Mundial sub-20: ‘novo Kalvin Phillips’ classifica a Inglaterra para as oitavas

4 minutos de leitura

A Inglaterra chegou à segunda vitória seguida no grupo E e se classificou para as oitavas de final do  Mundial sub-20. Nesta quinta-feira (25), gols de Bashir Humphreys, Alfie Devine e Darko Gyabi definiram a vitória por 3 a 2 sobre o Uruguai. Franco González e Matias Abaldo descontaram.

Os seis pontos jogam os ingleses para o topo da chave, que também tem Tunísia e Iraque. Já os uruguaios ficam estacionados nos três pontos, mas ainda têm boas chances de classificação porque, nesta competição, avançam também os quatro melhores terceiros colocados.

‘Novo Kalvin Phillips' faz o gol da classificação no Mundial sub-20

Os ingleses deram um grande passo para a classificação no primeiro tempo. O primeiro gol foi do zagueiro Bashir Humphreys, que fez a base no Chelsea mas está emprestado ao alemão Paderborn. No finalzinho da etapa inicial, o atacante Devine, cria do Tottenham, ampliou o placar.

Já no segundo tempo, o meia uruguaio Franco González (que joga no Danubio) diminuiu. Quando o Uruguai ameaçava chegar ao empate, Darko Gyabi fez uma boa jogada na entrada da área e acertou o canto do goleiro.

A história de Gyabi é interessante. O volante fez parte das categorias de base do Manchester City, mas se transferiu para o Leeds United em junho de 2022 como parte do negócio que envolvendo a venda de Kalvin Phillips dos Whites para os Citizens.

O volante inglês assinou um contrato de quatro anos com o Leeds e, graças à saída de Phillips, conseguiu ter certo espaço no time profissional. Ele estreou na Premier League justamente num jogo contra o Manchester City.

O time da Inglaterra é treinado por Ian Jones e joga no mesmo esquema 3-4-3 que Gareth Southgate usa na seleção adulta. Nele, Gyabi joga como volante na linha de meio-campo.

Antes do fim do jogo, ainda deu tempo de Matias Abaldo, do Defensor, fazer o segundo gol do Uruguai.

Próximos jogos

A Inglaterra fecha a primeira fase contra o Iraque, enquanto o Uruguai joga contra a Tunísia. Ambos os jogos acontecem no domingo (28) às 15h (de Brasília).

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista formado pela ECA-USP, campineiro e repórter na PL Brasil. Passagens por EL PAÍS, Revista Veja e Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]