Mourinho toma decisão chocante e quer voltar à Premier League: ‘Assuntos inacabados’

5 minutos de leitura

José Mourinho está sem clube desde que foi demitido pela Roma, ainda no mês de janeiro. Em meio a rumores que ligaram o português ao futebol saudita e até à seleção brasileira, ele pode voltar à Premier League.

Isso porque o jornal inglês “Daily Mail” afirma que o lendário treinador está interessado em fazer um “retorno sensacional e um tanto improvável” ao Manchester United, onde considera ter assuntos inacabados.

Mourinho quer voltar ao Manchester United

Fontes próximas ao treinador português, que foi demitido pela Roma no início do ano, afirmam que ele sente vontade de “terminar o que ainda falta” desde sua saída de Old Trafford em dezembro de 2018 e “tornou disso sua missão”, caso a oportunidade surja no futuro.

O técnico campeão da Europa League com os Red Devils também estaria interessado em trabalhar com o novo regime do United, com Sir Jim Ratcliffe e a INEOS assumindo as operações de futebol como parte do investimento de 25% do bilionário em operações do clube.

— O objetivo dele é retornar ao United. Ele sente que tem assuntos inacabados lá, após como terminou da última vez, e tornou isso sua missão voltar — explicou um amigo do treinador ao Daily Mail.

Mourinho assumiu o comando do United em 2016, após a saída de Louis van Gaal. Ele também conquistou a Copa da Liga em sua primeira temporada e seguiu com um segundo lugar na Premier League no ano seguinte, embora tenham terminado a distantes 19 pontos atrás do rival City.

(Foto: Icon sport)

Ele assinou uma extensão de contrato que ia até 2021, mas a tensão aumentou entre ele e aqueles em posições de poder, especialmente após o clube perder uma série de alvos de transferência, sendo demitido após uma derrota para o Liverpool.

Até o final, Mourinho manteve o apoio dos torcedores do United, embora houvesse um senso de inevitabilidade sobre sua saída — parecido com o que aconteceu recentemente com a Roma.

As polêmicas de Mourinho na Premier League

Mourinho, de 61 anos, também teve problemas com alguns jogadores do clube, e em dezembro do ano passado, ele disse no podcast de John Obi Mikel que alguns dos jogadores que ele não achava estar à altura do desafio ainda estavam no elenco.

— Ainda existem pessoas naquele clube. Quando digo pessoas, quero dizer alguns jogadores, mas também algumas outras pessoas que não são jogadores, que ainda estão lá quando eu disse ao United depois de dois meses: com essas pessoas você nunca vai conseguir. E elas ainda estão lá — revelou à época.

Os jogadores que permanecem no United desde o elenco que ele herdou são Anthony Martial, Luke Shaw, Marcus Rashford e Scott McTominay.

Mourinho na Premier League

  • 362 jogos
  • 217 vitórias
  • 84 empates
  • 61 derrotas
  • 67,7% de aproveitamento
  • 3x Premier League
  • 1x Europa League
  • 4x Copa da Liga
  • 1x FA Cup
  • 2x Community Shield
mourinho premier league
(Foto: Icon Sport)

Mourinho, que retornou ao Chelsea em 2014 para um segundo mandato em que conquistou outro título da Premier League, estava na Roma desde 2021. Ele conquistou a Conference League — o primeiro troféu da Roma em 11 anos — em sua primeira temporada e levou a equipe à final da Europa League na temporada seguinte.

No entanto, com o clube enfrentando dificuldades financeiras devido às regulamentações do Fair Play Financeiro após um grande gasto durante sua primeira temporada no comando, o contrato de Mourinho foi encerrado no início deste mês, com a Roma na nona posição na Serie A.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]