuação, com direito a gol. Ademais, de acordo com o Sofascore, o atleta teve a maior nota individual da partida.

O Desempenho

Certamente, uma das mudanças visíveis da equipe foi a diferença na proposta de jogo. Em contraste com a última partida, contra o Brighton, na qual o time teve apenas 34% da posse de bola, o Newcastle teve uma porcentagem de 52% do tempo com a bola no pé. Só para ilustrar, esta é a primeira vez, desde o confronto contra o Aston Villa, na 2ª rodada, que o time de St. James Park teve mais a bola que seu adversário.

Aliás, o desempenho ofensivo foi o grande saldo positivo deste confronto. Afinal, esta foi a única vez que o Newcastle marcou três gols em uma partida desta Premier League. Também chama a atenção o número de finalizações dos Magpies. De tal forma que, na partida o time arrematou 23 vezes, sendo nove delas no gol adversário. Só para constar, na última rodada foram apenas seis chutes durante o jogo.

Entretanto, a linha defensiva deixou a desejar. Isto é, o esquema formado por três zagueiros foi bastante irregular e a equipe levou três gols. Aliás, junto do Norwich, o Newcastle é o time com a pior defesa do campeonato. Decerto, um grande ponte de atenção para Eddie Howe.

A Situação do Newcastle 

Inegavelmente, a situação do Newcastle é bem preocupante. Assim, o time é o atual lanterna da Premier League, com apenas seis pontos e nenhuma vitória. Dessa forma, o clube volta a campo no próximo sábado (27), quando visita o Arsenal.