Napoli pode ser o grande nome do futebol italiano?

Napoli
Foto:Divulgação/Twitter/Official SSC Napoli

Antes de mais nada, o Conceito Premier de hoje vira seus holofotes para o Napoli. Afinal, a equipe vem dando show e está em segundo lugar na Serie A do Campeonato Italiano. A saber, o time aparece a somente um ponto atrás da atual campeã, Inter de Milão. Dessa maneira, o clube começou com tudo nessas primeiras rodadas e, assim, está invicto. Ou seja, um início arrasador. Ademais, esse plantel tem tudo para ser o grande nome do futebol italiano na temporada 2021/2022.

Entretanto, a pergunta que fica: será que já dá para cravar o Napoli postulante à vaga de campeão desse ano? No meu sentir, sim! Aliás não é de hoje que o time napolitano vem flertando em ser o grande nome do País da Bota. Portanto, ao analisar o retrospecto da equipe ao logo dos últimos anos fica mais fácil responder essa pergunta.

Retrospecto do Napoli

O Napoli é um dos times mais icônico e famoso do futebol italiano e do mundo. Decerto, sua fama se deu com a eternizada camisa 10 usada por Diego Armando Maradona. Ademais, essa foi a época de ouro da equipe e, assim, ao que parece, os bons ventos parecem soprar para os napolitanos novamente.

Dessa maneira, os Partenopei vêm na ponta da tabela no Italiano. A saber, a equipe estreou no campeonato, em casa, contra o Venezia. Assim, venceu por 2 x 0, jogando com um a menos quase toda a partida. Afinal, Victor Osimhen foi expulso aos 23’ do primeiro tempo. Entretanto, o desfalque do atacante não estragou a festa dos napolitanos.

Posteriormente, o Napoli venceu o Genoa por 2 x 1 e a Juventus também pelo placar de 2 x 1.  Por fim, massacrou a Udinese por 4 x 0.  Ou seja, está invicto no campeonato. Contudo, só estar invicto não basta, a equipe vem jogando bem.

Em contrapartida, pela Liga Europa, os Azzurri visitaram o Leicester e essa alta performance que o clube vem mostrando não foi diferente. O time empatou em 2 x 2 com os mandantes. Todavia, é possível dizer que até mereciam a vitória.

Em síntese, ao analisar o retrospecto recente da equipe pelas partidas válidas, a última derrota da clube foi em 07/04/2021 para a rival Juventus por 2 x 1, em jogo válido pela Serie A 2020/2021. Assim, o Napoli vem colecionando motivos para brilhar.

Os 10 motivos que podem fazer o Napoli ser o grande nome da temporada 

  1. O time vem jogando um bom futebol, de maneira equilibrada e objetiva, com poder ofensivo e uma excelente zaga;
  2. Em síntese, nos últimos cinco jogos, o Napoli marcou 12 vezes e levou quatro gols. Dessa maneira, com base nas estatísticas, o conjunto vem funcionando muito bem;
  3. Todavia, o maior goleador nesse início de temporada é o zagueiro Koulibaly, com dois gols. No entanto, todos os atacantes do time anotaram pelo menos um gol nos últimos jogos disputados. Ou seja, tanto o ataque quanto a defesa vêm mostrando poder ofensivo;
  4. Nesse sentido, a equipe napolitana é entrosada. Afinal, muitos jogadores do time estão há bastante tempo jogando juntos;
  5. O plantel tanto titular quanto o banco de reservas dos Azzurri são efetivos;
  6. Em suma, dos cinco primeiros time na tabela do italiano, o Napoli é o mais constante. Ao contrário, os adversários oscilam bastante nos resultados;
  7. A saber, nos últimos anos a equipe tem ficado entre os cinco melhores clubes da Serie A do Italiano;
  8. Ademais, o time voltou a levantar taça. Afinal, o Napoli foi campeão da Coppa Italia 2019/2020 depois de cinco anos;
  9. Contudo, o clube investiu em reforços na temporada e gastou 118 milhões na janela de transferências com nomes como Matteo Politano, que se encaixou muito bem na equipe;
  10. Por fim, o Napoli está invicto na temporada. Aliás, o clube não perde desde abril de 2021.

Dessa forma, a equipe napolitana não só vence como convence. Ou seja, o Napoli vem colhendo os frutos de um trabalho que já vem de longo prazo. Ademais, mesmo com as ausências de algumas peças, como Dries Mertens, Stanislav Lobotka e Diego Demme, a equipe vem funcionando perfeitamente. Diante disso, o clube tem tudo para voltar a ser arrasador como na era de 1986 a 1990, e, assim, o coração do apaixonado torcedor napolitano já começa a bater mais forte.