Tecnologia usada na Copa pode ser nova mudança da arbitragem na Premier League

5 minutos de leitura

A International Football Association (Ifab), entidade que determina as regras do futebol, abriu as discussões sobre as novas mudanças que acontecerão no VAR, de acordo com o jornal inglês “The Telegraph”. Na Premier League, a ferramenta tem sido alvo de discussões desde a primeira rodada da temporada 2023/24.

Diante de tantas polêmicas, a Associação de Treinadores da Liga inglesa solicitou, nesta semana, que mudanças fossem feitas. A Ifab, por sua vez, já havia dito duas semanas antes que um “grupo de revisão de protocolo” iria analisar possíveis alterações.

O jornal inglês aponta que já foi dado o pontapé inicial nessas negociações. Até o momento, o debate foi limitado a um pequeno grupo, composto por representantes da Uefa e outras confederações continentais, mas nomes da Premier League irão se juntar a eles nas próximas semanas.

Mudança vem após uso polêmico do VAR na Premier League (Foto: Icon Sport)
Mudança vem após uso polêmico do VAR na Premier League (Foto: Icon Sport)

Apesar de ainda não haver nada de concreto sobre quais mudanças serão realizadas na PL, acredita-se que a primeira delas será a introdução do impedimento semiautomático na primeira divisão inglesa ainda nesta temporada.

Esta tecnologia foi utilizada pela primeira vez na Copa do Mundo de 2022, no Catar, e está vigente também na Champions League 2023/24. No entanto, havia resistência dos dirigentes dos clubes da Inglaterra sobre sua implementação no país.

As recomendações propostas nas discussões seriam apresentadas ao Ifab a tempo da Assembleia Geral da entidade, em março de 2024. No entanto, devido ao histórico da organização, a probabilidade de que essas mudanças se tornem válidas já na próxima temporada é baixa, segundo o Telegraph.

Premier League quer transmissão de áudios do VAR em tempo real

O VAR já passou por algumas mudanças nesta temporada da Premier League. A liga, junto com a PGMOL, criou o programa “Match Officials: Mic’d Up”, transmitido semanalmente pelas emissoras que passam os jogos na Inglaterra. Nele, o ex-árbitro Howard Webb se une ao ex-jogador e comentarista Michael Owen num estúdio para explicar as decisões tomadas pela arbitragem nas últimas partidas, com base nos áudios revelados das equipes do VAR.

De acordo com o “Telegraph”, os clubes da Premier League desejam que, além disso, a conversa entre o árbitro de campo e o de vídeo seja transmitida ao vivo, no momento do jogo em si.

A apuração do veículo diz que a participação de representantes da Premier League nas reuniões da Ifab provavelmente envolverá um lobby pela implementação desta medida. Howard Webb já vem sendo pressionado para que isso aconteça na PL.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.