A Associação de Futebol (FA, na sigla em inglês) está planejando uma grande alteração para a Copa da Inglaterra na próxima temporada. A organização está preocupada com as mudanças da Champions League. No entanto, o novo regulamento promete ser um grande golpe para muitos clubes de divisões inferiores.
FA pode realizar grande mudança na Copa da Inglaterra
A Copa da Inglaterra é um dos torneios mais tradicionais do mundo. Realizada desde 1871, ela reúne clubes de diferentes divisões do futebol inglês, sendo a oportunidade para equipes menores de arrecadarem fundos para a temporada.
Segundo informações divulgadas pelo jornal “The Sun”, a FA deve realizar uma grande mudança no torneio. A ideia é cancelar os replays (os jogos da volta, quando um vencedor não é definido na partida de ida) a partir da terceira rodada.
Atualmente o regulamento prevê que até as oitavas de final, em caso de empate, será realizado um novo jogo em campo invertido. Essa regra é chamada de replay. Até essa fase não há prorrogação ou disputa de pênaltis.
Os times de divisões inferiores utilizam a Copa da Inglaterra para arrecadarem fundos. A transmissão do replay da terceira rodada vale 40 mil libras (R$252 mil), enquanto a da quarta fase aumenta para 55 mil libras (aproximadamente R$346 mil). Os clubes também dividem as receitas de público.
A FA trabalha para adequar o calendário e quando os jogos de replay serão realizados após as mudanças nos formatos dos torneio continentais. A Champions League será estendida de 32 para 36 times e com o novo formato de liga.
Cada clube irá disputar oito jogos na primeira fase dos torneios continentais. Os oito melhores times avançam para as oitavas de final e se juntarão aos oito vencedores dos playoffs. Os jogos europeus serão distribuídos em dez espaços no meio da semana.