O técnico Dorival Júnior vai anunciar mais uma convocação da seleção brasileira na próxima sexta-feira (27), às 13h (de Brasília), e não será surpresa se a Premier League for novamente o campeonato com mais atletas presentes na lista. A relação pode ter novidades, e uma delas seria um brasileiro que está em alta no futebol inglês.
O zagueiro Murillo, do Nottingham Forest, ainda não recebeu uma oportunidade com a “amarelinha”, mas tem feito ótimas atuações desde a temporada passada e está na expectativa de figurar entre os convocados para a Data Fifa de outubro. Segundo a ESPN, o jogador de 22 anos está entre os 45 pré-convocados de Dorival Júnior.
Em entrevista exclusiva à PL Brasil no CT do Forest, o jogador falou sobre ser ausência nas últimas listas de Dorival Júnior e ressaltou que a posição é “disputada”.
— Não sei o motivo principal de eu não ir para a seleção, mas acho que é pela grande disputa pelas posições. São grandes jogadores. Eu continuo tranquilo e espero continuar fazendo uma temporada excepcional neste ano e, quando eu tiver a oportunidade, aproveitar da melhor forma para nunca mais sair — planeja Murillo.
Concorrência por vaga na Seleção brasileira
O zagueiro revelado pelo Corinthians está em sua segunda temporada na Inglaterra, e se consolidou como um dos pilares do Nottingham Forest. Segundo a imprensa inglesa, o futebol de Murillo já chamou a atenção de clubes como Chelsea, Arsenal, Liverpool, PSG e Real Madrid. No entanto, o zagueiro entende que a concorrência pela posição no Brasil muito acirrada.
— Hoje vemos jogadores muito qualificados defendendo a seleção brasileira. Ainda mais na parte defensiva, com Magalhães, Beraldo, Militão, Marquinhos, Bremer, Fabricio Bruno… É uma competição muito grande, mas creio que estou no caminho certo. Estou desempenhando bons jogos e, quando você desempenha bons jogos na sua equipe, a seleção começa a ficar mais aparente — disse o atleta.
Domínio da Premier League na Seleção é justo?
Durante a Copa América, o número de jogadores de times que não fazem parte do chamado “Big 6” — como Aston Villa, Fulham, Wolverhampton e West Ham — convocados por Dorival foi alvo de críticas por parte dos torcedores.
Para Murillo, no entanto, há diferenças entre o futebol praticado na Europa e o brasileiro.
— Talvez, os jogadores aqui na Europa estejam um pouco mais qualificados ou experientes por estarem jogando aqui, que para mim é o real futebol, muito rápido e intenso. Acho que, quando um jogador consegue se adaptar aqui, consegue desempenhar melhor na seleção. Não acredito que seja só o fato de estar na Premier League, é também pela entrega e empenho — explicou.
O zagueiro usou a situação do volante André, dos Wolves, para exemplificar a situação, dizendo que ele já desempenhava “um grande futebol no Fluminense” e segue sendo convocado agora que está no Wolverhampton.
— Desempenhou um grande futebol no Fluminense, veio para a Inglaterra e continua sendo convocado. Acho que, quando você se destaca no Brasil, o mais provável é vir para a Europa. Muitos jogadores sonham em jogar na Premier League, mas não é essa questão. É sobre a posição que o Brasil pede, vamos dizer assim — afirmou.
Murillo quer ainda mais destaque na Inglaterra
Não é apenas na seleção que Murillo apontou concorrentes de peso na posição de defensor. O atleta fez questão de manter os pés no chão e destacar que ainda não se coloca no mesmo nível que Van Djik, Saliba e Rúben Dias, por exemplo, no futebol inglês.
— Este é meu segundo ano como profissional, então ainda tenho que aprender muita coisa. Acho que estou no caminho certo, é continuar trabalhando forte para, quem sabe um dia, estar entre em um top-5 zagueiros da Premier League — pontuou Murillo.