A Polícia Metropolitana confirmou que dois torcedores do Everton e do Chelsea foram banidos dos estádios por três anos. Os episódios envolvendo os casos ocorreram em 2023, durante clássicos locais válidos pela Premier League.
A ordem de proibição de futebol (FBO, da sigla em inglês) é uma lei civil que impede uma pessoa de assistir aos jogos de futebol nos estádios por um determinado período. Em partidas realizadas no exterior, o passaporte deverá ser entregue para as autoridades. O banimento pode variar de dois a dez anos.
Torcedor do Chelsea é banido dos estádios por gesto nazista
Um torcedor do Chelsea recebeu uma ordem de proibição para entrar nos estádios no Reino Unido por três anos após realizar uma saudação nazista aos torcedores do Tottenham. O fato ocorreu no dia 6 de novembro de 2023, no clássico realizado no Tottenham Hotspur Stadium.
A Polícia Metropolitana confirmou, em nota divulgada nesta quarta-feira (14), a condenação do torcedor do Chelsea, com o banimentos dos estádios no Reino Unido, além da restrição aos jogos realizados pelo clube no exterior.
— Um torcedor do Chelsea FC foi condenado hoje por uma ofensa à ordem pública com agravamento racial no Tribunal de Magistrados do Tâmisa. Ele foi visto fazendo uma saudação nazista aos torcedores do Spurs durante o jogo de 11/06/23. Multado e com FBO de 3 anos –, afirma nota da Polícia Metropolitana.
Insultos racistas contra Salah na Premier League motivaram punição de torcedor do Everton
Além do adepto do Chelsea, um torcedor do Everton também foi banido dos estádios e recebeu uma multa. Dessa vez, o caso envolveu Mohamed Salah, durante o derby de Merseyside, que foi realizado no dia 21 de outubro de 2023, em Anfield, também válido pela Premier League.
O Serviço de Procuradoria da Coroa (CPS, da sigla em inglês), informou que Joel Barwise foi flagrado por um comissário de jogo gritando palavras racistas após Salah ser anunciado em Anfield. Além dos gritos, ele também fez gestos de empurrão para insultar os torcedores sobre a tragédia no estádio de Heysel, quando 39 pessoas morreram esmagadas antes da final da Champions League em 1985, entre Liverpool e Juventus.
A polícia de de Merseyside rapidamente o identificou pelas imagens de segurança e ele foi preso. Inicialmente alegou que se tratava de um erro de identidade, mas depois assumiu a responsabilidade.
— Joel Barwise se considera um torcedor leal ao Everton, mas suas ações trazem vergonha ao clube. Ele zombou de uma tragédia do futebol e gritou abusos racistas contra um jogador importante do Liverpool foi anunciado. O futebol não tem lugar para esse tipo de comportamento — declarou Angela Conlan, promotora sênior da Coroa.
Assim como o torcedor do Chelsea, Barwise não poderá frequentar os estádios do Reino Unido por três anos, além de ser multado em 500 libras (R$ 3,1 mil). Ele não poderá ficar a menos de um quilômetro de qualquer partida do Everton no Goodison Park ou fora de casa, ou a menos de um quilômetro da estação Liverpool Lime Street em dias de jogos.