Destaque na janela de transferência, Mykhailo Mudryk, do Chelsea, está sendo investigado pela Associação de Futebol (FA), após os torcedores encontrarem um vídeo do jogador utilizando fala racista. O atacante se pronunciou e pediu desculpas.
Revelado no Shakhtar Donetsk, Mudryk foi disputado por Chelsea e Arsenal. O atacante demonstrou preferência para assinar com os Gunners, mas foi anunciado como reforço dos Blues pelo valor de 100 milhões de euros, disputando uma partida, mas deixou os torcedores otimistas.
Mudryk será investigado por fala racista em vídeo
Na janela de transferências de inverno, o Chelsea vem investindo na contratação de jovens jogadores. O destaque é Mudryk, revelação do Shakhtar Donetsk e que foi disputado entre as duas equipes de Londres, com os Blues levando a melhor contra o Arsenal.
As expectativas dos torcedores com relação ao atacante ucraniano são altas, com boa atuação nos poucos minutos que esteve em campo contra o Liverpool, podendo entrar em campo novamente na sexta-feira (3), quando os Blues enfrentam o Fulham.
Entretanto, Mudryk se envolveu em uma polêmica. Torcedores encontram um vídeo do jogador, publicado na rede social TikTok, onde ele utiliza um termo racista. Segundo o The Sun, fontes afirmam que o atacante estava recitando a letra da música “Freestyle”, do rapper americano Lil Baby.
No vídeo publicado nas redes sociais, Mudryk aparece ao lado de um amigo e um carro. Os dois colocam a mão no peito e cantam a música “Freestyle”, do rapper Lil Baby, repetindo um termo racista da canção.
Em entrevista ao portal de notícias The Sun, um representante do jogador afirma que o ucraniano lamenta qualquer ofensa causada pela publicação do vídeo. “Embora sua intenção fosse apenas recitar a letra de uma música, Mykhailo lamenta sua decisão e aceita de todo o coração que não foi apropriada”, comentou. O vídeo foi detalhe.
O grupo antirracismo do futebol Kick it Out, criticou a utilização do termo racista por Mudryk, independentemente do contexto. “A N-word é profundamente ofensiva e o uso deffe termo por figuras importantes do futebol só pode servir para afastar as pessoas do jogo”, afirmam.
Além disso, o grupo Kick it Out comenta sobre a conscientização dos atletas com relação aos termos racistas. “É importante que os jogadores de futebol usem sua plataforma significativa de maneira positiva, e estamos encorajados a ver que Mykhailo Mudryk reconheceu a dor causada pelo uso dessa calúnia ofensiva”, finalizou.
Diversos rappers vem criticando a utilização do termo, como Kendrick Lamar. “Estou nesta terra há 30 anos e houve tantas coisas que uma pessoa caucasiana disse que não poderia fazer. Então, seu eu disse que esta é minha palavra, por favor, deixe-me ter esta palavra”, disse o artista em 2018.
🚨 The FA have opened an investigation into Mykhalyo Mudryk for a TikTok video posted in July 2022 where the Ukrainian uses the N-word.
The player was reciting the lyrics of a 2017 song by Lil Baby.
✍️ @TheAthleticFC pic.twitter.com/ojUxXrOpIY
— Football Tweet ⚽ (@Football__Tweet) January 31, 2023