A International Football Association (Ifab), entidade que determina as regras do futebol, abriu as discussões sobre as novas mudanças que acontecerão no VAR, de acordo com o jornal inglês “The Telegraph”. Na Premier League, a ferramenta tem sido alvo de discussões desde a primeira rodada da temporada 2023/24.
Diante de tantas polêmicas, a Associação de Treinadores da Liga inglesa solicitou, nesta semana, que mudanças fossem feitas. A Ifab, por sua vez, já havia dito duas semanas antes que um “grupo de revisão de protocolo” iria analisar possíveis alterações.
O jornal inglês aponta que já foi dado o pontapé inicial nessas negociações. Até o momento, o debate foi limitado a um pequeno grupo, composto por representantes da Uefa e outras confederações continentais, mas nomes da Premier League irão se juntar a eles nas próximas semanas.
Apesar de ainda não haver nada de concreto sobre quais mudanças serão realizadas na PL, acredita-se que a primeira delas será a introdução do impedimento semiautomático na primeira divisão inglesa ainda nesta temporada.
Esta tecnologia foi utilizada pela primeira vez na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e está vigente também na Champions League 2023/24. No entanto, havia resistência dos dirigentes dos clubes da Inglaterra sobre sua implementação no país.
As recomendações propostas nas discussões seriam apresentadas ao Ifab a tempo da Assembleia Geral da entidade, em março de 2024. No entanto, devido ao histórico da organização, a probabilidade de que essas mudanças se tornem válidas já na próxima temporada é baixa, segundo o Telegraph.
Premier League quer transmissão de áudios do VAR em tempo real
O VAR já passou por algumas mudanças nesta temporada da Premier League. A liga, junto com a PGMOL, criou o programa “Match Officials: Mic’d Up”, transmitido semanalmente pelas emissoras que passam os jogos na Inglaterra. Nele, o ex-árbitro Howard Webb se une ao ex-jogador e comentarista Michael Owen num estúdio para explicar as decisões tomadas pela arbitragem nas últimas partidas, com base nos áudios revelados das equipes do VAR.
De acordo com o “Telegraph”, os clubes da Premier League desejam que, além disso, a conversa entre o árbitro de campo e o de vídeo seja transmitida ao vivo, no momento do jogo em si.
A apuração do veículo diz que a participação de representantes da Premier League nas reuniões da Ifab provavelmente envolverá um lobby pela implementação desta medida. Howard Webb já vem sendo pressionado para que isso aconteça na PL.