NEC Nijmegen – História, estatísticas e conquistas

O NEC Nijmegen é um clube de futebol da cidade de Nijmegen, na Holanda, que atua na Eredivise, elite nacional. Fundado em 1900, atua no estádio Goffert, que tem capacidade para 12.500 mil torcedores. De fato, é considerado um grande clube do país. A saber, o clube possui apenas dois títulos holandeses da segunda divisão (74/75 e 2015/16) e um da terceira divisão (63/64).

Trajetória do NEC Nijmegen: fundação, conquistas e ascensão

O NEC Nijmegen foi fundado em 15 de novembro de 1900 no município de Nijmegen, por três homens locais, que gostavam do esporte. August Lodenstijn, Antoon Kuypers e Wouter de Lent – representando as pessoas da benedenstad (cidade baixa) que, devido ao seu status de classe trabalhadora, não eram capaz de jogar pelo maior clube da cidade, o Quick 1888.

Devido à falta de fundos, o Eendracht inicialmente jogou apenas amistosos contra equipes de outras partes da cidade até 1903, quando a liga local em Nijmegen foi formada. O Eendracht foi o primeiro campeão e foi promovido à liga regional de Gelderland, e dois anos depois o clube foi promovido à segunda divisão do futebol holandês.

O Eendracht se juntou, em abril de 1910 com o NVV Nijmegen  um clube formado dois anos antes por ex-membros do Quick 1888. O novo clube recebeu o nome de Nijmegen Eendracht Combinatie.

Mercado de Transferências do NEC

De fato, o NEC Nijmegen não é muito de gastar no mercado de transferências. Aliás, não é um clube acostumado nem a trazer jogadores de outras equipes. A saber, sua principal filosofia é mais voltada para as divisões de base. Mas a Premier League Brasil lista aqui alguns rumores no mercado da bola que deram muito certo no time.

Bjorn Vleminckx, por £1,75 milhões em 2009/10

A maior jogada do NEC foi o atacante belga Bjorn Vlemincks, vindo do KV Mechelen. O jogador passou dois anos e teve boa participação, depois se mudando para o Club Brugge. 

Foram 69 jogos e 35 gols, além de 11 assistência. Um grande apresentação que deixou saudades na torcida.

Jaromir Simr, por £1,5 milhões em 2001/02

Jaromir Simr é um atacante holandês, vindo do Feyenoord. Foram quatros anos na equipe, com muitos jogos, mas poucos gols.

Foram 92 partidas, com seis gols e sete assistências.

Andrzej Niedzielan por £1 milhão em 2003/04

Outro atleta que marcou época no time é o centroavante polonês Andrzej Niedzielan. O centroavante chegou na equipe em 2003, vindo do futebol local de seu país.

Em suma, foram três anos e meio jogando na Holanda, com direito a muitos gols e saudades na torcida. Decerto, foram 87 jogos e 20 gols.

Jonas Olsson por £880 mil em 2005/06

Portanto, o zagueiro sueco, na época com 22 anos, chegou a equipe vindo do futebol de seu país. Decerto, foram três anos e grande apresentação, com 99 jogos e seis gols.

Em 2010, o jogador se mudou para o West Bromwich, custando mais de um milhão de Euros.

Édgar Barreto, por £800 mil em 2003/04

Por fim, o zagueiro mexicano era jovem promessa da época e se transferiu do Cerro Porteño, do Paraguai. O jogador fez grande passagem no time durante três anos e se mudou em 2007.

Decerto, em 2020, o zagueiro voltou ao time para jogar uma temporada e se aposentar. Foram 150 jogos e 14 gols.

Foto destaque: Divulgação/NEC