Napoli é campeão italiano após 33 anos

Napoli é campeão italiano após 33 anos
04/05/23 - 15:45

Finalizado

1

-

1

Napoli é campeão italiano após 33 anos

Udinese - Napoli

Italy Serie A - Stadio Friuli

A espera de mais de 30 anos acabou: o Napoli finalmente é campeão italiano. O time de Nápoles empatou com a Udinese em 1 a 1 na tarde desta quinta-feira (4), no Estádio Friuli, e garantiu o terceiro caneco da liga nacional em sua sala de troféus.

A Udinese, que jogava em casa, até tentou estragar a festa da torcida napolitana, abrindo o placar com Sandi Lovrić aos 13 minutos de jogo. Mas o principal jogador do Napoli na temporada, Victor Osimhen, empatou logo no início do segundo tempo e garantiu o título para o time azul.

Com 80 pontos (25 vitórias, cinco empates e três derrotas) e um aproveitamento de 80,8%, o Napoli conseguiu se sagrar campeão italiano com seis rodadas de antecedência.

Napoli campeão

Mesmo não jogando em casa, o Estádio Diego Armando Maradona ficou lotado de torcedores do Napoli que fizeram uma grande festa para comemorar o título italiano.

Os torcedores do Napoli presentes no Estádio Friuli invadiram o gramado ao final da partida para comemorar o título. Veja:

Enquanto o Napoli comemora seu terceiro título italiano, a Udinese ocupa a 12 posição na tabela de classificação, com 43 pontos. Na próxima rodada, a equipe alvinegra encara a Sampdoria na segunda-feira (8), às 13h30 (horário de Brasília), mais uma vez no Estádio Friuli.

O Napoli enfrenta a Fiorentina no domingo (7), às 13h (horário de Brasília), no Estádio Diego Armando Maradona. A partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Italiano será a oportunidade dos jogadores comemorarem junto de sua torcida o tão aguardado título italiano.

Atuação do brasileiro

Rodrigo Becão – 6,0

O zagueiro revelado no Bahia Rodrigo Becão fez uma partida regular. Deu poucos toques na bola, mas conseguiu tirar seis bolas da defesa. O brasileiro ainda arriscou um chute de fora da área no segundo tempo que passou perto do gol do Napoli.

Luciano Spalletti, técnico do Napoli

Com passagens por Empoli, Sampdoria, Udinese, Roma, Zenit e Inter de Milão, dentre outros clubes, Luciano Spalletti chegou ao Napoli em maio de 2021. Em maio do ano passado, o treinador napolitano chegou a ter seu carro roubado por torcedores que pediam a saída do técnico.

Na ocasião, o time vinha de três tropeços consecutivos e acabava o sonho de e consagrar campeão na temporada passada. Além disso, o Napoli havia sido eliminado precocemente na Copa da Itália, perdendo por 5 a 2 para a Fiorentina logo na primeira eliminatória, derrotado pelo Barcelona no playoff da Europa League.

Já nesta temporada, o treinador conseguiu emplacar um estilo de jogo ofensivo, com Lozano, Kvaratskhelia e Osimhen. Finalmente, o time encaixou e conseguiu chegar até as quartas de final da Champions League, sendo eliminado pelo Milan, e às oitavas de final da Copa Itália. Com 32 vitórias, seis empates e seis derrotas, Spalletti conseguiu um aproveitamento de 77% na temporada e encerra 2022-23 com seu primeiro título de Campeonato Italiano.

— Este Scudetto é algo que sai da caixa. Todos os que fazem parte deste sistema seriam beneficiados, não apenas Nápoles e o Napoli. Ganhar um Scudetto em Nápoles é um extra que do ponto de vista desportivo me faz sentir confortável em qualquer posição — disse o técnico do Napoli, após o empate com a Udinese.

Último título do Campeonato Italiano do Napoli

O último título de Campeonato Italiano do Napoli foi em 1990. O time de Maradona e Careca foi líder praticamente a competição inteira, tendo o Milan na sua cola. Os dois times chegaram a dividir a ponta da tabela por algumas rodadas, a equipe rossoneri chegou até a ultrapassar em algum momento. Faltando quatro partidas para o fim da liga, o rubro-negro perdeu para o Verona por 2 a 1 e os azuis e branco fizeram 4 a 2 no Bologna. A equipe do “El Pibe de Oro” poderia empatar o jogo seguinte, mas acabou vencendo a Lazio e se sagrou bicampeã de seu país.

Auge do Napoli com Maradona e Careca

A década de 1980 foi a mais vitoriosa da história do Napoli. Muito disso se deve a Diego Maradona, que foi contratado em 1984 e nas duas primeiras temporadas no futebol italiano, a equipe de Nápoles terminou o campeonato em oitavo e terceiro lugar, respectivamente.

Na temporada seguinte, Maradona conseguiu levar o Napoli à conquista de seu primeiro scudetto. No mesmo ano, o time napolitano ainda venceu sua terceira Copa da Itália, derrotando a Atalanta por 4 a 0 na final. Em 1987-88, o time azul e branco foi eliminado na primeira fase da Champions League pelo Real Madrid.

Em 1988/1989, o time do sul da Itália jogou a Copa da Uefa. O clube chegou às finais da competição contra o Stuttgart, da Alemnha e, no primeiro jogo, vitória por 2 a 1 com gols de Maradona e do brasileiro Careca. No segundo, houve um empate em 3 a 3. Na mesma temporada, o Napoli foi vice campeão da Copa da Itália, perdendo para o Sampdoria na final.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.