Antes de tudo, Nathan Aké é um zagueiro holandês de origem marfinense, que atualmente joga pelo Manchester City. Aké tem o pai marfinense e a mãe holandesa. Nascido em Den Haag, capital da Holanda do Sul, em 18 de fevereiro de 1995.
Nathan Aké – Início de carreira
O jogador iniciou no futebol jogando no amador local, VV Wilhelmus, em sua cidade natal, ficando lá de 2001 a 2003, quando chamou a atenção do time profissional da cidade, o Ado Den Haag. No clube fez boa parte da sua formação de base na infância, ficando até 2007, quando, ainda com 12 anos de idade, já movimentou o mercado da bola, fechando como Feyenood.
Assim, mudou de clube ainda nas divisões de base para um dos grandes do país. Dessa forma, em 2011, movimentou o mercado de transferências antes mesmo e ser profissional, pois o Chelsea comprou o jogador para atuar na equipe sub-17, ainda com 15 anos.
Trajetória, conquistas e highlights de Nathan Aké
Dois anos mais tarde, fez sua estreia na Premier League, em 26 de dezembro de 2012, contra o Norwich City, aos 17 anos, substituindo Juan Mata. Logo, Nathan Aké se profissionalizou nos Blues. No entanto, na época ele era lateral-esquerdo e, apesar de chamar a atenção dos treinadores, a posição tinha um dono: Ashley Cole. Portanto, o garoto não tinha muitas oportunidades.
Assim, ainda muito jovem e sem se firmar, foi emprestado no mercado da bola. Em 25 de março de 2015, foi ao Reading por um mês fazendo sua primeira de cinco aparições contra o Cardiff City em um empate 1 x 1.
Então, na temporada 2015/16, o Chelsea contratou Filipe Luís, e Aké ficou completamente sem espaço no clube. Assim, em agosto de 2015, foi emprestado no mercado da bola de uma temporada para o recém-promovido à Premier League, Watford, apesar de ter estendido seu contrato para mais cinco anos com o Chelsea.
Durante seu tempo com o Hornets, o técnico espanhol Quique Sánchez Flores usou Aké principalmente como lateral-esquerdo. Seu desempenho e ética de trabalho lhe renderam o prêmio de Jogador Jovem da Temporada de Watford. Em 29 de junho de 2016, mais um empréstimo, desta vez ao Bournemouth.
Num jogo contra o Liverpool, seu time anulou uma desvantagem de 3 x 1 faltando 15 minutos para vencer a partida por 4 x 3. Aké marcou o gol da vitória aos 93 minutos, seu terceiro gol na Premier League e o segundo contra o Liverpool.
Ao fim do seu empréstimo com o Chelsea, o Bournemouth exerceu a opção de compra do jogador, que ficou quatro temporadas no clube, onde amadureceu muito taticamente. Além disso, teve uma sequência e chegou a atuar cerca de 40 partidas por temporada, algo inédito na carreira. Ainda mais, mudou de posição e virou zagueiro. Desde então, Nathan Aké começou a mexer realmente com o mercado da bola. Por fim, protagonizou uma transferência milionária para o Manchester City.
Transferência e mercado da bola de Nathan Aké
Então, depois de muitos rumores no mercado de transferências, o Manchester City conseguiu contratar Nathan Aké. O holandês deixou o Bournemouth em agosto de 2020, por um valor aproximado de 45 milhões de euros.
No entanto, o atleta compete por uma vaga no time com jogadores de altíssimo nível como Rúben Dias, John Stones e Laporte. Por isso, não é titular. Mas, já entrou em campo 14 vezes com a camisa do Manchester City. Tampouco, o técnico Josep Guardiola pensa em negociá-lo, pois o vê como um membro valioso do elenco.
Em suma, o Manchester City não tem interesse em negociar Nathan Aké. Bem como, no mercado de transferências, nenhum clube apresentou propostas para tirá-lo do clube. No entanto, ele esteve relacionado com o Barcelona, em rumores da janela de inverno da temporada 2020/21. Mas, o negócio não saiu dos rumores e a expectativa é de que o jogador permaneça intacto no mercado da bola.