Naby Keïta – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
315
Naby Keïta
Foto: Divulgação/Liverpool

Naby Laye Keïta, ou simplesmente Naby Keïta, é um jogador de futebol profissional guineense. A saber, nasceu no dia 10 de fevereiro de 1995, em Conakri, capital da Guiné, e atualmente joga pelo Liverpool. Enfim, o jogador iniciou sua trajetória nos campos com apenas nove anos.

Naby Keïta – Início de carreira

Keïta teve seu início no futebol com apenas nove anos de idade, em um time de sua cidade natal. Sendo assim, se juntou ao Horoya em 2004, equipe que tinha feito sucesso na década de 1980 e 90, quando empilhou títulos nacionais. Por fim, permaneceu no clube até o fim de suas categorias de base, em 2012, com 17 anos.

Em 2012, se mudou para a França, mas não em busca do mercado de transferências, mas de oportunidades. Assim, fez testes no Lorient e no Le Mans. Foi reprovado em ambos. Ainda em 2012, foi aprovado no modesto Istres. Dessa forma, ficou alguns meses na equipe juvenil antes de ver os rumores de que se tornaria profissional se confirmarem.

Trajetória, conquistas e highlights de Naby Keïta

Primeiramente, se profissionalizou no próprio Istres, da França, onde ficou apenas um ano. Na primeira temporada como profissional participou de 23 jogos, balançando as redes em quatro oportunidades, além de dar nove assistências.

No entanto, mesmo se destacando, sua equipe foi rebaixada para a 3ª divisão francesa. Sendo assim, por ser jovem e ter demonstrado um grande potencial, chamou atenção no mercado da bola de equipes do exterior francês. Os rumores foram crescendo, até que deixou a França no mercado de transferências rumo à Áustria.

Transferências e Mercado da Bola de Naby Keïta

Assim, deixou a equipe francesa e integrou o Red Bull Salzburg, da elite austríaca, que pagou 1,5 milhão de euros pelo seu passe no mercado da bola. A saber, o projeto das equipes da gigante de energéticos é de contratar jovens promessas e potencializá-las para o mundo do futebol. Com Keïta não foi diferente.

Jogando pela equipe da Áustria, marcou 11 gols, juntamente com 11 assistências em 80 jogos nas duas temporadas. Além disso, venceu quatro títulos, sendo duas Copas da Áustria e duas Bundesligas Austríaca. Ademais, foi eleito o Melhor jogador da Bundesliga Austríaca na segunda temporada.

RB Leipzig

Como de praxe, quando um jogador se destaca em uma equipe da Red Bull, o time alemão vai ao mercado da bola e investe no atleta. Dessa forma, o Leipzig pagou 29,75 milhões de euros no mercado de transferências pelos direitos econômicos de Keïta.

Mais maduro, jogando na Alemanha, participou de 71 partidas, sendo o destaque dos Die Rotten Bullen durante duas temporadas. A saber, balançou as redes em 17 oportunidades e serviu seus companheiros 15 vezes. Dessa forma, mesmo sem títulos, integrou as equipes da temporada da Bundesliga 2016/17 e da Europa League 2017/18.

Liverpool

Sendo destaque mais uma vez, surgiram rumores de negociação com o gigante inglês, que conseguiu comprar o atleta pela bagatela de 60 milhões de euros no mercado da bola. Chegou ao Liverpool pressionado, após receber a camisa 8 de Gerrard, que não tinha dono desde a aposentadoria da lenda inglesa.

No entanto, não sentiu a pressão e, logo na estreia, foi fundamental no primeiro gol do Liverpool na temporada, que foi marcado pelo egípcio Salah. Até o momento, o jogador já participou de 78 jogos, marcou sete gols e deu quatro assistências, além de ser titular absoluto do time.

Por fim, foi campeão da UEFA Champions League, em 2018/19. Posteriormente, venceu o Mundial de Clubes, em 2019, e a Premier League, em 2019/20.

Naby Keïta na seleção guineense

Pelo time do seu país, estreou em 2012, no seu primeiro ano como profissional. Três anos depois, foi eleito o Jogador do ano na Guiné. Além disso, foi nomeado ao time do ano da CAF (Confederação Africana de Futebol), em 2018. Por fim, participou, até o momento, de 35 jogos, com sete gols e três assistências.