Federação inglesa faz mudança polêmica de calendário que vai impactar clubes da Premier League

5 minutos de leitura

A Federação Inglesa de Futebol (FA) chegou a um acordo com a Premier League para promover mudanças no calendário do futebol inglês. As principais alterações serão no formato da FA Cup e novas janelas de “pausas” durante a temporada.

Em nota oficial nesta quinta-feira (18), a FA anunciou que a quarta e quinta rodada da FA Cup, bem como as quartas de final, vão ser priorizadas para não entrar em conflito com os jogos da Premier League. Além disso, não terão mais replay em caso de empate.

As mudanças da FA

O acordo anunciado é válido por no mínimo seis anos e começa na próxima temporada. Agora, todas as rodadas da FA Cup serão disputadas nos finais de semana, incluindo a quinta rodada, que vinha sendo realizada no meio de semana nos últimos cinco anos.

Com a mudança, a quarta, a quinta rodada e as quartas de final serão exclusivas, sem jogos da Premier League no mesmo fim de semana. E a partir da primeira rodada, a competição será disputada sem partidas de volta — atualmente, os replays só caem a partir da quinta rodada.

Copa da Inglaterra
(Foto: Icon Sport)

O formato atual foi promovido para adequar o calendário do futebol inglesa com a expansão das competições europeias. A FA descreveu que está se alinhando às mudanças ocasionadas pelo novo formato de competições da Uefa, que terão mais jogos.

A final da competição agora acontecerá no penúltimo final de semana da temporada da Premier League, em um sábado exclusivo, sem jogos do campeonato inglês no mesmo dia. Além disso, não haverá jogos da Premier League na sexta-feira anterior à final.

Novidades na Premier League?

A mudança do calendário também vai impactar outros setores da temporada inglesa. A Supercopa da Inglaterra (FA Community Shield) da temporada 2024/25 acontecerá no sábado, 10 de agosto de 2024, um dia antes do início da Premier League.

A pausa de inverno também foi removida do calendário para permitir o início da Premier League em agosto — assim, há mais espaço entre os jogos sem precisar estender a data do fim da temporada.

Premier League
Foto – Icon Sport

Essas férias de verão mais longas possibilitam que todos os clubes da primeira divisão garantam aos jogadores uma folga consecutiva de três semanas no verão, no fim da temporada. Segundo a FA, isso leva em consideração o aconselhamento de especialistas dos departamentos médico e técnico, que valorizam um período mais longo de descanso completo no verão, em vez de uma pequena pausa no inverno.

Mais investimento

Além da mudança da Copa da Inglaterra, a FA anunciou que a Premier League aumentará o financiamento para as primeiras camadas do futebol do país. A ideia é fornecer até 33 milhões de libras adicionais para o futebol de base, além dos 100 milhões que já concede a cada temporada.

Outra mudança foi na distribuição desse dinheiro. Atualmente, a Premier League distribui 1,6 bilhão de libras a cada três anos – 16% de sua receita total – para todos os níveis do futebol masculino e feminino do país.

A partir da temporada 2025/26, nesse novo modelo, a Premier League fornecerá até 133 milhões de libras a cada temporada. Ainda assim, manterá os seus compromissos já existentes.

Este compromisso aumentará o investimento para desenvolver instalações em clubes de ligas inferiores, melhorando a experiência de jogo e do espectador, bem como a sustentabilidade financeira dos clubes. Segundo a nota, o financiamento também criará mais oportunidades para pessoas com deficiência jogarem futebol e apoiará o desenvolvimento contínuo do futebol feminino.

Críticas

Nas redes sociais, a mudança no calendário não foi bem vista por torcedores de clubes menores. A alteração foi criticada por favorecer os times da elite e prejudicar as divisões inferiores do futebol inglês.

Chris Wilder, técnico do Sheffield United, atual lanterna da Premier League, foi um dos que reprovou o novo formato.

“Como sempre, o jogo é ditado e dominado pelos grandes e os grandes não querem jogos da volta na FA Cup, não é?” Wilder disse.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]