Começa neste sábado (20) o Mundial sub-20 da Fifa, a competição mais importante entre categorias de base do mundo.
A competição foi remarcada para a Argentina e acontecerá entre os dias 20 de maio e 11 de junho, depois de sair da Indonésia na última hora, por conta da situação político-social do país e dos protestos por conta da participação de Israel, que não tem relação diplomáticas com o governo do país asiático.
O torneio reúne 24 países que estão divididos em seis grupos, com quatro seleções em cada. Avançam para as oitavas de final os dois primeiros de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados.
A competição será transmitida no Brasil pelo SporTV na TV fechada e pela CazéTV no YouTube. Os direitos são do Grupo Globo mas, a princípio, não está programada nenhuma transmissão na televisão aberta.
Como sempre, o Mundial sub-20 promete jogar luz sobre algumas das maiores promessas do futebol mundial. Na última edição, por exemplo, tiveram destaques nomes como Erling Haaland, Julian Alvarez, Darwin Nuñez, Ronald Araujo e Rafael Leão.
Em 2023 não deve ser diferente. Só no Brasil estarão estrelas como Andrey Santos e Marcos Leonardo, que em breve devem estar no futebol europeu — e representando a seleção brasileira principal.
Por isso, a PL Brasil preparou um guia sobre quais jogadores merecem uma atenção especial durante o Mundial sub-20. Confira:
Grupo A: Argentina, Guatemala, Nova Zelândia e Uzbequistão
Os donos da casa são os grandes favoritos do grupo A. Apesar de não contarem com Alejandro Garnacho, que foi vetado da competição pelo Manchester United, a Argentina de Javier Mascherano ainda joga em casa com o volante Máximo Perrone, que trocou o Vélez Sarsfield pelo Manchester City; o meia Valentin Carboni, da Inter; Matías Soulé, ponta da Juventus; Roman Vega, lateral-esquerdo do Barcelona; e Gino Infantino, promessa do Rosario Central.
As outras três seleções juntas tem apenas dois jogadores que atuam nos principais países do futebol europeu. Ambos estão na Nova Zelândia: Norman Garbett, que joga pelo Potenza na terceira divisão da Itália, e Kian Donkers, atacante do holandês NEC Breda.
¡Muchos éxitos y hasta la vuelta, Maxi! 🎩🪄
🤝🏻 #Vélez y @ManCity llegaron a un acuerdo por la transferencia definitiva de Máximo Perrone al fútbol inglés.
👨🏻💻 https://t.co/b2ENWljBwl pic.twitter.com/u6Q3UA3sBt
— Vélez Sarsfield (@Velez) January 23, 2023
Grupo B: Equador, Fiji, Eslováquia e Estados Unidos
Quem mais chama a atenção no grupo é a seleção de base do Equador. Depois de uma geração que ficou em terceiro lugar no último Mundial sub-20 e emplacou jogadores até na Premier League, os equatorianos voltam à competição com seis jogadores do Independiente Del Valle, que tem se mostrado um dos melhores projetos esportivos do continente, e outros seis da LDU, o maior clube do país. O artilheiro do Sul-Americano da categoria foi o centroavante Justin Cuero, do Del Valle. Também está no elenco o meia Kendry Páez, de apenas 16 anos, que já está acertado com o Chelsea.
Nos Estados Unidos, também vale ficar de olho no goleiro Gabriel Slonina, que é titular do Chicago Fire e foi comprado pelo Chelsea, e no atacante Kevin Paredes, que joga no Wolfsburg. Fiji e Eslováquia não devem ameaçar os duas seleções.
Grupo C: Colômbia, Israel, Japão e Senegal
Outra força sul-americana, a Colômbia tem como principais destaques o artilheiro Oscar Cortés, do Millonarios; Yaser Asprilla, que joga no Watford; e Alexei Rojas, goleiro das categorias de base do Arsenal. É um elenco menos badalado que o próprio Japão, que conta com alguns jogadores das principais potências europeias: Taichi Fukui é um meia do Bayern de Munique, e Niko Takahashi joga como lateral na base do Barcelona.
Senegal não conta com grandes destaques, e Israel tem como principal jogador o meia Tai Abed, do PSV.
Grupo D: Brasil, República Dominicana, Itália e Nigéria
O Brasil ainda chega como um dos favoritos ao título do Mundial sub-20, embora esteja desfalcado de Vitor Roque, Patryck Lanza e Aleksander em relação ao time que venceu o Sul-Americano sub-20. Ainda assim, será capitaneado por Andrey Santos, contratado pelo Chelsea. O elenco de Ramon Menezes também conta com promessas do nível de Mycael (Athletico-PR), Robert Renan (Zenit), Giovani (Palmeiras), Marlon Gomes (Vasco), Marcos Leonardo (Santos) e Sávio (PSV).
O time brasileiro tem dois jogadores que atuaram na última Championship: Marquinhos, que estava no Norwich emprestado pelo Arsenal, e Matheus Martins, que é do Watford — e será o camisa 10 do Brasil no Mundial.
Rumo ao Mundial! ✈️🇧🇷
A Seleção Brasileira foi convocada para a Copa do Mundo FIFA Sub-20.
Os 21 atletas convocados por Ramon Menezes se apresentam no dia 8 de maio, quando começa o período preparatório na Granja Comary.
A competição inicia no dia 20. O Brasil está no Grupo D,… pic.twitter.com/OMHaFdgVRb
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) April 28, 2023
O principal adversário no grupo é a Itália, que também não levará seu melhor time ao Mundial sub-20. Não tem nenhum atleta do Milan e apenas um da Juventus no elenco. Os mais conhecidos são o camisa 10 Tommaso Baldanzi, do Empoli, o meia Cesare Casadei, do Chelsea, e o lateral-esquerdo Alessandro Fontanarosa, da Inter de Milão. Já a Nigéria conta com o meia Victor Eletu, da base do Milan, e a República Dominicana tem dois atacantes em destaque: Schmidhauser, do RB Leipzig, e Derek Cuevas, do Barcelona.
Grupo E: Inglaterra, Iraque, Tunísia e Uruguai
O grupo traz um confronto interessante entre ingleses e uruguaios. O Uruguai contará com o volante Fabricio Diaz, do Liverpool de Montevidéu, que pode ser um possível reforço do Barcelona — e já chamou a atenção de vários clubes brasileiros. No entanto, a Celeste terá o desfalque de Alvaro Rodriguez, atacante do Real Madrid que foi o artilheiro da seleção no Sul-Americano sub-20.
Já a Inglaterra terá os desfalques de Bynoe–Gittens, vetado pelo Borussia Dortmund, com Samuel Iling-Junior, por decisão da Juventus, e com Lewis Hall e Carney Chukwuemeka, impedidos pelo Chelsea. Com isso, os jogadores mais conhecidos do elenco no Mundial sub-20 são Sam Edozie, do Southampton, e Aaron Ramsey, meia do Middlesbrough.
Tanto Iraque quanto a Tunísia têm jogadores atuando na Inglaterra: o iraquiano Alexander Aoraha é meia do Queens Park Rangers e o tunisiano Samy Chouchane joga no Brighton.
Grupo F: França, Gâmbia, Honduras e Coreia do Sul
Os franceses chegam no Mundial sub-20 com o desfalque do lateral-direito Malo Gusto, que está emprestado ao Lyon pelo Chelsea. Eles contam com o zagueiro Nzouango, da Juventus, e o atacante Antoine Joujou, único jogador do Le Havre da lista — o clube mais antigo da França conhecido por ter revelado craques como Pogba, Mahrez, Payet e Mandanda.
Nas outras três seleções, o caso mais curioso é o do zagueiro Kim Ji-Soo. Aos 18 anos, ele joga no Seongnam, que está na segunda divisão da Coreia do Sul — foi rebaixado em 2022 com 70 gols sofridos em 38 jogos. Mesmo assim, o defensor chama a atenção de clubes de grandes ligas europeias, como Bayern, Brentford e Sporting.