Como era o mundo quando o Liverpool foi campeão inglês pela última vez

Corinthians era campeão brasileiro pela primeira vez, Alex Ferguson ganhava primeira taça com o Manchester United e Nintendo lançava o Super Mario World

liverpool campeão inglês
Nintendo

Em abril, completaram-se exatos 30 anos desde que o Liverpool foi campeão inglês pela última vez. Do conhecido atual time titular da equipe, nenhum jogador era nascido quando os Reds ergueram o troféu. Contando os reservas que entram regularmente, apenas o zagueiro Dejan Lovren, além dos meio-campistas James Milner e Adam Lallana eram nascidos.

No jogo do título, o Liverpool derrotou o Queens Park Rangers por 2 a 1, em um Anfield completamente lotado, e conquistou o campeonato. Para saber todos os detalhes da campanha daquele time, você clica aqui e confere um especial que a PL Brasil fez sobre este esquadrão.

Você lembra quem era o presidente do Brasil na época? Quais eram os principais times do futebol inglês naquela época? Quem governava a Inglaterra? A PL Brasil responde essas e outras perguntas sobre aquela temporada.

Arsenal e Everton entre os maiores campeões

Se hoje o Manchester United é o maior campeão inglês, em 1990 ele ainda estava muito, mas muito longe de conseguir. Com o título, o Liverpool chegou aos 18, enquanto os Diabos Vermelhos tinham sete.

Abaixo do Liverpool, apareciam o Arsenal e o Everton com nove títulos. Durante esses 30 anos, os Gunners ganharam mais quatro vezes, enquanto os rivais dos Reds não venceram nenhuma vez o Campeonato Inglês e seguem com o jejum.

Leia mais: Archibald Leitch: o grande idealizador dos estádios ingleses

Tottenham no top 3, e primeiro título do Manchester United

Com Gary Lineker e Paul Gascoigne comandando dentro de campo, o Tottenham terminou aquela temporada na terceira posição, com 63 pontos e 16 a menos que o Liverpool. Os Spurs até flertaram com o título, mas perderam força na virada de 1989 para 1990.

Se o Tottenham ficou no quase, o Manchester United finalmente conquistou seu primeiro título sob o comando de Alex Ferguson. Ao derrotar o Crystal Palace no jogo replay da final da Copa da Inglaterra por 1 a 0, o tabu acabou.

Chelsea e Manchester City não pertenciam ao Big 6

Apesar de ser um clube com tradição e títulos importantes antes de ser comprado, o Chelsea não pertencia ao famoso Big 6, que reúne os clubes mais poderosos da Inglaterra. No entanto, os Blues fizeram uma boa campanha na temporada em que o Liverpool foi o campeão, onde terminaram em quinto e com 60 pontos ganhos.

Pelo lado do Manchester City, o clube ainda não havia despertado para a potência que é hoje. Terminou o campeonato na 14ª posição, uma abaixo do Manchester United.

Leia mais: Quais ingleses disputariam de forma inédita a Copa da Uefa caso não houvesse Heysel?

Sem brasileiros no futebol inglês

Se hoje a gente tem Alisson, Ederson, Fernandinho, Fred, Roberto Firmino e tantos outros brasileiros sendo referências nas equipes da Premier League, durante a temporada 1989/1990 isso não existia. Literalmente não havia nenhum brazuca na elite do futebol inglês.

Para se ter uma ideia de como o cenário era diferente, até a temporada em que o Liverpool foi campeão pela última vez, apenas Mirandinha, durante as temporadas 1987/1988 e 1988/1989 pelo Newcastle.

No Brasil, Corinthians campeão brasileiro

Em 1990, o campeão brasileiro aqui no Brasil foi o Corinthians, que conquistou a competição pela primeira vez naquele ano. Sob o comando de Neto, o Timão venceu o rival São Paulo na final e levantou o troféu.

Na Copa do Brasil, que estava apenas na segunda edição, o Flamengo venceu o Goiás na final e conquistou o título, com um time recheado de boas promessas que se tornariam realidades anos depois.

Brasil ainda era tri da Copa do Mundo

Quando o Liverpool se sagrou campeão inglês, o Brasil ainda era tricampeão do mundo. Teve a chance de mudar isso meses depois, mas acabou fracassando diante da Argentina na Copa do Mundo de 1990 e foi eliminado ainda nas oitavas de final.

Os argentinos chegaram à decisão, mas a equipe de Diego Maradona acabou sucumbindo e sendo derrotada por 1 a 0 na final. Com o título, a Alemanha também chegava ao tri juntamente com Brasil e Itália.

Formatos de competições diferentes

Se hoje há um fluxo enorme de estrangeiros na maioria das ligas por todo o planeta, na temporada 1989/1990 havia uma regra que limitava a presença deles nos grandes centros futebolísticos.

Uma regra que não existe mais fazia parte do futebol à época que o Liverpool foi campeão inglês pela última vez. O goleiro podia pegar uma bola recuada intencionalmente com as mãos.

Com relação às copas europeias, elas eram inteiramente disputadas em formato de mata-mata.

Milan tetra da Champions League

Enquanto o Liverpool conquistava o Campeonato Inglês, o Milan vencia a Champions League pela quarta vez. Com um timaço comandado por Van Basten, Ruud Gullit, Frank Rijkaard e Paolo Maldini, o clube italiano derrotou o Benfica na final por 1 a 0 e faturou a taça.

Nada de ingleses na Champions League

A temporada 1989/1990 não contou com nenhum clube inglês na Champions League devido à punição sofrida por eles por conta de Heysel, uma tragédia que deixou mais de 600 feridos e 30 mortos na final da competição disputada entre Juventus e Liverpool, na Bélgica. O clube italiano acabou vencendo por 1 a 0.

Governos mundo afora

No Brasil, o presidente recém-eleito Fernando Collor comandava o país, com o cruzeiro sendo a moeda por aqui – foi assim até 1993. Na Inglaterra, Margaret Thatcher estava em seu terceiro mandado e era cada vez mais odiada por boa parte do país devido ao isolamento político e social que promoveu em algumas cidades – como Liverpool, por exemplo.

Nos Estados Unidos, George Bush pai era o presidente do país, onde seu mandato durou até 1993. Ele é conhecido por ter selado o fim da Guerra Fria e derrotado Saddam Hussein na Guerra do Golfo.

O Muro de Berlim já havia caído, mas ainda existiam as duas Alemanhas: Ocidental e Oriental. A Ocidental, por exemplo, era bicampeã da Copa do Mundo – venceu 1954 e 1974.

Mortes de ídolos brasileiros

Em abril de 1990, o cantor Cazuza morreu em decorrência da Aids e deixou milhões de brasileiros aos prantos. Durante a Copa do Mundo do mesmo ano, o então comentarista da Manchete e ex-técnico da seleção brasileira, João Saldanha, também faleceu.

Eletrônicos eram raros

liverpool campeão inglês
Nintendo

Se hoje em dia é comum ter celular, videogames e TV por assinatura, em 1989 e 1990 isso era bem raro e praticamente não chegava de forma massiva.

A Nintendo dominava o mercado de videogame elançou naquele ano o fenômeno Super Mario World. O Playstation, por exemplo, o primeiro exemplar só foi lançado em 1995, enquanto o Fifa, da EA Sports, chegou em 1994.

Guns N' Roses nas rádios

Na música, o rock comandado por Guns N' Roses dominava. Curiosamente a banda viria a se apresentar em solo brasileiro um ano depois, durante o Rock In Rio de 1991, um dos maiores eventos da história do país até hoje.

Liverpool deve quebrar o jejum sem torcida

Com 82 pontos e com uma vantagem de 25 pontos para o Manchester City, é apenas questão de tempo para o Liverpool voltar a ser campeão inglês. Quando ainda não se sabe, já que a pandemia do novo coronavírus segue afetando todo o mundo. No entanto, de acordo com o jornal The Times, a Premier League está com um plano para terminar a temporada entre os meses de junho e julho.

Com o campeonato voltando, fica apenas questões de rodadas para o Liverpool oficializar o título. No entanto, a festa nas ruas com a torcida vai ter que ficar para outro momento. Se os fãs esperaram mais de 30 anos, alguns meses a mais é fácil, ainda mais quando se é para prevenir a propagação de uma doença.